O futebol brasileiro é notório pela constante mudança no topo ao longo das últimas décadas, com várias equipes tendo seu momento de glória. No entanto, cada vez mais equipes como Flamengo e Palmeiras figuram de maneira consistente entre os favoritos aos principais troféus. Confira a lista dos cinco times brasileiros com mais títulos nacionais e internacionais no século XXI.
Dentro dos critérios dessa lista, escolhemos as cinco equipes com mais títulos que conquistaram pelo menos uma competição de nível nacional ou internacional. Assim, times como Fortaleza e Paysandu, com enorme sucesso estadual e regional, acabaram ficando de fora.
Registra-se também a menção honrosa para o Palmeiras, que ficou a um título de entrar no top 5 e tem claramente sido a equipe mais dominante do Brasil ao lado do Flamengo nos últimos anos, em especial na era Abel Ferreira.
Top 5
- Flamengo (27)
- Internacional (19)
- Cruzeiro (18)
- Atlético-MG (18)
- Corinthians (18)
Flamengo isolado no topo
O Flamengo de hoje é fruto de um trabalho a longo prazo para organizar o clube financeiramente e eventualmente usufruir de todo o potencial de uma equipe com a maior torcida do Brasil e a receita que isso gera.
Podendo contratar como poucos, o Rubro-Negro carioca estabeleceu um elenco muito forte há um bom tempo e com isso vem brigando de maneira consistente pelos maiores troféus. Vários dos principais títulos do Fla neste século foram conquistados do início de 2019 para cá, incluindo duas Libertadores.
Duas vezes campeão continental e também possuindo três títulos do Brasileirão no século XXI, o Fla está ao lado do Palmeiras como as únicas equipes com múltiplas conquistas da Libertadores e da Série A durante esse período.
Internacional honra o nome do time
Mesmo sem uma conquista nacional durante o século XXI, o Colorado se faz presente nesta lista por conta do seu sucesso em competições internacionais, vencendo todos os títulos possíveis para uma equipe brasileira nesse tipo de torneio.
Entre 2006 e 2011, o Internacional viveu anos de glória, chegando ao topo do continente em duas ocasiões. O Colorado de 2006 foi ainda mais longe, batendo o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e cia. na final do Mundial de Clubes.
Ao vencer a Sul-Americana em 2008, o Colorado se tornou o primeiro time brasileiro a conquistar Libertadores e Sul-Americana, mais tarde também contando com a presença do São Paulo nesse seleto grupo.
Raposa brilhando em competições nacionais
O Cruzeiro chegou a disputar finais continentais, tanto da Copa Libertadores da América quanto da Copa Sul-Americana no século XXI, e acabou batendo na trave diante de equipes argentinas, perdendo a Libertadores para o Estudiantes de La Plata em 2009 e a Sul-Americana para o Racing em 2024.
Levando isso em consideração, todos os títulos do Cruzeiro no século XXI são estaduais, regionais ou nacionais, montando nesse período alguns dos times mais dominantes da era recente do futebol brasileiro, como o campeão da Série A de 2003.
Aquele Cruzeiro somou 100 pontos em 46 rodadas, marca recorde na história da competição.
Todo o sucesso que acabou faltando em competições continentais esteve presente na Copa do Brasil, torneio do qual o Cruzeiro se consagrou o maior vencedor da história com o título de 2018, garantindo o hexacampeonato diante do Corinthians.
Atlético-MG maximizando períodos curtos de sucesso
Entre 2013 e 2014, e mais recentemente entre 2021 e 2022, o Galo acumulou todos os seus seis títulos nacionais e internacionais do século XXI, aproveitando ao máximo algumas de suas equipes mais dominantes das últimas duas décadas e meia.
Ao lado do Botafogo, o Atlético-MG é uma das poucas equipes que conseguiram se intrometer de maneira impactante neste período de domínio de Flamengo e Palmeiras nas últimas temporadas, conquistando o Brasileirão e a Copa do Brasil em 2021.
O Galo também tem 12 estaduais neste século, três a mais do que o seu maior rival Cruzeiro, inclusive contando uma sequência ativa de cinco títulos mineiros que se iniciou lá em 2020.
Maior campeão paulista na história e também neste século
Superando o Palmeiras na final do Campeonato Paulista de 2025, o Timão não deixou Abel Ferreira se isolar como o técnico com o maior número de títulos pelo Verdão e também se isolou como o maior campeão estadual do século.
O Corinthians já tinha uma boa vantagem na história com 30 títulos estaduais, mas estava empatado com o Santos no século XXI, cada um com sete conquistas, até o título de 2025.
Nada se compara ao ano de 2012 para o torcedor do Timão, quando, após anos perseguindo essa conquista, finalmente alcançou o título da Libertadores e foi além ao também vencer o Mundial de Clubes. Desde aquele triunfo do Corinthians diante do Chelsea, nenhuma outra equipe brasileira encontrou sucesso neste torneio.