Robert Lewandowski é um dos principais jogadores da atualidade e atua como centroavante. Com uma larga experiência, no auge dos seus 36 anos, já disputou Eurocopa de 2012, 2016 e 2020 e Copa do Mundo FIFA de 2018 e 2022. Hoje ele está na Espanha, defendendo o Barcelona.
Com passagens longas por grandes times alemães, Borussia Dortmund e Bayern de Munique, Robert Lewandowski atualmente joga no Barcelona e é um dos principais destaques da equipe catalã.
Conheça a trajetória de Robert Lewandowski, polonês que tem o seu nome escrito na história da seleção e que já foi eleito o melhor jogador do mundo da FIFA em 2020.
Saiba onde joga Robert Lewandowski
O atacante chegou ao Barcelona em 2022 e segue na equipe até hoje. O valor de mercado, conforme a imprensa alemã, chegou a 45 milhões de euros (cerca de R$ 245 milhões na cotação atual) pelo contrato com o time catalão.
No Barça, Robert Lewandowski conquistou a Supercopa da Espanha em 2023, na qual marcou o segundo gol da vitória por 3 a 1 contra o Real Madrid. Também ganhou a La Liga no mesmo ano ao marcar dois gols na vitória por 4 a 2 contra o Espanyol. Além disso, ele também foi o vencedor do Troféu Pichichi, com 23 gols.
Na temporada 2023/24, marcou o seu primeiro gol na edição da Champions League na fase de grupos e chegou à marca de cem tentos na competição europeia. O polonês agora está atrás apenas de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Certamente seu nome ficará para sempre na história do torneio continental.
Perfil e estatísticas de Lewandowski
Robert Lewandowski nasceu na Varsóvia, em 21 de agosto de 1988, e começou a sua trajetória no futebol em 1997, no Varsovia Warszawa. Foi em 2010 que chegou a um grande clube, o alemão Borussia Dortmund.
Primeiramente, é bom ressaltar que, no Borussia, em sua segunda temporada, Lewandowski foi o terceiro maior goleador da Bundesliga, com 22 gols marcados. No entanto, ele também foi o artilheiro da Copa da Alemanha, com sete gols em seis jogos. No time alemão, fez 187 jogos e marcou 103 gols. Em 2014, foi para o rival Bayern de Munique.
Na temporada 2015/2016, foi artilheiro da Bundesliga com 30 gols. Ao todo no ano, balançou as redes em 42 oportunidades e foi o artilheiro do Bayern e o terceiro maior da Europa, atrás apenas de Luis Suárez e Cristiano Ronaldo, respectivamente.
No ano de 2017/18, Lewandowski mais uma vez foi o atacante com mais gols marcados na Bundesliga. Balançou as redes em 29 vezes e foi o artilheiro pela terceira vez da competição. Ao todo, na temporada, fez 41 tentos em 48 jogos.
Mais uma vez, na temporada seguinte, 2018/19, o atacante marcou 40 gols em 47 jogos e alcançou pela quarta vez seguida a marca de balançar as redes por 40 vezes. 2019/2020 foi o ápice da sua carreira ao ganhar a Champions League e ser o artilheiro e craque do torneio.
Em toda temporada de 2019/20, Lewandowski marcou 55 gols em 47 jogos, fazendo uma incrível marca superior de um gol por jogo. Os tentos o fizeram ser o artilheiro das três competições que disputou: Bundesliga, Copa da Alemanha e Champions League. Com isso, foi eleito o melhor jogador do mundo da FIFA em 2020.
Recorde de Robert Lewandowski antes de chegar ao Barcelona
Em 2021, Lewandowski conseguiu marcar 41 gols em 29 jogos, e bateu o recorde de Gerd Müller. O atacante se tornou o maior artilheiro de uma edição da Bundesliga. Também conquistou a sua primeira chuteira de ouro e foi o melhor jogador de futebol masculino ao conquistar o prêmio. Portanto, podemos afirmar que o polonês cravou seu nome na história do esporte.
Trajetória de Robert Lewandowski na Seleção da Polônia
Lewandowski começou a sua trajetória na Seleção da Polônia em 2008, quando jogava no Znicz Pruszków, time de seu país. A partida se configurava importante, pois era válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2010.
Dois anos depois, o centroavante foi convocado para jogar a Eurocopa 2012. Ele atuou nos três jogos da campanha da Polônia na competição. A seleção não passou da fase de grupos, contudo. Lewandowski também jogou a Euro de 2016, mas a seleção foi caiu nas quartas de final para Portugal nos pênaltis.
Em 2017, terminou o ano batendo um recorde de gols ao marcar 16 nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2018. Completou também 50 gols com a camisa da seleção e tornou-se o maior artilheiro ao fazer um hat-trick na vitória por 6–1 sobre a Armênia.
O centroavante também disputou Copas do Mundo pela Seleção da Polônia. Em 2018, na Rússia, esteve em campo nas três partidas que a equipe fez na fase de grupos: Senegal, Colômbia e Japão.
Já no Mundial de 2022, no Qatar, perdeu a chance de fazer o seu primeiro gol na competição, ao bater um pênalti e o goleiro do México, Guillermo Ochoa, defender. A Polônia perdeu nas quartas de final para a França por 3 a 1 e se despediu da competição. No entanto, nada apaga a trajetória mais que vitoriosa do atleta, que não teve tanta “sorte” na seleção.