Início » Futebol » Robben no Chelsea: veja como foi seu desempenho no clube inglês

Robben no Chelsea: veja como foi seu desempenho no clube inglês

Publicado em:

Última atualização:

Arjen Robben jogou no Chelsea, mas nem todos os fãs de futebol sabem disso. Isso porque sua passagem no clube inglês foi mais curta e não teve tanto destaque em relação ao que ele viria fazer no resto de sua carreira. O ex-jogador é um dos maiores da história do futebol holandês. Ele marcou época atuando como ponta direita e empilhando taças com o Bayern de Munique.

Revelado pelo Groningen, o atleta que marcou a clássica jogada de cortar para a direita e chutar no ângulo com a esquerda jogou no time de Londres antes de se destacar nos bávaros. 

Em 2004, o magnata russo Roman Abramovich, que acabava de comprar os azuis, planejava um projeto vencedor na liga nacional e no continente. Sendo assim, os Blues investiram 12 milhões no esportista destaque do PSV, que teve 75 partidas, 21 gols e 21 assistências pelo clube.

O contrato da jovem promessa holandesa: a história de Robben no Chelsea

Com apenas 20 anos, a jornada de Arjen Robben no Chelsea foi de muitas conquistas e de desenvolvimento para o jovem atleta. A pedido do técnico José Mourinho, o ponta direita holandês logo mostrou seu talento ao fazer um gol em sua primeira partida como titular no Stamford Bridge.

Nos três anos em que esteve em Londres, foram 106 jogos no clube inglês, além de 19 gols e 21 assistências. Nesse meio tempo, o esportista acumulou seis títulos, entre eles, dois campeonatos inglês após 50 anos que os Blues não conquistavam o torneio.

Confira as taças levantadas pelo jogador:

  • 2 Premier League (2005/2006)
  • 2 Copa da Liga Inglesa (2005/2007)
  • 1 Supercopa da Inglaterra (2005)
  • 1 Copa da Inglaterra (2007)

Como destaque, Arjen Robben no Chelsea ainda conquistou prêmios individuais como o de melhor jogador do mês em novembro de 2004. Por mais que tenha se destacado pelo Bayern de Munique, com o qual conquistou a Champions League em 2013, muitos torcedores do Blues consideram o holandês um grande nome de sua história.

Além disso, o atleta já admitiu que seu período na Inglaterra foi muito importante para seu desenvolvimento como profissional, para lidar com as frequentes lesões presentes em sua carreira e para seu amadurecimento.

Saída do clube

Embora o período de Arjen Robben no Chelsea tenha sido curto, o atleta ainda deixou grandes lucros para o clube inglês. Vendido por 36 milhões de euros para o Real Madrid, muitos torcedores sentiram falta do ponta direita que fez história pelo time.

No entanto, na Espanha o jogador não teve tanto sucesso quanto na Inglaterra. Por lá, o esportista sofreu com muitas lesões e chegou a ficar no banco de reservas por não conseguir ter bom desempenho nos Blancos. Em toda sua passagem pelos Galácticos, o holandês nunca disputou quatro partidas em sequência, o que manchou sua passagem pelos merengues.

Após especulações, o esportista foi negociado para o Bayern de Munique, clube no qual foi mais conhecido durante toda sua carreira. Ele foi comprado por 25 milhões de euros e ficou por dez anos nos bávaros, fazendo uma dupla incrível com o francês Frank Ribery. Por lá, foram 309 partidas, 144 gols e 101 assistências.