O Liverpool é uma das grandes equipes do futebol mundial e, consequentemente, consegue atrair diversas estrelas para o seu elenco. Um dos grandes nomes que usou a camisa do Liverpool no início dos anos 2000 foi o francês Djibril Cissé.
O atacante teve uma carreira de destaque por diversos clubes em que passou e, inclusive, chegou a jogar na Seleção Francesa por competições importantes. Mas, afinal, Cissé no Liverpool teve uma boa passagem?
Leia o texto a seguir para conhecer mais do início do jogador como profissional e também entender como foi a sua passagem no time de Anfield por meio de títulos e estatísticas.
Primeiros clubes de Cissé
Djibril Cissé nasceu na cidade de Arles, em 1981, na França. O atleta começou sua trajetória no esporte nas categorias de base do clube da cidade, o Athlétic Club Arlésien, em 1989. Todavia, sua carreira profissional teve início apenas no Auxerre, 10 anos depois.
No clube francês, foi um dos melhores jogadores que já passou por lá, senão o melhor, e isso pode ser demonstrado com as estatísticas. Cissé ficou 6 temporadas consecutivas e marcou 90 gols, o que o torna o segundo maior artilheiro do time, atrás do polonês Andrzej Szarmach. Além disso, conquistou uma edição da Copa da França e foi chamado para disputar a Copa do Mundo de 2002 com a seleção do país.
Dessa forma, grandes clubes europeus passaram a se interessar no atacante e, entre eles, estava a equipe dos Reds. Em 2004, Cissé e Liverpool chegaram a um acordo e o atleta foi comprado pelos ingleses por 20 milhões de euros.
Cissé no Liverpool
Cissé teve uma temporada de 2004/05 com 25 jogos, fez 5 gols e deu 1 assistência. Os números podem parecer baixos, mas o francês estava voando nos primeiros jogos com os Reds. Entretanto, durante uma partida contra o Blackburn válida pela Premier League, sofreu uma lesão assustadora na sua perna. O atacante fraturou a tíbia e o perônio, uma lesão que quase encerrou a sua carreira.
Isso comprometeu a sua temporada e o tirou de fora dos gramados por quase 1 ano. Felizmente, ainda conseguiu retornar e, embora fosse menos efetivo, participou de momentos importantes, como a final da Liga dos Campeões.
Já na temporada de 2005/06, Cissé no Liverpool teve a sua melhor forma. Dessa vez sem lesões, realizou, ao todo, 54 partidas, com 19 gols e 2 assistências. Era uma peça importantíssima no elenco de Rafa Benítez e um dos principais atacantes que o espanhol teve enquanto permaneceu no comando do clube.
Títulos de Cissé no Liverpool
O atacante francês ficou 2 temporadas no Liverpool antes de sair para o Olympique de Marseille. Conquistou os seguintes troféus:
- 1 Liga dos Campeões (2004/05);
- 1 FA Cup (2005/06);
- 1 Supercopa da UEFA (2005).
Vale também destacar que o francês fazia parte da equipe que perdeu o Mundial de Clubes da FIFA para o São Paulo em 2005. Ele estava no banco de reservas, mas não chegou a entrar em campo.