Início » Futebol » Títulos da carreira de Cristiano Ronaldo por clube e seleção

Títulos da carreira de Cristiano Ronaldo por clube e seleção

Publicado em:

Última atualização:

Simplesmente o goleador mais prolífico que o futebol europeu já viu, Cristiano Ronaldo escreveu o seu nome na história de alguns dos maiores clubes do mundo, vitorioso ao extremo.

A carreira de Cristiano Ronaldo descreve a história de um conquistador, chegando a gigantes como Manchester United, Real Madrid e Juventus, e fazendo nesses clubes coisas inéditas, demonstrando uma raríssima combinação de determinação e atributos físicos.

Simplesmente o maior artilheiro da história do futebol mundial, considerando exclusivamente jogos oficiais, Cristiano Ronaldo alcançou as maiores glórias por onde passou.

Títulos de Cristiano Ronaldo

  • 5 Champions League
  • 3 Premier Leagues
  • 2 LaLiga
  • 2 Serie A
  • 1 Eurocopa
  • 2 Copas do Rei
  • 1 Copa da Inglaterra
  • 1 Copa da Itália
  • 2 Copas da Liga Inglesa
  • 4 Mundiais de Clubes
  • 3 Supercopas da UEFA
  • 2 Supercopas da Espanha
  • 1 Supercopa da Inglaterra
  • 2 Supercopas da Itália
  • 2 Ligas das Nações
  • 1 Supertaça de Portugal
  • 1 Copa dos Campeões Árabes

Mais gols do que jogos no principal clube do mundo

Quando Cristiano Ronaldo chegou ao Real Madrid em 2009, na época como a contratação mais cara da história do futebol, o atacante português já tinha um prêmio de Melhor do Mundo na sua sala de troféus e buscava fazer história no maior time de futebol do planeta.

O Real Madrid já era o maior campeão da Liga dos Campeões antes de CR7, mas a relação entre esse craque português, a equipe merengue e a “Orelhuda” foi algo extraordinário.

Dos 450 gols marcados por Cristiano Ronaldo na equipe merengue, 105 vieram em 101 jogos da Liga dos Campeões. O período entre 2013 e 2018 foi particularmente especial, com CR7 liderando o Real a quatro títulos da Liga dos Campeões em cinco temporadas, um nível de sucesso sem precedentes no século XXI.

A primeira dessas quatro conquistas foi a tão sonhada La Décima em 13/14 e, na época, o Real não vencia a Liga dos Campeões há 11 temporadas. CR7 quebrou recordes na edição 13/14 dessa competição europeia, marcando 17 gols, até hoje a maior marca de qualquer jogador numa única edição deste torneio.

Glórias na Itália e na Inglaterra em diferentes funções

Enquanto o sucesso continental define a passagem de CR7 no Real Madrid, a sua trajetória no Manchester United e na Juventus teve como destaque o domínio em campeonatos nacionais.

Cristiano Ronaldo teve momentos brilhantes na Champions League com essas duas equipes, inclusive conquistando seu primeiro título europeu com a camisa do Man. United em 2008. Destacamos aqui o tricampeonato inglês entre 06/07 e 08/09, com o craque português marcando 66 gols na Premier League nestas três temporadas.

A Juventus tinha uma hegemonia nacional antes do reforço de Cristiano Ronaldo e buscava dar aquele último passo na Liga dos Campeões com a contratação do português. Naturalmente, o time passou a depender muito de CR7 e manteve o domínio na Itália por mais dois anos. Se a Juve venceu a Serie A em 18/19 e 19/20, deve muito desses títulos ao desempenho de Cristiano Ronaldo.

Cristiano Ronaldo disputou três temporadas completas na Juve antes do seu retorno ao Manchester United e, durante esse período, nenhum outro atleta marcou mais do que os seus 81 gols na Serie A.

Papel de liderança na Seleção Portuguesa

Talvez a primeira grande frustração da carreira de CR7 tenha sido o vice-campeonato europeu pela Seleção Portuguesa em 2004, perdendo a final para a Seleção Grega em um dos títulos mais surpreendentes da história do futebol.

Precisaram se passar 12 anos para que Cristiano Ronaldo pudesse voltar ao palco de uma decisão pelo seu país, desta vez diante da Seleção Francesa. O craque português acabou tendo de deixar a final logo cedo por uma lesão, mas Portugal conseguiu se superar e bater a França por 1-0.

Cristiano Ronaldo pode não ter estado em campo nos momentos decisivos daquela final, mas o seu impacto ao longo de todo o torneio foi enorme, participando diretamente de cinco dos nove gols portugueses na Eurocopa.

Recentemente, CR7 também foi decisivo no título de Portugal da Liga das Nações, batendo a Espanha na final e se tornando o primeiro país a vencer esse torneio em múltiplas ocasiões.

Baixe o app da Sportingbet na Google Play