Em março deste ano (2024), Paul Gascoigne revelou que morava em um quarto emprestado na casa de sua empresária e que voltou a frequentar reuniões de Alcoólicos Anônimos para tentar livrar-se do problema que o acomete já há muitos anos.
Gazze já esteve no Newcastle, Tottenham, Lazio e Glasgow Rangers e atualmente se encontra no Hall da Fama do futebol inglês, depois de aposentar-se ao amarrar as chuteiras no Boston United, time em que atuou como jogador e técnico.
Mesmo com todos os seus problemas pessoais, não deixou de ser um dos maiores jogadores do futebol inglês em toda a história. Afinal, além de integrar a Seleção Inglesa em 57 jogos, também foi o principal jogador da equipe na Copa do Mundo de 1990.
A passagem de Gazza no Newcastle
Paul Gascoigne, ou Gazza, marcou sua passagem no Newcastle com uma ascensão rápida, que o transformou em um completo destaque tanto no clube quanto no cenário nacional do futebol inglês.
O astro cresceu nas ruas de Gateshead e realizou um sonho de infância ao jogar no Newcastle, seu time de coração. A estreia do jogador no time aconteceu em 1985 e foi logo seguida de uma temporada impressionante em que Gazza mostrou todas as suas habilidades de meio-campista: excelente visão de jogo, dribles incríveis e passes e chutes ao gol precisos.
Após isso, logo estabeleceu-se como titular no clube e ganhou destaque pela sua atuação, mesmo ao enfrentar algumas adversidades como lesões e suspensões.
Além disso, sua parceria com Peter Beardsley na época o ajudou a se destacar ainda mais, já que a dupla elevou e muito o nível de desempenho do Newcastle.
Por fim, antes de sua transferência para o Tottenham em 1988, venceu o Jogador Jovem do Ano na temporada de 1987/88, além do Melhor Jogador do Newcastle United daquele mesmo ano. O único título que venceu pelo clube foi a FA Youth Cup, quando ainda estava nas categorias de base, na temporada de 1984/85.
Outros clubes em que Paul Gascoigne jogou e times que treinou
Depois de 92 partidas e 21 gols, Gazza deixou o Newcastle rumo ao Tottenham, time em que ficou de 1988 até 1992, para o qual marcou 19 gols em 92 partidas. Em seguida, foi para o Lazio (1992–1995) e também passou pelo Rangers (1995–1998).
Logo após, foi para o Middlesbrough em 1998, clube em que ficou até 2000, quando foi para o Everton. Seguiu em 2002 para o Burnley, em 2003 para o Gansu Tianma e em 2004 para o Boston United, time em que se aposentou.
Já na Seleção da Inglaterra, jogou 57 partidas na equipe principal e marcou 10 gols, mas também já integrou a equipe B e a Sub-21.
A carreira de Paul Gascoigne, marcada por passagens por diversos clubes europeus, demonstra sua capacidade de adaptação e seu talento em diferentes ligas. Sua versatilidade e habilidade técnica foram evidentes tanto nos clubes quanto na seleção, deixando um legado no futebol.