A pressa e os passes impensados nunca foram características de Xabi Alonso. E isso os diretores do Liverpool e o Bayern de Munique tiveram que aprender “na marra” nesta pré-temporada. Isso porque o atual técnico do Leverkusen disse não às propostas de ambos os times e escolheu permanecer exatamente onde está. O que nem todos sabem, porém, é que Alonso e o time britânico possuem uma longa e complicada história.
O meio-campista começou a carreira no futebol espanhol jogando pelo Real Sociedad na temporada 1999/2000. Demorou apenas três anos para que o Liverpool se interessasse pelo jogo arrojado do atleta. Em 2004, Xabi Alonso foi oficialmente apresentado em Anfield e logo conquistou a torcida dos Reds com seu jeito atencioso de ser, mas sem medo de falar o que pensava.
Embora fosse um jogador extremamente ofensivo, a calma permeava seus passes. Para ele, a agressividade era uma fraqueza. Assim, ele parecia manter sempre a serenidade, mesmo quando o Liverpool estava perdendo as partidas — incluindo no fatídico jogo contra o Inter de Milão pelas oitavas de final da Champions League de 2006/2007.
Menos atlético que seus companheiros de equipe, o que muitos veriam como uma deficiência, Alonso viu como estratégia. Pensava bem antes de realizar cada passe em campo, mas o fazia com precisão e rapidez.
A despedida de Xabi Alonso do Liverpool
Assim, o gentleman do futebol se destacou em campo, muito embora acabasse se desentendendo com a pessoa mais improvável: o técnico Rafael Benitez — justamente o responsável por levá-lo a Anfield. A relação entre os dois começou a desandar após Alonso optar por não enfrentar o Inter de Milão pela Champions League. O motivo? O meia queria estar presente no nascimento de seu primeiro filho.
A temporada 2007/2008 viu uma queda drástica nas participações de Alonso em campo, enquanto Benitez tentou vender o passe do atleta para o Arsenal e o Juventus, mas sem sucesso. E, embora Xabi jogasse ainda por mais um ano no clube, ao final da temporada 2008/2009, ele se despediu em definitivo dos Reds e voltou para seu país de origem para defender a camisa do Real Madrid.
Dados e conquistas de Alonso pelos Reds
Durante o período em que esteve em Anfield, o espanhol vestiu a camisa do Liverpool por 16427 minutos distribuídos em 210 jogos. Com Xabi Alonso em campo, o clube britânico venceu 57% das vezes, ou seja, foram 120 comemorações de vitória. Além disso, os Reds empataram outras 47 partidas e perderam apenas 43 jogos.
Ao todo, Alonso anotou 18 gols pelo Liverpool, além de prestar outras 18 assistências. E, mostrando que ter um temperamento calmo não é sinônimo de ter nervos de aço, Xabi levou 42 cartões amarelos em sua passagem pelo time inglês, chegando a ser expulso uma vez ao receber o segundo amarelo em uma partida pela Premier League na temporada 2005/2006.
Com o Liverpool, Alonso foi campeão da Supertaça da UEFA em 2005/2006, da Supertaça Inglaterra em 2006/2007 e da Taça da Inglaterra em 2006. Além disso, ele também ganhou a Champions League em 2004/2005. Em diversas ocasiões, inclusive, Xabi Alonso deixou claro um de seus maiores arrependimentos em relação ao Liverpool: não ter conquistado a Premier League enquanto estava no clube.