Início » Futebol » Títulos da carreira de Lionel Messi por clubes e seleção

Títulos da carreira de Lionel Messi por clubes e seleção

Publicado em:

Última atualização:

Atuando em um nível sem paralelos durante toda a sua carreira, Lionel Messi já se eternizou há muito tempo como um dos maiores da história desse esporte, e nada como uma revisão de todos os seus títulos coletivos para ter a dimensão do seu tamanho. 

Lionel Messi mudou-se para a Espanha ainda muito jovem e cresceu nas categorias de base do Barcelona, eventualmente chegando ao time principal de maneira precoce aos 17 anos, rapidamente justificando a sua presença ali.

Messi defendeu o Barcelona de 2004 a 2021 e, por lá, conquistou tudo o que lhe era possível, mas no momento de sua saída ainda lhe faltava o objetivo mais cobiçado de toda sua carreira, a Copa do Mundo. Foi apenas em 2022 que Messi finalmente completou a sua sala de troféus, levando a Argentina de volta ao topo do mundo.

Títulos de Messi

  • 10 La Ligas (Campeonatos Espanhol)
  • 4 UEFA Champions League
  • 1 Copa do Mundo FIFA
  • 2 Copas América
  • 7 Copas do Rei
  • 3 Mundiais de Clubes
  • 3 Supercopas da UEFA
  • 8 Supercopas da Espanha
  • 2 Ligue 1
  • 1 Supercopa da França
  • 1 Finalíssima
  • 1 Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos (2008)
  • 1 Leagues Cup
  • 1 Supporters’ Shield

Lionel Messi levou o Barça a um domínio nacional

Quando Lionel Messi se tornou jogador profissional, o recorde de gols por um atleta em LaLiga pertencia a Telmo Zarra que marcou 251 gols pelo Athletic Bilbao entre 1940 e 1955. Ao fim da temporada 20/21, a última de Messi no Barça, o camisa 10 havia pulverizado esse recorde, marcando 474 gols no Campeonato Espanhol.

Ao longo de sua carreira no Barcelona, Messi levou a equipe catalã a um sucesso coletivo bem superior ao de qualquer outra equipe espanhola em âmbito nacional, conquistando 10 vezes LaLiga, o dobro do Real Madrid entre 04/05 e 20/21.

Com uma trajetória tão longa na equipe do Barcelona, Messi passou por diversas versões dessa equipe, com ele próprio cumprindo diferentes funções dentro de campo.

Primeiramente, Messi encontrou sucesso como um ponta tradicional pelo lado direito, depois Pep Guardiola marcou época ao utilizá-lo como um falso nove. Os anos do trio MSN (com Suárez e Neymar) foram inesquecíveis, e a temporada 18/19 também foi marcante, na qual ele já não tinha mais o melhor apoio e foi artilheiro da LaLiga com 36 gols, 15 a mais do que qualquer outro jogador.

Sucesso na Seleção Argentina foi resultado de perseverança

Entre a medalha de ouro nas Olimpíadas em 2008 e o título da Copa América em 2021, Messi lidou com as críticas mais duras de sua carreira por não conseguir replicar o sucesso que tinha nos clubes também na Seleção Argentina.

O período entre 2014 e 2016 foi particularmente brutal, com a Argentina acumulando três vice-campeonatos consecutivos, perdendo a final da Copa do Mundo para a Alemanha em 2014 e caindo nos pênaltis duas vezes para o Chile na decisão da Copa América.

Messi até chegou a se aposentar da Seleção Albiceleste após o vice-campeonato da Copa América em 2016, mas foi convencido a voltar e encontrou sucesso atuando sob o comando de um ex-companheiro de seleção, o agora técnico Lionel Scaloni.

A Argentina desembarcou no Qatar confiante após o título da Copa América em solo brasileiro no ano anterior e marchou rumo ao tricampeonato, batendo a Seleção Francesa nos pênaltis na final da Copa do Mundo mais memorável da história. Messi foi eleito o Melhor Jogador da Competição, marcando 7 gols e distribuindo 3 assistências, participando de todos os minutos da Argentina no torneio.

Maior artilheiro por um único clube na Champions League

Os 120 gols marcados por Messi com a camisa do Barcelona na principal competição de clubes do mundo representam a melhor marca de qualquer atleta por uma equipe na história deste torneio.

Quatro vezes campeão da Champions League, Messi pouco participou da campanha do primeiro título em 05/06, quando a equipe catalã superou o Arsenal na decisão.

Já sob o comando de Pep Guardiola, Messi levou o Barça a dois títulos em um espaço de três temporadas, superando o Man. United em 08/09 e 10/11. A conquista de 14/15 representou o ápice da era MSN, formando aquele ataque fulminante ao lado de Neymar e Luis Suárez.

Entre 08/09 e 11/12, Messi foi o artilheiro da Liga dos Campeões quatro vezes consecutivas, tornando-se o primeiro atleta da história a conseguir esse feito. Ao todo, Messi foi o artilheiro desta competição em seis ocasiões.

Baixe o app da Sportingbet na Google Play