Início » Futebol » Tainá Suelen Borges de Oliveira: conheça a goleira da Seleção Brasileira de futebol

Tainá Suelen Borges de Oliveira: conheça a goleira da Seleção Brasileira de futebol

Publicado em:

Última atualização:

No Brasil, os clubes têm dado cada vez mais atenção às categorias de base e aos elencos principais de futebol feminino. O novo ciclo de jogadoras brasileiras coleciona grandes talentos, como Tainá Suelen Borges de Oliveira, atual goleira do América Mineiro de 29 anos e 1,86 m de altura.

Então, conheça a trajetória da atleta e saiba como ela chegou ao topo do esporte e, consequentemente, na Seleção Brasileira. Em 2024, Tainá irá representar o Brasil nos Jogos de Paris ao lado de Marta, Gabi Nunes e Tamires.

Trajetória de Tainá Suelen Borges de Oliveira

Tainá sempre soube que faria do esporte a sua profissão. Nascida em São Paulo, a jovem se apaixonou desde a primeira vez em que teve contato com uma bola de futebol.

Mas, diferentemente das outras crianças, a paulista não gostava de balançar as redes, e sim defender o gol e os chutes das adversárias. Assim, superou as adversidades e, degrau por degrau, consagrou-se como uma das melhores goleiras da geração brasileira atual.

Para dar início ao seu sonho, a atleta entrou nas categorias de base do Centro Olímpico, equipe de São Paulo. Tainá se destacou e, em 2016, foi contratada pelo Osasco Audax.

Na época, o elenco cultivava a parceria com o Corinthians de futebol feminino. O projeto, entretanto, terminou em dezembro de 2017, mas rendeu muitas conquistas e bons resultados dentro de campo.

Apesar do término da parceria entre os clubes, Tainá seguiu no Corinthians. No total, defendeu o Alvinegro em 91 partidas, sendo titular em 90, sendo 75 vitórias, dez empates e seis derrotas em aproveitamento de 86.08%, de acordo com as estatísticas do portal Meu Timão. Aliás, a jogadora esteve presente na conquista de 10 títulos.

Mesmo com o sucesso e à frente da sua meta e com a torcida corintiana, Tainá transferiu-se para o América Mineiro, em que assumiu a titularidade no Campeonato Mineiro e Brasileirão. Desde que vestiu o uniforme verde, coleciona 13 partidas, segundo dados do site O Gol.

O bom desempenho como arqueira rendeu à Tainá Suelen Borges de Oliveira a convocação para defender o Brasil em Olimpíadas pela primeira vez na carreira.

Conquistas na carreira

Em sua participação nas categorias de base do Centro Olímpico, a goleira não conquistou nenhuma taça. Porém, em sua passagem pelo Osasco Audax e o Corinthians entre 2015 a 2023, Tainá faturou diversos troféus em torneios nacionais e internacionais.

No total, são 17 títulos pelo Corinthians: quatro Campeonato Paulista; cinco Brasileiros; quatro Libertadores; duas Supercopas do Brasil; uma Copa do Brasil e uma Copa Paulista, de acordo com o jornal mineiro Hoje em Dia.

Com a Seleção Brasileira, ganhou a medalha de bronze na She Believes Cup em 2024.

Futebol feminino nos Jogos Olímpicos

De quatro em quatro anos, 12 seleções de futebol feminino participam dos Jogos Olímpicos. As equipes são divididas em três grupos de quatro, e estes jogam entre si por três rodadas no sistema de pontos corridos. Cada vitória garante três pontos, enquanto o empate distribui um aos dois.

Se classificam para as quartas de final o líder e o segundo de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados entre as chaves.

Os vencedores avançam para a semifinal e, daí, sairão os finalistas da modalidade feminina. Os perdedores disputarão a medalha de bronze.

O maior campeão da história é os Estados Unidos, com quatro ouros, uma prata e um bronze. Alemanha, Canadá e Noruega também possuem ouros, enquanto Brasil, Suécia, Japão e China só contabilizam pratas.