Início » Futebol » Quem é melhor: Ronaldo Fenômeno ou Neymar?

Quem é melhor: Ronaldo Fenômeno ou Neymar?

Publicado em:

Última atualização:

Neste século, Neymar e Ronaldo Fenômeno são dois dos principais nomes do futebol brasileiro ao lado de outras figuras como Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Rivaldo e Vinícius Júnior. Ambos têm uma grande quantidade de conquistas em suas carreiras e, para muitos, possuem um estilo de jogo semelhante, voltado à criatividade e ao improviso. Dessa forma, não à toa, acaba surgindo a seguinte discussão: quem é melhor entre Neymar e Ronaldo Fenômeno?

Para analisar isso de forma mais clara, o texto a seguir foca em alguns aspectos que podem ser comparados nos dois atletas . Então leia abaixo e veja se é possível chegar em uma conclusão nesse debate. 

Quem é melhor entre Ronaldinho Fenômeno e Neymar no drible?

Um dos principais quesito que liga Neymar e R9 é a questão do drible, ou seja, a capacidade de se desvencilhar do marcador. No que se refere a Neymar, ele talvez seja um dos poucos jogadores na história que consiga utilizar esse recurso de uma forma eficiente em todo instante. Afinal, cada drible feito tem uma objetividade dentro da jogada e nada que ele faz é por acaso.

Já Ronaldo, embora jogasse mais dentro da área, possui uma técnica que também fazia inveja em qualquer atacante do mundo. Suas arrancadas eram quase imparáveis e, a partir do momento que ele colocava a “pelota” em sua frente, era bem provável que ela parasse dentro das redes. O seu icônico gol contra o Compostela, durante seu tempo no Barcelona, é um exemplo disso.

Análise do número de gols

Outro aspecto no qual é possível comparar os dois é a questão da finalização, do chute certeiro. Ronaldo Fenômeno, além de ser bastante encantador com a bola nos pés, era mais do que certeiro na hora de finalizar. Como um atacante nato, segundo o Transfermarkt, fez 309 gols em toda a carreira, além de dar 75 assistências, números excepcionais para quem tem “apenas” 482 confrontos e sofreu inúmeras lesões.

E os dados também são bem impressionantes quando falamos de Neymar. Com 360 gols e 220 assistências em 591 partidas, é um dos maiores artilheiros do século no futebol e o maior da história da seleção brasileira. Além disso, o “menino Ney” possui 14 tentos de falta, que talvez até fossem mais se não existisse Lionel Messi no auge ao seu lado muitas das vezes.

Ronaldo Fenômeno ou Neymar como protagonista?

Por fim, é preciso analisar a questão de como ambos se deram como “líderes” de suas respectivas equipes. Neymar acabou tendo que adotar esse papel durante uma boa parte da sua vida profissional: no Santos, na Seleção e durante um período no PSG. Em todas as ocasiões, pode-se dizer que ele foi bem-sucedido neste cenário. Não ganhou uma Liga dos Campeões e uma Copa do Mundo sendo o protagonista, é verdade, mas fez com que suas equipes fossem longe e perdessem apenas para adversários mais fortes.

E Ronaldo? Viveu uma situação bem parecida com essa enquanto atuou no Cruzeiro, no Real Madrid e no Barcelona. Todavia, junto com Rivaldo, Ronaldinho, e uma das gerações mais fortes do futebol brasileiro, conseguiu ser campeão mundial em 2002 sendo “o cara” com a camisa amarela.