Após passar basicamente seus dez primeiros anos de futebol no Southampton — exceto por uma breve passagem pelo Bournemouth —, o meia ofensivo Adam Lallana se destacou para o futebol britânico durante sua estadia no Liverpool. Foram sete temporadas atuando pelos Reds e fazendo a alegria da torcida.
Lallana entrou para a escolinha do Southampton quando tinha apenas 12 anos; e foi no clube que ele desenvolveu sua técnica ofensiva de jogar. A cada temporada que passava, Adam aperfeiçoava seu modo de atuar em campo. Isso seguiu até que, na campanha de 2012/2013, ele literalmente voltou todos os olhos dos principais clubes da Inglaterra para si — tanto que foi convocado pela seleção para representar seu país na Copa do Mundo de 2014.
Isso porque ele foi peça de grande importância em uma das melhores campanhas do Southampton no Campeonato Inglês. O clube terminou aquela temporada na oitava posição, melhor classificação do clube em anos. Assediado por diversos times, Adam Lallana acabou por assinar com o Liverpool em uma transação estimada em cerca de 25 milhões de libras.
Lallana atuou no Liverpool entre as temporadas de 2014/2015 e 2019/2020. Neste último ano, porém, ele viu o futebol mundial enfrentar um inimigo em comum: um vírus, que parou todas as competições — inclusive o Campeonato Inglês.
Após um tempo pausada devido à pandemia de covid-19, a Premier League retornou em junho para realizar sua 29ª rodada em 2020, quando, em tese, o contrato de Adam Lallana com o Liverpool já teria acabado. Assim, o atleta prorrogou com o clube por mais um mês a fim de jogar mais algumas partidas e terminar a temporada do campeonato daquele ano. Então, após ganhar três grandes campeonatos naquela campanha do Liverpool, Adam assinou com o Brighton & Hove Albion.
Dados estatísticos de Adam Lallana no Liverpool
Ao longo das seis temporadas em que jogou pelo Liverpool, Lallana entrou em campo 178 vezes vestindo a camisa do time — o que dá um total de 10.672 minutos de jogo. Apesar de ter perdido 35 partidas e empatado outros 46 confrontos, o meio-campista viu o clube ganhar 54% delas. Ou seja, por 97 vezes ele comemorou a vitória junto à torcida e a seus colegas de equipe.
Com uma média de 0,12 gols marcados por partida, Adam Lallana balançou a rede adversária 22 vezes enquanto jogou pelo Liverpool, além de prestar outras 20 assistências. Considerando apenas sua atuação na Premier League, foram 7.324 minutos em campo divididos em 128 partidas, das quais ele ganhou 75, empatou 30 e perdeu apenas 23. Adam ainda marcou 18 gols e prestou 16 assistências.
O desempenho de Adam Lallana no Liverpool fez com que o meia conquistasse o status de lenda do clube na época, principalmente por ter levado o clube a vencer importantes campeonatos em seu último ano defendendo o time. No Liverpool, Lallana ergueu a taça da Champions League em 2018/2019, assim como a Premier League e a Supercopa da UEFA na mesma temporada. Finalmente, Adam também se consagrou Campeão do Mundo FIFA-Klub em 2020.