O Santos surpreendeu o torcedor ao anunciar Tomás Rincón como o seu novo reforço para a temporada 2023. Com bagagem no futebol europeu, o volante soma passagens por Hamburgo, Torino, Sampdoria e a Juventus. O venezuelano pouco entrou em campo com a Velha Senhora e, quando o fez, não surpreendeu. Relembre como foi o percurso de Rincón na Juventus durante as duas temporadas.
Rincón não conseguiu impedir a queda do Peixe para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, mas se destacou no setor e até provocou impactos positivos no grupo. O volante vai disputar a Copa América em 2024 com a Seleção da Venezuela.
Como foi Rincón na Juventus?
Na Juventus, o experiente volante Tomás Rincón fez 19 jogos e não marcou nenhum gol entre 2017 e 2018, contudo deu um passe. Ele soma um título do Campeonato Italiano e um da Copa da Itália.
Rincón se formou nas categorias de base do UA Maracaibo, da Venezuela. Antes de viajar para a Europa, vestiu a camisa do Zamora FC e Deportivo Táchira, em seu país natal.
Ficou cinco temporadas no Hamburgo e conquistou números sólidos no Genoa. Vivendo o auge da carreira em clubes da elite europeia, Tomás Rincón foi contratado pela Juventus em 2017.
O venezuelano jogou apenas nove minutos durante a sua estreia com a camisa da Velha Senhora em 8 de janeiro, contra o Bologna, no Campeonato Italiano. No confronto seguinte, contra a Atalanta na Copa da Itália, participou de 90 minutos, mas não animou a torcida. Sem espaço no time principal, Rincón seguiu no banco de reservas.
O volante ainda passou pelo Torino e Sampdoria, além da jornada com a Seleção da Venezuela, onde participou de Eliminatórias da Copa do Mundo, Copa América e amistosos.
Tomás Rincón na Juventus
- 19 partidas
- 0 gols
- 1 assistência
- 2 títulos (Campeonato Italiano e Copa da Itália)
Trajetória no Santos desde 2023
O Santos anunciou a contratação do volante venezuelano Tomás Rincón em agosto de 2023. O jogador estava sem clube desde 2022, quando saiu da Sampdoria. Porém, o capitão da Seleção da Venezuela assinou contrato com o Peixe até o final de 2024. Desde então, é destaque no elenco.
Primeiramente, o venezuelano foi contratado para evitar a queda do Santos até a segunda divisão. Em 2024, o objetivo é levar a equipe de volta para a elite do Campeonato Brasileiro.
Rincón foi o sexto reforço do time para o segundo semestre de 2023. Ademais, o Alvinegro também contratou o goleiro Vladimir, os laterais Dodô, Júnior Caiçara, João Lucas, Gabriel Inocêncio, os zagueiros João Basso, Joaquim, Messias, os volantes Alisson, Jean Lucas, os meias Luan Dias, Nonato, Dodi, Lucas Lima, Daniel Ruiz, e os atacantes Julio Furch, Mendonza, Bruno Mezenga e Maximiliano Silvera.
Na temporada 2023, Rincón entrou em campo em 16 partidas e marcou dois gols. Esteve em campo no jogo que decretou a queda do time da Baixada Santista para a Série B, mas é notável que melhorou o meio de campo do Peixe e mostrou ser eficiente em jogadas aéreas.
Já em 2024, Rincón assinala 20 jogos e nenhum tento ou passe. O desempenho do volante tem sido fundamental para o Peixe somar vitórias e trilhar rumo à parte de cima da classificação, pronto para garantir o acesso até a elite do futebol brasileiro.