Uma das maiores polêmicas do futebol envolve o Palmeiras e o Mundial de Clubes. Em 1951, o esquadrão venceu a Copa Rio, torneio que colocava times brasileiros e europeus frente a frente. Para os palmeirenses, a conquista é semelhante ao título mundial, enquanto os rivais zombam e afirmam que o elenco não tem a taça. Mas o Palmeiras também jogou no Mundial de Clubes em outras ocasiões. É hora de relembrar todas as participações.
Participações do Palmeiras no Mundial de Clubes
O Palmeiras já disputou o Mundial de Clubes três vezes, mas não venceu nenhuma. As aparições aconteceram em 1999, 2020 e 2021 – as duas últimas sob o tradicional formato. Em 2025, o time vai jogar pela quarta vez.
Você se lembra de cada uma das participações? Então está na hora de relembrar o desempenho do Verdão!
Primeira participação no Mundial de Clubes em 1999
Na história do Palmeiras, é certo dizer que a “era Parmalat” foi uma das mais vitoriosas. Em 1999, por exemplo, a equipe venceu a Libertadores pela primeira vez ao derrotar o Deportivo Cali (Colômbia) na final e, de quebra, ficar com a vaga na Copa Toyota, considerada o Mundial de Clubes na época.
A competição colocava frente a frente o atual campeão da Liga dos Campeões da UEFA e da Libertadores para, então, definir qual era o melhor time do mundo. Apesar de não ser organizado pela FIFA, a entidade reconheceu em 2017 todos os vencedores do torneio como campeões mundiais.
Em 1999, o Palmeiras chegou confiante para disputar a Copa Toyota com o goleiro Marcos, Roque Júnior, Zinho, Alex, Paulo Nunes e César Sampaio sob o comando do treinador Felipão. Do outro lado, o Manchester United de Gary Neville, Paul Scholes, Ryan Giggs e David Beckham estava preparado para enfrentar os brasileiros.
A partida aconteceu em 30 de novembro daquele ano, no Estádio Nacional, em Tóquio, no Japão. Aos 35 minutos do primeiro tempo, Roy Keane abriu o placar em favor dos ingleses. O Palmeiras não conseguiu passar pela defesa de Manchester, que se manteve consistente durante os 90 minutos. Então, por 1 a 0, o United levou o troféu para casa.
Derrota para o Tigres na semifinal no Mundial de 2020
Vinte e um anos depois, o Palmeiras voltou a competir no Mundial de Clubes. Dessa vez, o torneio já estava com o formato tradicional e sob a organização da FIFA. Diferente da primeira participação, o time mostrava mais experiência em competições internacionais.
Em 2020, o impecável trabalho de Abel Ferreira à frente do grupo paulista culminou na conquista da segunda Libertadores da história do clube, ao derrotar o Santos no Maracanã. Com a pandemia, o Mundial foi realizado em fevereiro de 2021.
Então, o esquadrão verde de Rony, Dudu, Gustavo Gómez, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa estreou na semifinal, contra o Tigres, do México. O resultado, porém, deixou os palmeirenses decepcionados. Gignac, de pênalti, deu a vitória aos mexicanos no segundo tempo por 1 a 0. Com a derrota, o Palmeiras teve que se contentar em brigar pela medalha de bronze.
Dessa maneira, na disputa do terceiro lugar em 11 de fevereiro, no Catar, o Al Ahly, do Egito, superou o Palmeiras. Os adversários levaram a melhor nas cobranças de pênaltis, 3 a 2, após o empate no tempo regulamentar. Rony, Luiz Adriano e Felipe Melo erraram, enquanto Scarpa e Gómez converteram.
Vitória do Chelsea nos pênaltis em 2021
Em 2021, o Palmeiras conquistou o terceiro título da Libertadores ao vencer o Flamengo na decisão, no Uruguai. Automaticamente, carimbou o passaporte ao Mundial de Clubes da FIFA. O alviverde tinha basicamente o mesmo grupo, mas estava mais confiante e, claro, preparado.
Então, o alviverde reencontrou o Al Ahly na semifinal do torneio. Mas, dessa vez, os brasileiros ganharam por 2 a 0, com gols de Raphael Veiga e Dudu. Os torcedores celebraram a vaga na final, mas estavam ansiosos para enfrentar o Chelsea, atual campeão da Liga dos Campeões da UEFA.
Considerados dois dos melhores treinadores da atualidade, Abel Ferreira e Thomas Tuchel ficaram frente a frente na final. O duelo foi realizado em 12 de fevereiro de 2022, nos Emirados Árabes Unidos. Lukaku abriu o placar para os ingleses no primeiro tempo, enquanto Raphael Veiga deixou tudo igual.
Porém, na prorrogação, a bola bateu na mão do zagueiro Luan, e o árbitro assinalou pênalti para os europeus. Havertz assumiu a responsabilidade e colocou a bola no fundo das redes do goleiro Weverton, sem pressão. O Chelsea levou o troféu para casa, enquanto o Palmeiras ficou com a medalha de prata.
O que a Fifa diz sobre o Mundial do Palmeiras de 1951?
No site oficial do Palmeiras, há uma página dedicada apenas para a conquista da Copa Rio de 1951. Com a frase “Primeiro Campeão Mundial Interclubes”, a publicação traz fotos do elenco na época e da taça adquirida pelo alviverde ao vencer a Juventus, da Itália, na decisão. Por outro lado, existe a polêmica sobre a FIFA reconhecer ou não o título do Palmeiras.
Em 27 de outubro de 2017, o Conselho da FIFA em Calcutá, na Índia, aprovou a proposta da Conmebol sobre reconhecer os vencedores da Copa Intercontinental entre 1960 e 2004 como campeões mundiais. Dessa maneira, Flamengo, São Paulo, Santos e Grêmio tiveram suas respectivas conquistas asseguradas. Enquanto isso, não houve menção ao triunfo do alviverde em 1951 ou do Fluminense em 1952.
Entretanto, há outro lado da história: em agosto de 2022, antes do início do Mundial de Clubes, o atacante Rony concedeu entrevista ao site oficial da FIFA. Em certo momento, a entidade afirma que o Palmeiras já tem um título mundial. No mesmo instante, os palmeirenses divulgaram o trecho e garantiram que, de fato, o clube já foi campeão do mundo.
Quem o Palmeiras vai pegar no Mundial de 2025?
O Palmeiras ainda não sabe quem vai enfrentar no Mundial de Clubes de 2025. O sorteio da FIFA para definir os grupos será realizado no dia 5 de dezembro de 2024, em Miami. No total, 32 equipes de todos os continentes vão participar do torneio.
Palmeiras, Flamengo e Fluminense estão confirmados na primeira edição do novo Mundial. Além disso, o campeão da Libertadores em 2024, Atlético Mineiro ou Botafogo, também vai garantir vaga na competição. Entre os participantes estão Chelsea, Manchester City, Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Borussia Dortmund, Inter Miami, Real Madrid e Al Hilal.
Todas as confederações internacionais de futebol terão seus representantes: AFC, CAF, Concacaf, Conmebol, OFC e UEFA, além do país-sede. O sorteio irá dividir as 32 equipes em oito grupos de quatro, jogando um contra o outro em turno único. Sendo assim, os dois melhores de cada chave avançam para as oitavas de final. Daí começa o mata-mata, sempre em jogo único. Aliás, é importante ressaltar que não há terceiro lugar.
O torneio será disputado nos Estados Unidos, de 15 de junho a 13 de julho de 2025.