Apesar de um início de carreira complicado, João Pedro encontrou no Cagliari uma equipe para impulsionar seu desenvolvimento. Como resultado da identificação imediata, o jogador passou mais de oito anos no clube italiano antes de ser vendido ao Fenerbahçe para melhorar o caixa da equipe. Atualmente, o atacante defende o Grêmio, onde não vem tendo grande desempenho.
João Pedro no Cagliari
Após já ter jogado em território italiano, João Pedro viu a oportunidade da carreira surgir à sua frente quando o Cagliari demonstrou interesse na sua contratação. Assim, em 30 de agosto de 2014, o clube italiano contratou o brasileiro por um milhão de euros vindo do Estoril.
Em sua primeira temporada, João Pedro caiu com o Cagliari para a Série B. Entretanto, o atacante anotou 13 gols em 38 partidas na segunda divisão italiana, tendo conquistado o acesso à elite com direito ao título da competição. As suas atuações nas temporadas seguintes renderam um novo contrato válido de 2017 a 2021.
Já em 2020-21, João Pedro atingiu um novo status pelo Cagliari. Isso porque, àquela altura, o capitão da equipe, Radja Nainggolan, estava de saída para a Internazionale de Milão. Naquele ano, o jogador atingiu a marca de 16 gols e sua contribuição ajudou o time a não ser rebaixado. Em 2021-22, então, o brasileiro ficou em sétimo lugar na artilharia da liga com 13 gols, mas não conseguiu salvar sua equipe na ocasião.
Em oito anos no Cagliari, João Pedro disputou 271 partidas, 86 gols e ainda 28 assistências. Além do alto número de jogos, o atacante está melhor posicionado na história do Campeonato Italiano do que nomes como Ronaldo e Amoroso. Os seis mais de 80 tentos o colocam como o sétimo maior artilheiro da competição entre jogadores brasileiros que já jogaram na Itália.
Carreira
Antes do sucesso no Cagliari, João Pedro foi revelado pelo Atlético-MG em 2010, mas chegou à equipe anos antes, em 2006. Entretanto, pelo profissional do Galo, ele disputou apenas 11 partidas antes de seguir para o Palermo. O início do atacante no futebol europeu não foi positivo, uma vez que o jogador foi emprestado para o Vitória de Guimarães em 2011, tendo atuado em apenas quatro jogos.
Em Portugal, a história se repetiu e João Pedro retornou à América do Sul para defender o Peñarol. Por aqui, o atacante conseguiu jogar mais partidas do que havia acumulado na breve carreira. Assim, em 23 jogos, ele anotou sete gols e outras sete assistências. Posteriormente, o jogador teria apenas dez jogos no Santos entre 2012 e 2013 antes de voltar ao Velho Continente. Foi no Estoril que o brasileiro teve seu melhor desempenho da carreira ao marcar dez gols e cinco assistências em 44 jogos.
Depois do Cagliari, como contado anteriormente, João Pedro seguiu para o Fenerbahçe, da Turquia, motivado por problemas financeiros enfrentados pelo clube italiano. Por lá, disputou 28 partidas, fez cinco gols e deu uma assistência. Contestado, o jogador entendeu que seria interessante um retorno ao futebol brasileiro. Dessa forma, o Grêmio surgiu como principal interessado, contratando-o no dia 1º de agosto de 2023.
Cidadania italiana
Em 2021, João Pedro estava usufruindo do melhor momento da carreira com o Cagliari. Além disso, o jogador já estava casado com uma mulher italiana, natural de Palermo, com quem tem dois filhos. A partir disso, ele entrou com pedido de cidadania italiana e, posteriormente, foi à Federação Italiana de Futebol expressar o desejo de defender a seleção da Itália profissionalmente. Assim, em março de 2022, o brasileiro se juntou ao zagueiro Rafael Tolói (Atalanta), o lateral-esquerdo Emerson Palmieri (Chelsea) e o volante Jorginho (Arsenal) como os atletas fora dos territórios italianos a integrarem o elenco da Azzurra.