Não há dúvidas que Cristiano Ronaldo e Messi são os dois melhores futebolistas dessa geração . Ambos os atletas têm legiões de fãs ao redor do planeta e disputam praticamente todos os recordes que a modalidade consegue oferecer, sejam eles individuais ou coletivos, afinal, o status de “GOAT” (Maior de Todos os Tempos) depende disso. Sendo assim, hoje vamos analisar um desses recordes, quem tem mais gols em finais: Messi ou CR7?
Veja o texto a seguir caso queira descobrir qual dos dois vence esse duelo. Vamos analisar o maior número de fontes possível e tentar chegar a uma conclusão.
Quem tem mais gols ao todo?
Em primeiro lugar, é interessante entender quem tem mais gols no geral. Afinal, como muitos sabem, tanto o português quanto o argentino estão entre os maiores artilheiros da história.
No que se refere a gols “oficiais”, usaremos a Federação Internacional (IFFHS) de estatística como base. De acordo com ela, o recordista nesse quesito é Cristiano, que tem, até o momento, 907 gols. 58 a mais do que Messi, com 849, que é o segundo em toda a lista e o que mais se aproxima do “gajo”.
Já em se tratando de tentos não oficiais, usaremos a RSSSF (Res.Sports Soccer Statistics Foundation). Segundo os seus dados, CR7, é o terceiro maior, com 913 na carreira, e Lionel é o quarto, com 867. Os três primeiros são o alemão Erwin Helmchein, o inglês Roonie Rooke e o austríaco Josef Bican, que possuem mais de 930 (embora não sejam números precisos).
Quem tem mais gols em finais entre Messi e CR7?
E, afinal, quem tem mais gols em finais: Messi ou CR7? Embora tenha dado para notar que Cristiano lidera o número de gols entre ambos, Messi tem uma estatística melhor em se tratando de decisões. De acordo com reportagem do jornal, O GLOBO, estes são os cinco maiores nomes nessa questão em todos os tempos:
Vale destacar que, entre os dez primeiros, temos como maior surpresa Gabigol, do Flamengo, aparecendo na sétima posição com 17.
O aproveitamento surreal de Messi
Os números de “La Pulga”, além de darem a Messi o recorde, fazem com que ele tenha um aproveitamento absurdo em decisões. Isso porque, vale lembrar, o atacante é também o maior vencedor de títulos em todo o futebol, com 46 conquistas. Sendo assim, ele faz 0,76 gols a cada final que vence.
Enquanto isso, Cristiano Ronaldo, que tem 35 prêmios, possui 0,62 gols a cada jogo final ganho. Um número que também é respeitável e mostra seu talento, mas não é o suficiente para bater o craque da Argentina.
O único que talvez supere Messi seja o Rei. Pelé, segundo o LANCE!, possui 37 troféus durante todo o período em que esteve em campo, ou seja, ele fazia 0,83 gols por decisão vencida. Todavia, existe ainda certo debate quanto ao número de prêmios que ele conseguiu ao longo do tempo, e, algumas plataformas, como o GE, mencionam que ele obteve mais de 60.