Dentre os melhores meio-campistas do mundo atualmente está o uruguaio Federico Valverde. O atleta do Real Madrid é um dos mais consistentes na posição e, não à toa, é um dos principais nomes da Seleção Uruguaia que é comandada por Bielsa. As estatísticas de Federico Valverde, tanto no Madrid quanto no Uruguai, podem não surpreender à primeira vista, mas demonstram o quanto é subestimado perto de outros jogadores de sucesso.
Peñarol
A primeira equipe do atleta em sua carreira no futebol foi a do Peñarol. Valverde começou desde jovem no time e permaneceu, ao todo, por cinco temporadas. Todavia, dessas cinco, quatro foram nas categorias de base, logo, no profissional, Valverde mal conseguiu atuar pelo tradicional clube uruguaio.
As estatísticas de Federico Valverde no Peñarol são de: 13 jogos e 2 assistências. Doze das partidas foram pelo Campeonato Uruguaio e uma foi pela Copa Libertadores.
Deportivo La Coruña
Outra equipe em que Valverde chegou a atuar foi o Deportivo La Coruña, na região da Galiza, na Espanha. Durante esse interim, vale destacar que o meia era jogador do Real Madrid, no entanto, foi emprestado por um período de um ano em 2017.
Infelizmente, na sua passagem o La Coruña acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão Espanhola. Além disso, as estatísticas de Federico Valverde não foram as melhores: 25 partidas feitas, com nenhum gol e nenhuma assistência.
Real Madrid
O último clube em que Valverde atuou, e ainda atual, é o Real Madrid. O meia chegou ao clube em 2017 e, inclusive, fez parte da equipe do Real Madrid Castilla, fazendo 30 jogos e marcando 3 gols com 1 assistência. No entanto, a sua jornada na equipe merengue iria começar apenas após o seu retorno do La Coruña.
A primeira temporada de “Fede” seria em 2018/19, quando completaria apenas 25 jogos. A partir disso, ganharia cada vez mais espaço na equipe titular e seria unanimidade na posição.
No geral, as estatísticas de Federico Valverde apontam até hoje 258 partidas pelo Real Madrid, com 21 gols feitos e 23 assistências. Somado a isso, possui 12 conquistas e, dentre elas, estão 3 Campeonatos Espanhóis e 2 Ligas dos Campeões.
A temporada 2022-23 foi a que o meia mais se envolveu de forma direta em gols: anotou doze e deu passe para sete, em 56 partidas disputadas.
As estatísticas de Federico Valverde comparadas com as de Toni Kroos e Luka Modric
Em relação aos companheiros de equipe, que são considerados dois dos melhores meio-campistas do mundo, é possível destacar, por exemplo, que Valverde é o mais goleador entre os três. Nas médias no clube merengue, possui 0,081 gol por jogo contra 0,60 de Kroos e 0,66 de Modric.
No que se refere à assistências, todavia, é o último da lista com 0,081 a cada jogo. No caso, Kroos possui 0,212 e Modric tem 0,161.
As estatísticas de Federico Valverde no Uruguai
Por fim, como dito antes, o uruguaio é um dos principais nomes da Seleção de seu país. Aliás, com Marcelo Bielsa agora no comando, se tornou ainda mais importante.
No geral, as estatísticas de Federico Valverde antes da Copa América de 2024 são de 59 jogos e sete gols.
