O futebol uruguaio é repleto de tradição dentro da América do Sul e do Mundo inteiro. O país, que tem menos de 4 milhões de habitantes, já ganhou Copas do Mundo e tem alguns dos principais clubes da modalidade. E um deles é justamente o Peñarol, que já ganhou cinco edições da Libertadores e conta com um currículo excelente no torneio do continente. Mas e quanto a competições fora da América do Sul? O Peñarol tem quantos Mundiais?
Leia o texto a seguir caso queira saber essa resposta. Vamos explorar um pouco a história do time uruguaio e mostrar os principais títulos que ele possui na sua história.
As origens da equipe
O Peñarol teve a sua fundação no ano de 1891.
Os fundadores eram empregados da Central Uruguay Railway Company, uma companhia que construía linhas ferroviárias. Eles criaram o clube com a intenção de desenvolver a prática esportiva. Aliás, o seu nome original era Central Uruguay Railway Cricket Club (CURCC) e, inicialmente, mal tinha futebol entre as suas atividades. As suas cores eram amarelo e preto e eram derivadas da locomotiva The Rocket, usada pela empresa.
O futebol entrou apenas entre as modalidades praticadas no segundo ano de sua existência. Além disso, o nome da organização mudou para Club Atlético Peñarol em março de 1914, com o objetivo de espanholizar a equipe e massificar sua popularidade. Destacando que Peñarol era o nome do povoado em que o clube nasceu.
Estádio do Peñarol
Atualmente, o palco onde o time manda suas partidas é o Estádio Campeón del Siglo. Ele possui capacidade 40.000 pessoas e teve sua inauguração em março de 2016.
Este, aliás, é o terceiro estádio do Peñarol em sua história. O primeiro foi o Contador Damiani, usado até 1997, mas que até hoje o clube mantém para dar apoio a suas categorias de base, e o segundo foi o Centenário, que foi útil até a inauguração do palco atual.
Quantos Mundiais tem o Peñarol?
Já que agora você descobriu um pouco mais das origens do clube, hora de saber quantos mundiais o Peñarol possui em seu currículo.
Ao todo, os uruguaios têm três taças da Copa Intercontinental, considerada um mundial pela FIFA. Os anos em que venceram foram 1961, 1966 e 1982. Somado a isso, eles também tem outros dois vice-campeonatos em 1960 e 1987. Dessa maneira, os Aurinegros são o time mais vencedor do torneio, junto ao Real Madrid, Milan, Boca Juniors e o rival Nacional.
Já no Mundial de Clubes, que teve início nos anos 2000, a equipe não soma nenhum título na competição. Mal sequer chegou a jogar ela, por sinal, já que não ganhou a Libertadores neste século.
Outros títulos
Por fim, vamos analisar quais outras conquistas relevantes que o Peñarol levantou desde 1891. São vários troféus, mas dentre eles é possível listar alguns que despertam mais a atenção, como:
- 51 Campeonatos Uruguaios;
- 2 Supercopas Uruguaias;
- 7 Torneios Apertura;
- 2 Torneios Classificatórios
- 10 Torneios Clausura;
- 1 Recopa Intercontinental;
- 1 Copa Rio da Prata;
- 12 Liguillas Pré-Libertadores.