Início » Futebol » Conheça a carreira do jogador campeão com a seleção: Veja os times que Othon Valentim jogou

Conheça a carreira do jogador campeão com a seleção: Veja os times que Othon Valentim jogou

Publicado em:

Última atualização:

Othon Valentim foi destaque na Seleção Brasileira dos anos 60 ao lado de Garrincha, Jairzinho e Nilton Santos. Sendo marcado pela sua habilidade nos dribles e passagens pelo corredor como ponta esquerda, o atleta fez parte de clubes vencedores e é ídolo por diversos deles. Mas você sabe os times que Othon Valentim jogou em sua carreira? 

O mineiro, que também ajudou na condução da tocha olímpica nos Jogos do Rio 2016, atuou em diferentes times brasileiros e pelo continente sul-americano. Othon teve uma carreira curta comparada aos tempos atuais, porém, mesmo assim conseguiu fazer história e suas características de goleador e driblador o fazem ser muito lembrado.

A carreira de atleta: conheça os times que Othon Valentim jogou como profissional

A carreira do atleta referência nos anos 60 começou no futebol do interior de Minas Gerais. Jogando na base do Ribeiro Junqueira e Rosário Central, foi em partida contra o Botafogo que o ponta chama a atenção do clube carioca. Aos 17 anos, ele se transferiu para a Estrela Solitária e começou a entrar em campo com outros grandes nomes do futebol.

Sendo tricampeão juvenil pelo fogão, o esportista fez parte de um dos maiores elencos do alvinegro. Ao lado de Garrincha, Nilton Santos, Zagallo, Amarildo, Gerson e Jairzinho, o patamar do clube foi elevado. Sendo assim, passou a ser reconhecido mundialmente, chegando a disputar jogos contra times europeus. Entre os times que Othon Valentim jogou, certamente o Glorioso foi por onde passou a ter mais destaque.

Ademais, o atleta também fez parte do: Internacional, Bahia, Olaria-RJ, Uberlândia e também o Junior Barranquilla, da Colômbia. No entanto, após sofrer com inúmeras lesões, o jogador pendurou as chuteiras aos 27 anos e começou a buscar a carreira como técnico de futebol. Antes disso, ingressou na faculdade de Educação física e atuou como preparador físico da base do Fogão e auxiliar técnico do time principal em 1980.

Porém, seu único título como treinador foi pelo Goiás, quando em 1996 venceu o Campeonato Goiano. Ele ainda teve passagens como treinador por diversos times do Oriente Médio, Fluminense e América-MG.

Vale lembrar que, entre os times que Othon Valentim jogou, foi na seleção que o ponta esquerda teve mais destaque, principalmente pela conquista do Pan-Americano sub-20. Fora isso, o jogador participou das Olimpíadas de Tóquio em 1964. 

O sonho de ser jogador de futebol

O jogador mineiro nunca escondeu dos outros o sonho de ser jogador de futebol. Em várias entrevistas dadas aos portais de notícias, o ponta esquerda sempre disse que ao dormir se imaginava atuando pelo Botafogo e pela Seleção brasileira. 

Como mencionado anteriormente, etre os times que Othon Valentim jogou, a Estrela Solitária foi por onde conseguiu maior destaque, chegando a voltar ao time carioca anos depois para atuar no comando técnico em 1980 e numa curta passagem em 1993.

O atleta teve uma carreira profissional de onze anos e suas habilidades de drible e facilidade para ultrapassar adversários são amplamente reconhecidas por quem o assistiu. Mesmo com a carreira curta de esportista, muitos ainda lembram de suas jogadas e gols marcantes.