No dia 28 de setembro de 2008, Ronaldo de Assis Moreira, o Ronaldinho Gaúcho, mostrou toda sua gratidão ao futebol italiano. Era dia de clássico e coube ao brasileiro uma incrível cabeçada que rendeu ao clube a vitória por 1 a 0 em cima do Inter de Milão. Mas muito antes de conquistar o coração dos torcedores italianos, Ronaldinho Gaúcho já fazia sucesso na Europa. O atacante já havia passado pelo Paris St. Germain, em seguida, conquistou a aclamação da torcida do Barcelona. E, em 2011, Ronaldinho Gaúcho se despediu do Milan e do Velho Continente.
No dia em que foi oficialmente apresentado no San Siro, casa do Milan, cerca de 40 mil torcedores fizeram uma festa calorosa para o brasileiro. Antes, Ronaldinho já havia sentido o calor da torcida, mas nada comparado ao dia de sua apresentação oficial. Além dele, outros brasileiros, como Kaká e o goleiro Dida, também faziam parte do elenco do Rossonero.
O meio-campista chegou ao clube italiano com a temporada 2008/09 dos torneios europeus já em andamento. Sua chegada, no entanto, não foi só festa. Isso porque alguns de seus novos companheiros de clube não estavam muito satisfeitos com a contratação do brasileiro – que custou aproximadamente 25 milhões de euros. Mas nada disso afetou o sempre carismático e sorridente jogador.
Os números de Ronaldinho Gaúcho no Milan
Em seu primeiro momento com o clube, Ronaldinho entrou em campo 36 vezes defendendo a camisa do Milan – 29 delas somente na Serie A, o Campeonato Italiano, além de outras seis pela Taça UEFA e uma pela Coppa Italia. Assim, logo ele se tornou um dos maiores nomes do time da Lombardia, balançando a rede adversária dez vezes.
Mas foi na temporada 2009/10 que Ronaldinho Gaúcho realmente fez a festa dos torcedores do Milan. Isso porque, nos seus 2.897 minutos em campo pelo Rossoneri, se dividindo entre a posição de ponta-esquerda e meio de campo, o brasileiro marcou 12 gols e prestou outras 18 assistências.
Somando todas as participações do jogador ao longo das três temporadas em que esteve junto ao Milan, Ronaldinho Gaúcho participou de 95 partidas e conquistou um título, o de Campeão da Itália. Em 46 jogos, o clube italiano saiu vitorioso. Em outras 26 vezes, o jogo terminou em empate e o elenco do Milan sofreu apenas 23 derrotas no período em que o brasileiro esteve no time. Nesse período, Ronaldinho balançou o capim da rede adversária 26 vezes e ainda prestou 29 assistências.
Veja abaixo as estatísticas por campeonato:
Serie A – Campeonato Italiano
Temporadas: 3 (2008/09; 2009/10 e 2010/11)
Total de partidas: 76
Minutos em campo: 5.107
Total de gols marcados: 20
Total de assistências: 23
Cartões: 6 amarelos e nenhum vermelho
Temporadas: 2 (2009/10 e 2010/11)
Total de partidas: 12
Minutos em campo: 901
Total de gols marcados: 4
Total de assistências: 2
Cartões: 3 amarelos e nenhum vermelho
Taça UEFA
Temporadas: 1 (2008/09)
Total de partidas: 6
Minutos em campo: 255
Total de gols marcados: 2
Total de assistências: –
Cartões: nenhum amarelo ou vermelho