Início » Futebol » Saiba qual foi o caminho da seleção do penta até o título da Copa do Mundo de 2002

Saiba qual foi o caminho da seleção do penta até o título da Copa do Mundo de 2002

Publicado em:

Última atualização:

A seleção do penta é lembrada por muitos brasileiros, uma vez que o título de 2002 colocou a Seleção Brasileira como o único país cinco vezes campeão do mundo. Além disso, teve no elenco jogadores como Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho. No entanto, antes da conquista, os torcedores da época não estavam contentes com o momento da equipe. Saiba como foi o cenário da conquista!

Período de preparação

Apesar da conquista, a seleção do penta em 2002 não foi um sucesso imediato, tendo acumulado resultados negativos e dúvidas. A chegada de Felipão, então, colocou tudo em ordem. Porém, antes disso, o Brasil enfrentou crises com os treinadores Vanderlei Luxemburgo e Emerson Leão.

Como foi a passagem de Vanderlei Luxemburgo?

Antes de ser penta, a seleção começou sua preparação em 1998, logo após a saída do técnico Zagallo. Visando a Copa do Mundo de 2002, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) contratou Vanderlei Luxemburgo para liderar a preparação. Sob seu comando, então, a Seleção Brasileira venceu 22 jogos, empatou oito, perdeu apenas cinco e conquistou a Copa América de 1999.

No entanto, o Brasil perdeu para o México na final da Copa das Confederações e foi eliminado nos Jogos Olímpicos de Sidney 2000 por Camarões. Além das derrotas decisivas contra equipes tecnicamente inferiores, deixou o Brasil em quarto lugar nas Eliminatórias. No final de setembro de 2000, a situação de Luxemburgo era insustentável, por isso, seu ciclo foi encerrado.

Como foi a passagem de Emerson Leão?

Posteriormente, Emerson Leão assumiu o comando do Brasil em 2001 e venceu apenas duas partidas, empatou quatro e perdeu três. Sua equipe marcou e sofreu os mesmos nove gols. Em comparação ao treinador anterior, ele mudou a forma de convocar jogadores, passando a chamar atletas somente de clubes nacionais.

Entre os resultados negativos da Seleção Brasileira de Leão está uma participação na Copa das Confederações de 2001 com apenas uma vitória e a quarta colocação nas Eliminatórias. Como resultado, o treinador também caiu.

Felipão e o caminho rumo ao penta

Felipão foi a última esperança de conseguir tornar realidade a seleção do penta. Assim, o técnico assumiu o comando em julho de 2001, em derrota contra o Uruguai pelas Eliminatórias. Em seguida, disputou a Copa América naquele mesmo ano, mas foi eliminado por Honduras. 

No entanto, apesar dos resultados ruins, diferentemente dos treinadores anteriores, Felipão permaneceu no cargo com respaldo da CBF. Em agosto de 2001, começou uma campanha de resultados positivos, com apenas duas derrotas até o mundial de 2002.

No total, a seleção do penta preparada por Felipão venceu 19 jogos, perdeu cinco e empatou apenas um. Nesse período, marcou 59 gols e sofreu 17.

Quem formou a seleção do penta?

Para a Copa do Mundo de 2002, Felipão convocou 13 atletas que jogavam no Brasil, quatro na Itália, três na Espanha, dois na França e um na Alemanha. São Paulo e Corinthians foram os clubes que mais cederam jogadores, com três atletas convocados de cada time.

Confira, então, a lista de convocados da seleção que conquistou o penta:

  • Goleiros: Marcos (Palmeiras), Dida (Corinthians) e Rogério Ceni (São Paulo);
  • Laterais direitos: Cafu (Roma-ITA) e Belletti (São Paulo);
  • Zagueiros: Lúcio (Bayer Leverkusen-ALE), Roque Júnior (Milan-ITA) e Anderson Polga (Grêmio);
  • Laterais esquerdos: Roberto Carlos (Real Madrid-ESP) e Júnior (Parma-ITA);
  • Volantes: Edmílson (Lyon-FRA), Gilberto Silva (Atlético-MG), Kléberson (Athletico) e Vampeta (Corinthians);
  • Meias: Ricardinho (Corinthians), Ronaldinho Gaúcho (PSG-FRA), Denílson (Real Betis-ESP), Juninho Paulista (Flamengo) e Kaká (São Paulo);
  • Atacantes: Ronaldo (Inter de Milão-ITA), Rivaldo (Barcelona-ESP), Edílson (Cruzeiro) e Luizão (Grêmio).

Em geral, o sistema adotado por Felipão durante a Copa foi o 3-5-2, com Cafu e Roberto Carlos mais avançados. A equipe titular da seleção do penta na final contra a Alemanha foi composta por Marcos; Lúcio, Edmílson e Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson, Roberto Carlos e Ronaldinho; Rivaldo e Ronaldo.

Campanha do título

Veja a trajetória da Seleção até a conquista do título:

  • 03/06/2002 – Brasil 2 x 1 Turquia – 1ª fase
  • 08/06/2002 – Brasil 4 x 0 China – 1ª fase
  • 13/06/2002 – Costa Rica 2 x 5 Brasil – 1ª fase
  • 17/06/2002 – Brasil 2 x 0 Bélgica – oitavas
  • 21/06/2002 – Inglaterra 2 x 1 Brasil – quartas
  • 26/06/2002 – Brasil 1 x 0 Turquia – semifinal
  • 30/06/2002 – Alemanha 0 x 2 Brasil – final

Estatísticas da seleção do penta na Copa

A Seleção Brasileira conquistou o penta com 100% de aproveitamento. Durante a campanha, marcou 18 gols e sofreu quatro, sendo apenas um durante a fase mata-mata. De acordo com dados, teve uma média de 16.6 finalizações por jogo e de 6.9 em direção ao gol. Além disso, a média de posse de bola foi de 48.3% e 299.4 nos passes certos.

O goleador do mundial foi Ronaldo, com oito gols, tornando-se o primeiro brasileiro artilheiro desde Vavá e Garrincha, na Copa de 1962. O camisa nove teve uma média de 4.9 finalizações por partida, sendo 2.7 em direção ao gol.

Com 38.7, Gilberto Silva foi o líder do Brasil em média de passes certos. Rivaldo (cinco), Ronaldinho (dois) e Júnior, Edmílson e Roberto Carlos (um), que estavam na seleção do penta, também contribuíram com gols.