Início » Futebol » Conheça alguns dos principais técnicos do Vasco na história

Conheça alguns dos principais técnicos do Vasco na história

Publicado em:

Última atualização:

O Vasco é, sem dúvidas, um dos maiores clubes esportivos do Brasil, possuindo uma enorme tradição no futebol nacional. A sua história é recheada de troféus extremamente importantes e a sua torcida é uma das mais fanáticas do país, como as do Flamengo, Botafogo e Fluminense. Não à toa, os vascaínos já puderam contar com algumas das principais figuras da modalidade, sejam atletas ou treinadores. E é exatamente sobre os técnicos do Vasco que iremos abordar no texto a seguir.

Leia a seguir e veja quais são alguns dos principais nomes que o clube já teve no comando. Além disso, confira também quais foram seus números e os principais troféus enquanto estiveram trabalhando por lá.

Principais técnicos do Vasco

Antes de fazer uma análise mais precisa, é necessário descobrir quais são aqueles que tiveram troféus e feitos relevantes no Gigante da Colina que podem entrar numa possível lista de principais comandantes. Com isso, escolhemos três nomes:

  • Antônio Lopes;
  • Ricardo Gomes;
  • Joel Santana.

Lembrando que isso é subjetivo e cada torcedor pode ter sua lista, mas, para efeito de comparação, usaremos três figuras que, provavelmente, estarão presentes em boa parte dos rankings criados.

Antônio Lopes

Para muitos, Antônio Lopes é o maior técnico da história vascaína e isso não é à toa. O comandante treinou o time no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Sendo assim, esteve presente no melhor momento da instituição. Para se ter uma ideia, ficou na beira de campo em 600 ocasiões com o clube carioca e teve mais de 300 vitórias, números que poucos no Brasil conseguiram atingir. Além disso, no que se refere a títulos, algumas das taças que Antônio chegou a conquistar incluem:

  • 3 Campeonatos Cariocas (1982, 1988 e 2003);
  • 1 Campeonato Brasileiro (1997);
  • 1 Libertadores (1998);
  • 1 Torneio Rio-São Paulo (1999).

Ricardo Gomes

Outro técnico do Vasco que também deixou seu nome no clube é Ricardo Gomes. O treinador teve passagem em 2011 pelo time e, aliás, é lembrado por ter um AVC naquele ano. Isso infelizmente o afastou do futebol por um tempo e impediu que sua grandeza no cruzmaltino fosse ainda maior. No entanto, não deixou de ter bons resultados. Foram 44 jogos em que esteve no comando e, neles, teve 24 vitórias.

Já se tratando de conquistas, ele conquistou a Copa do Brasil daquela temporada com a equipe, a única que os vascaínos possuem na prateleira.

Joel Santana

Por fim, o “Papai Joel” não podia ficar de fora. Joel Santana também treinou o Vasco em alguns dos seus principais momentos na era dourada e, dessa forma, assim como Antônio, teve números excelentes. Ao todo, foram 123 partidas liderando a equipe carioca, tendo conseguido 71 vitórias e um aproveitamento de quase 60%. Quanto a conquistas, algumas que merecem destaque são:

Outros técnicos do Vasco

Além dos três nomes mencionados anteriormente, existem outros treinadores com história no Vasco que também merecem menção, como:

Abel Braga

No período de 2019/2020 Abel Braga teve a sua terceira passagem pelo Vasco da Gama. O treinador ficou apenas três meses no cargo, pedindo assim a sua demissão após 14 jogos. Sob o comando do cruzmaltino foram quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Não tendo um resultado esperado.

Ramón Menezes

Ramón chegou após a pausa do futebol por conta do coronavírus. O técnico criou boas expectativas nos torcedores, pois nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro, conseguiu até liderar a competição. Mas todos já sabiam que não poderiam esperar muito do Gigante da Colina. Sendo assim, a direção pegou os jogadores de surpresa ao demitir o técnico pouco tempo depois. Sob o comando do Vasco foram 18 jogos, conquistando oito vitórias, três empates e cinco derrotas.

Ricardo Sá Pinto

Se aas passagens dos outros técnicos não foram boas, a do português Ricardo Sá Pinto foi pior. O treinador comando o time por apenas dois meses, e conseguiu apenas três vitórias em 15 jogos. E para piorar a situação o Vasco ainda estava na zona de rebaixamento.

Vanderlei Luxemburgo

Luxemburgo retornava ao time pela segunda vez em um período de 19 meses. A missão do técnico era óbvia, evitar o rebaixamento do cruzmaltino. Contudo, não foi possível. Em 2021 o Vasco estaria de volta na segunda divisão. Assim, Luxa informou que não permaneceria no clube para a próxima temporada.

Marcelo Cabo

O treinador de 2021 para a Série B do Brasileirão era Marcelo Cabo. O técnico era conhecido por conseguiu acessos as divisões e parecia fazer sentido para a situação do Vasco, que não tinha muito investimento na época. Mas a parceria não funcionou, apesar da identificação do comandante com o Clube. Marcelo que chegou em março, foi demitido em julho de 2021. Ao todo foram 29 jogos, sendo 13 vitórias, 10 empates e seis derrotas.

Lisca

Em briga com o Botafogo pelo treinador, o Vasco conseguiu sair melhor nessa batalha. Com isso, os torcedores do Gigante da Colina ficaram esperançosos para a caminhada na Série B. Mas foi só por isso mesmo. Lisca tem uma sucessão de resultados ruins, além de uma dificuldade em trabalhar com o elenco. Assim, ele pediu demissão deixando a equipa na 9ª colocação.

Fernando Diniz

Com a chegada de Diniz, o Vasco, que havia perdido o status de favorito ao acesso, esforçou uma reação em busca do acesso, ao conseguir ficar cinco jogos sem perder. Contudo, a sorte acabava aí. Uma sequência de quatro derrotas, jogou um balde de agua fria nas chances de conseguir retornar a Série A do Brasileirão. Sendo assim, Diniz tomou a decisão de deixar o cargo faltando três jogos para terminar a competição.

Zé Ricardo

Zé Ricardo apresentava os resultados que os torcedores queriam ver. Contudo, o técnico sabia que não fazia parte dos planos 777 Partners. E pensando em seu futuro, o treinador aceitou uma proposta do Japão. Ao todo foram 25 jogos, sendo 12 vitórias, oito empates e cinco derrotas. Isso já em 2022, no segundo ano seguido do Vasco na Série B.

Maurício Souza 

Maurício chegou para ser o substituto de Zé Ricardo. Porém, a torcida não aprovava a sua contratação. E ela estava certa. O trabalho do treinador não foi muito positivo com o Vasco na Série B, isso porque após oito jogos ele foi demitido. Ao todo, foram três vitórias, três empates e duas derrotas, sendo uma delas para o lanterna da competição.

Jorginho

Faltando dez rodadas para o final do Campeonato Brasileiro de 2022, o Vasco novamente estava anunciando mais um técnico. A bola da vez estava com Jorginho. O treinador fez o seu papel, e garantiu o acesso do Vasco na Série A. Mas ao final da competição, ele foi desligado da equipe.

Maurício Barbieri

Para a temporada de 2023, o Vasco decidiu apostar no comando de Maurício Barbieri. O comandante chegou para comandar o cruzmaltino no ano. Contudo, o seu trabalho no início do Campeonato Brasileiro não foi satisfatório. Isso fez com que o Gigante da Colina demitisse mais um técnico. Dessa vez, o técnico comandou a equipe por 24 partidas, sendo nove vitórias, quatro empates e 11 derrotas.

Ramón Díaz

Ramón é o 12º técnico do Vasco desde 2020. O comandante chegou para ser o substituto de Maurício. O comandante não fez um grande trabalho, já que o cruzmaltino lutou o Campeonato Brasileiro de 2023 inteiro para não cair novamente. Contudo, o técnico fez o seu trabalho, e conseguiu com que o Vasco se mantivesse na série A, escapando por apenas 2 pontos. Mas o técnico não resistiu em a uma eliminação para a Nova Iguaçu no Campeonato Carioca. Isso abalou a relação do treinador com o Clube, que pediu demissão após a goleada sofrida no Brasileirão por 4 a 0 para o Criciúma. Ao todo, comandou o Vasco em 41 jogos, tendo 17 vitórias, 11 empates e 13 derrotas.