Vindo de muitas lesões musculares e problemas físicos, o lateral-esquerdo Luke Shaw do Manchester United pode ter seu período encerrado na equipe ainda na atual temporada. Sem conseguir ter ritmo de jogo e constância para o alto nível exigido na Inglaterra, o defensor não vem apresentando o desempenho que o colocou como um dos melhores de sua posição na Europa.
Vale destacar que, desde Erik ten Hag, o veterano aparece como segunda opção de sua função, já que Malacia é o atual nome preferido pela equipe. Com a vinda de Ruben Amorin, a projeção é que continue assim. Nesse sentido, a diretoria não conta mais com ele em seus planos. Para sua substituição, o nome de Antonee Robinson, do Fullham, é o mais veiculado nos corredores de Old Trafford.
Sendo assim, acompanhe a leitura do artigo e veja mais sobre a carreira de Luke Shaw do Manchester United, suas estatísticas, títulos conquistados, trajetória profissional e outras informações relevantes.
A carreira de Luke Shaw do Manchester United
Embora a carreira de Luke Shaw do Manchester United tenha sido, em grande parte, no Red Devils, os primeiros passos de sua carreira não foram por lá. Isso porque o lateral-esquerdo inglês foi formado nas categorias de base do Southampton. Ingressando na academia dos Saints aos nove anos, o defensor logo apareceria como um destaque no país por conta de sua enorme noção de quadra.
Para melhor noção, ele já estava no sub-18 do clube aos 15 anos. Além disso, durante a janela de transferências de janeiro de 2012, quando o atleta ainda tinha 16 anos, foi relatado que os clubes Arsenal, Chelsea e Manchester City já estavam interessados em contratar o jogador. Avaliado em 4 milhões de libras na época, a diretoria optou por não vender o atleta pensando a longo prazo.
Após o retorno do clube à Premier League, ofereceram um contrato profissional ao esportista, um dos únicos quatro jovens do elenco, junto a Jack Stephens, Calum Chambers e James Ward-Prowse.
Após duas temporadas na elite do futebol inglês, os Red Devils sinalizaram uma proposta irrecusável de 30 milhões de libras ao adolescente, algo inédito para a época. Com isso, a passagem de Luke Shaw no Manchester United começava em 2015. Na época, o Chelsea também estava interessado no defensor. Entretanto, os Blues desistiram de um acordo temendo as exigências salariais excessivas da promessa.
De lá para cá, já são mais de dez temporadas com o clube, sendo um nome incontestável de sua posição quando não lesionado. Vale destacar que seu valor de mercado atual é de 28 milhões de euros, mas já chegou no pico de 42 milhões.
Estatísticas e títulos
Indo para as estatísticas e títulos de Luke Shaw no Manchester United, vale mostrar seus registros antes da ida ao Red Devils. No Southampton, o jogador, que ainda era adolescente, conseguiu estar em campo pelo time profissional em 67 partidas, além de distribuir uma assistência. Já nos Diabos Vermelhos, já são 278 jogos, quatro bolas na rede e 28 passes para gols.
Na Seleção da Inglaterra, na qual o atleta foi muito importante durante o ciclo de Southgate, o esportista já conta com 34 jogos, três gols e nove assistências. Vale ressaltar que o defensor é convocado desde 2014, não sendo chamado somente quando lesionado, como no período da Euro 2016 e Copa do Mundo 2018, quando estava com a perna quebrada. Sendo assim, o lateral estava nas duas equipes finalistas da Euro (2021 e 2024).
Dessa forma, veja seus números mais detalhados:
- Manchester United: 278 jogos, quatro gols e 28 assistências;
- Southampton: 67 jogos e uma assistência;
- Seleção Inglesa: 34 jogos, três gols e nove assistências;
- Carreira geral: 379 jogos, sete gols e 38 assistências.
Entre os títulos de Luke Shaw no Manchester United, o jogador de 29 anos já levantou as taças de Liga Europa, FA Cup, 2x Carabao Cup e também uma Supertaça da Inglaterra. Além de suas conquistas coletivas, veja as honrarias individuais:
- Equipe do Ano da PFA: Premier League 2013-14, Premier League 2020-21
- Sir Matt Busby Jogador do Ano: 2018-19
- Jogador do Ano do Manchester United: 2018–19, 2020–21.
Além da posição de lateral-esquerdo, Luke Shaw do Manchester United também consegue atuar nas funções de zagueiro nos dois lados do campo.
Temporada 2024/2025
Não conseguindo mais ser o titular dos Red Devils, a possível última temporada de Luke Shaw no Manchester United tem sido de poucos jogos. Para melhor noção, até aqui são apenas três partidas em campo. Na Premier League, na qual o defensor atuou por duas partidas, sua média em campo por jogo foi de 34 minutos.
Com uma nota SofaScore de 6.75, veja mais de seus registros no torneio até aqui:
- 53.5 ações com a bola;
- 88% de precisão nos passes;
- 50% de precisão nas bolas longas;
- Duas bolas recuperadas por partida;
- Um desarme por jogo;
- 100% de disputas por bola vencidas.