A trajetória do português Diogo Jota até o Liverpool pode parecer, para muitos, algo como uma versão esportiva de um conto de fadas. Apaixonado por futebol desde criança, o atacante começou sua carreira nas escolinhas de pequenos times de seu país, passando pelas categorias de base de equipes como o Gondomar e o Paços Ferreira.
Contudo, em 2016, um time espanhol viu o potencial do rapaz de apenas 20. Esse time era o Atlético de Madrid. Curiosamente, apesar de ser dono do passe de Jota, o português nunca entrou em campo pelo clube da Espanha. Diogo passou sua primeira temporada no Atlético de Madrid jogando em um dos maiores times de Portugal, emprestado ao FC Porto. E fez bonito, marcando oito gols ao longo da campanha. Participando, inclusive, da Champions League.
No ano seguinte, em 2017, novamente Diogo Jota passou longe de vestir a camisa do Atlético. Agora ele partiu rumo à Inglaterra após ser emprestado ao Wolverhampton Wanderers. O português passou duas temporadas junto ao Wolves, tempo suficiente para mostrar seu desempenho em campo. E, assim, o Liverpool entrou em campo e assinou com o atacante em 2020 pelo valor estimado de 44 milhões de euros.
A chegada de Diogo Jota ao Liverpool
O atacante foi oficialmente apresentado à torcida dos Reds em setembro de 2020. E não demorou para mostrar a Jürgen Klopp, técnico da época, que havia sido um bom investimento. Jota levou apenas 21 partidas para ultrapassar a marca dos 10 gols pelo Liverpool. E nem mesmo uma lesão que o afastou por três meses dos campos afetou seu desempenho.
Na temporada de 2021/22, o atacante ajudou o clube britânico a conquistar a FA Cup e a Carabao Cup, além de chegar nas fases mais avançadas da Premier League e da Champions. Em 2023, o jogador estendeu seu contrato pouco antes de completar 100 jogos pelo Liverpool. E apesar de ter enfrentado novas lesões na campanha de 2023/24, Jota segue marcando e se destacando no futebol da terra da Rainha.
Dados estatísticos e conquistas de Jota nos Reds
Ao longo das quatro temporadas em que vem defendendo o Liverpool, Diogo Jota entrou em campo 145 vezes, ajudando o clube a vencer 93 delas. O jovem português, no entanto, empatou 32 partidas e lamentou com seus colegas de elenco a derrota em outras 20 delas. Nesse tempo, ele marcou 56 gols, o que dá uma média de 0,38 gols por partida. Além disso, Jota também prestou 19 assistências.
Por outro lado, ao considerarmos apenas as 32 partidas em que Jota atuou na temporada 2023/24, as estatísticas são ainda melhores. Isso porque foram 23 vitórias do Liverpool com o atacante em seu elenco, além de apenas cinco derrotas e outros quatro empates. Diogo Jota marcou 15 vezes na campanha, o que resulta em cerca de 0,46 gols por jogo, além de ter prestado outras quatro assistências. Em campo, o português levou apenas três cartões amarelos, no entanto, acabou expulso de campo por receber um segundo amarelo em uma partida da Premier League contra o Tottenham em setembro de 2023.
Atualmente, Jota está dispensado do Liverpool devido a sua convocação pela seleção portuguesa, que disputa a Eurocopa 2024.