Ídolo do Liverpool, Dirk Kuyt é o terceiro de quatro filhos de um pescador, que cresceu na cidade pesqueira de Katwijk aan Zee. Segundo o próprio atleta, se não fosse pelo futebol, provavelmente também teria carreira nos mares junto à sua família.
O pontapé inicial para que deixasse a vida pesqueira de lado e focasse o esporte foi quando entrou para o time amador local Quick Boys aos 5 anos. Depois disso, chegou a equipe principal em 1998, quando jogou os últimos seis jogos da temporada no Hoofdklasse e acabou chamando a atenção do time Eredivisie Utrecht.
Dali em diante, a carreira de Dirk Kuyt no futebol profissional decolou. Porém, o astro nunca deixou de visitar seu antigo clube de infância, que inclusive se beneficiou de um ganho de 300 mil libras pela mudança do atleta ao Liverpool FC.
História de Dirk Kuyt no Liverpool
Após marcar 67 gols em 184 partidas pelo Utrecht e 83 em 122 jogos pelo Feyenoord, Dirk Kuyt chamou a atenção do Liverpool, que contratou o futebolista, em agosto de 2006, pela quantia de 18 milhões de euros.
Em um primeiro momento, jogou como centroavante e teve uma boa performance, já que foi o artilheiro do clube em sua temporada de estreia. Inclusive, chegou a marcar um gol do time na derrota, que sofreu de 2 a 1 para o Milan na final da Champions League da UEFA.
Depois disso, com a contratação do espanhol Fernando Torres, Dirk passou a jogar mais pelo lado direito na função de meio-campista. Mas, depois de um tempo, voltou à sua posição original por conta de desfalques.
Já em 2010, mesmo com a saída de Rafa Benítez, o jogador continuou como titular no lado direito do meio-campo durante a passagem do técnico Roy Hodgson. Com a demissão do técnico e a saída de Torres no meio da temporada de 2010/11, Kuyt voltou a atuar como centroavante, mas dessa vez por decisão do técnico Kenny Dalglish.
Esse foi um movimento importante na equipe que rendeu gols muito importantes para aquela temporada. Neste ano, o atleta marcou seu primeiro hat-trick pelo Liverpool em 6 de março de 2011, em uma vitória contra o próprio Manchester United por 3 a 1, um dos maiores rivais do clube inglês.
Temporada de 2011/12
Aqui o rendimento do holandês caiu, o que fez com que marcasse apenas 1 gol no primeiro turno da Premier League daquela época, em uma vitória de 2 a 1 contra o Brighton & Hove Albion.
Um tempo depois, marcou o 3º gol no segundo turno: uma vitória de 3 a 0 contra o Wolverhampton — foi o 50º gol do atacante na competição, sendo então o 5º holandês na história a atingir tal marca.
Mesmo nessa má fase, ainda conseguiu marcar gols importantes em momentos decisivos, como ao entrar na prorrogação da final da Copa da Liga Inglesa, contra o Cardiff City, e marcar o gol da virada. Logo depois, o País de Gales empatou, mas não conseguiu sustentar nos pênaltis e perdeu para o Liverpool.
Por fim, esse título — o único que Dirk Kuyt conquistou no Liverpool — marcou o fim de um jejum de seis anos do clube sem taças. Ao todo, foram 285 jogos e 71 gols com a camisa do time.