Marta é uma das maiores jogadores de futebol da história e, tanto no lado feminino quanto no masculino, é uma das mais premiadas individualmente. A atleta teve uma carreira vitoriasa por onde passou, deixando seu legado em diversos clubes. Com isso, mesmo tendo 38 anos, o salário de Marta é um dos maiores entre as outras jogadoras da atualidade.
Mas, afinal, quanto a Marta ganha? Caso você queira saber sobre esse tema e também queira descobrir qual o salário de outras atletas, continue a leitura.
O salário de Marta
Atualmente, Marta é jogadora do Orlando Pride, que disputa a National Women’s Soccer League, principal liga de futebol feminino de todos os Estados Unidos. O salário de Marta, em dólares, é aproximadamente 400 mil, algo que gira em torno de 1,9 milhão por mês. Além disso, possui um patrimônio de cerca de 13 milhões de dólares (63 milhões de reais).
Quando é comparada com outras jogadoras, a artilheira da Seleção é uma das que apresenta maior fortuna. De acordo com uma lista feita pelo jornal “L’Équipe!”, as atletas mais bem pagas do mundo são:
- Sam Kerr (Chelsea): 525 mil dólares;
- Alex Morgan (San Diego Wave): 450 mil dólares;
- Megan Rapinoe (OL Reign): 445 mil dólares;
- Ada Hegerberg (Lyon): 418 mil dólares;
- Marta (Orlando Pride): 400 mil dólares;
- Wendie Renard (Lyon): 400 mil dólares;
- Amandine Henry (Angel City): 394 mil dólares;
- Christine Sinclair (Portland Thorns): 380 mil dólares;
Ressaltando que os valores mencionados são pagos anualmente a cada atleta. Ademais, essa lista foi produzida antes da Copa do Mundo Feminina de 2023.
Comparativo com os homens
Embora o salário de Marta seja alto comparado com o de outras atletas, ainda é bem inferior ao dos salários pagos no futebol masculino. O salário de Neymar, por exemplo, é de mais de 100 milhões de euros, ou seja, cerca de 600 milhões de reais. Dessa forma, Marta recebe menos que 1% do valor que o atleta do Ah-Hilal ganha.
Os números são praticamente os mesmos quando comparamos ela com Messi e Cristiano Ronaldo. Mesmo a jogadora do Orlando sendo tão condecorada quanto os dois, Messi recebe cerca 135 milhões de reais por ano e CR7 lucra perto de 200 milhões. Isso demonstra a disparidade que existe ainda entre as duas modalidades.
O salário de Marta e o simbolismo por trás
Analisando os números friamente, o salário de Marta pode ser maior que uma boa parte de jogadores homens no Brasil. No entanto, a questão é que estamos falando de uma das maiores atletas femininas da história. E, quando comparada aos seus pares, no futebol masculino, o salário é significativamente menor.
Sendo assim, várias outras jogadoras que tem não têm as mesmas carreiras bem-sucedidas recebem salários muito mais inferiores que ela. Assim, é algo que dificulta a profissionalização do esporte no país e, de modo geral, no mundo inteiro.
O lado positivo, nos últimos anos, é que parece haver um crescente interesse em futebol feminino em todos os lugares do planeta. Isso é visto no fato de, por exemplo, termos a Copa do Mundo de 2023 batendo recordes de audiência nas transmissões.