O carioca Allan Marques Loureiro jogou pelo Everton entre 2020 e 2022. Recentemente, revelou que vestirá a camisa do Botafogo depois de sair do Al Wahda, clube dos Emirados Árabes Unidos que defende desde que saiu do time inglês.
Sua ida para o UAE Pro League deu fim a uma trajetória de 10 temporadas no futebol europeu. Antes de jogar pelo Everton, também passou por outros dois clubes no continente, o Udinese e o Napoli.
Porém, com sua transferência para o Botafogo agora em junho, o jogador vestirá pela segunda vez a camisa de um time brasileiro desde sua estreia no Vasco da Gama em 2009, clube em que também jogou nas categorias de base.
Além de tudo isso, o volante também já vestiu a camisa da Seleção Brasileira entre 2018 e 2020, num total de 10 jogos até então. Inclusive, integrou a equipe que venceu a Copa América de 2019.
A trajetória de Allan no Everton (2020 a 2022)
No dia 5 de setembro de 2020, o Everton fechou um contrato com Allan por um valor próximo a 21,7 milhões de libras com duração de três anos. Desse modo, o atleta reuniu-se então com seu ex-técnico do Napoli no time inglês, Carlo Ancelotti.
Sua estreia aconteceu logo na semana seguinte em uma partida contra o Tottenham Hotspur, que terminou em vitória para a equipe de Allan por 1 a 0. Porém, em dezembro daquele ano, o meio-campista sofreu uma lesão no tendão em um jogo fora de casa contra o Leicester City.
Naquele momento, o técnico o substituiu aos 41 minutos por André Gomes e a partida terminou em 2 a 0 para o Everton. Depois disso, a equipe técnica descartou Allan do restante dos jogos do clube em 2020.
Um tempo depois, em 1 de março de 2021, finalmente voltou a compor a equipe de titulares. Em um jogo contra o Southampton em que jogou os 90 minutos, mostrou que a lesão já não era um problema e ajudou na vitória que terminou em 1 a 0.
Por fim, outro jogo marcante do volante foi em março de 2022, contra o Newcastle United. Na ocasião, Allan foi expulso depois de um tackle em Allan Saint-Maximin. O carioca também recebeu uma proibição de jogar nas três próximas partidas.
Em sua última temporada pelo Everton no início de 2022/23, quase nem entrou em campo, algo que ocorreu com maior frequência depois que Frank Lampard entrou no comando do time.
Quais títulos Allan conquistou?
Allan não conquistou nenhum título pelo Everton, mas ajudou na aquisição da Série B do Campeonato Brasileiro em 2009, na Copa do Brasil de 2011 e na Copa da Hora em 2010 pelo Vasco da Gama.
Depois disso, no Napoli, time em que teve sua melhor atuação até hoje, venceu a Copa da Itália de 2019/20. Enquanto isso, no Al Wahda, conquistou a Etisalat Emirates Cup de 2023/24.