A final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA foi um balde de água fria para o Paris Saint-Germain. O time francês, que chegou como favorito, acabou derrotado de forma surpreendente pelo Chelsea. Mas o PSG vai ter mais uma chance de conquistar um título mundial em 2025. A oportunidade vem com a disputa da Copa Intercontinental.
Essa será apenas a segunda edição do torneio criado pela FIFA, que começou em 2024 e teve o Real Madrid como campeão inaugural. A proposta da entidade foi manter um cruzamento global entre os melhores clubes de cada continente, mesmo com o novo Mundial sendo disputado apenas de quatro em quatro anos.
O que é a Copa Intercontinental da FIFA?
A Copa Intercontinental é o torneio criado para substituir o antigo Mundial de Clubes, que até então era realizado todo mês de dezembro. Com o novo formato da Copa do Mundo de Clubes sendo quadrienal, a FIFA lançou esse torneio para garantir que, anualmente, os campeões continentais ainda se enfrentem.
Mas há diferenças importantes em relação ao antigo modelo. A começar pelo tamanho da competição, que mantém apenas os 6 campeões continentais e não traz mais um representante do país sede.
A cada edição, os melhores clubes da África, Ásia, Oceania, CONCACAF (Américas Central e do Norte), CONMEBOL (América do Sul) e Europa disputam o título. O confronto entre continentes segue sendo o grande atrativo, mas a estrutura foi ampliada para envolver mais partidas e mais estágios para os sul-americanos.
Como será o formato da competição?
O formato da Copa Intercontinental 2025 segue o padrão estabelecido em 2024. O torneio começa com uma partida eliminatória entre o campeão africano e o campeão da Oceania. Essa fase recebe o nome de playoff da Copa África, Ásia e Pacífico.
O vencedor desse primeiro jogo enfrenta na sequência o campeão asiático. Quem vencer essa nova partida garante presença na próxima fase do torneio.
Do outro lado, temos o chamado Derby das Américas, que coloca frente a frente o campeão da CONMEBOL Libertadores e o campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF. A rivalidade entre América do Sul e América do Norte sempre rende boas histórias e promete ser um dos pontos altos do torneio.
Esses caminhos se cruzam na fase seguinte. O vencedor do Derby das Américas enfrenta o ganhador da chave África-Ásia-Oceania na chamada Challenger Cup, que funciona como uma semifinal.
Quem passar pela Challenger Cup terá então o desafio mais difícil do torneio: encarar o campeão da Champions League da UEFA na grande final da Copa Intercontinental.
Vale lembrar que os europeus são os únicos a entrarem direto na final. Assim, o campeão da Libertadores precisa vencer três jogos para levantar a taça, enquanto o europeu disputa apenas um.
Veja como está a luta para ser o representante da América do Sul no torneio, antes das oitavas de final da Libertadores:

Quando será a Copa Intercontinental 2025?
Ainda não há confirmação oficial da FIFA para as datas das primeiras partidas do torneio. Em 2024, o confronto entre África e Oceania foi disputado em setembro, e a final contra o representante da Ásia aconteceu em outubro. Existe a chance de esse cronograma se repetir em 2025, mas ainda não é certo.
As demais datas, no entanto, já foram definidas pela organização do torneio:
- 10 de dezembro: Derby das Américas
- 13 de dezembro: Challenger Cup
- 17 de dezembro: final da Copa Intercontinental
Essa sequência apertada de jogos pode causar um problema logístico para os clubes brasileiros. A final da Libertadores de 2025 está marcada para o dia 29 de novembro, em Lima, no Peru. Isso exige que o campeão embarque para uma nova maratona de viagens logo depois de uma decisão continental.
Outro ponto importante é o calendário nacional. A última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A está prevista para 21 de dezembro, o que coloca o torneio da FIFA em claro conflito com o futebol local.
Quais clubes já estão garantidos na Copa Intercontinental 2025?
A maior parte dos participantes da Copa Intercontinental 2025 já está definida. A única vaga em aberto é a do campeão da Conmebol Libertadores, que será conhecido apenas no fim de novembro. Confira os times já classificados:
Paris Saint-Germain
O PSG chega como o atual campeão da UEFA Champions League. A conquista serviu também para garantir o time francês no Mundial de 2029. Mesmo assim, o PSG terá em 2025 a chance de conquistar seu primeiro título mundial oficial pela FIFA e aumentar sua lista de títulos.
Pyramids
O time egípcio surpreendeu ao vencer o Mamelodi Sundowns na final da Champions League da CAF. O Pyramids será o representante africano na edição deste ano.
Al-Ahli
Camisa forte no futebol saudita, o Al-Ahli venceu o favoritismo do Al-Hilal na semifinal e superou o Kawasaki Frontale do Japão na decisão asiática. Com isso, tornou-se o representante do continente asiático.
Auckland City
Velho conhecido das competições da FIFA, o clube da Nova Zelândia é o mais dominante da história da Liga dos Campeões da Oceania. Mesmo após o 10 a 0 sofrido contra o Bayern no Mundial, o time segue sendo uma presença constante no torneio.
Cruz Azul
Campeão da Concachampions, o tradicional time mexicano venceu o Vancouver Whitecaps na decisão. A equipe chega forte e com boa experiência internacional para encarar o campeão sul-americano.
Onde será a Copa Intercontinental em 2025?
A FIFA ainda não anunciou oficialmente os locais dos jogos da Copa Intercontinental 2025. Vale lembrar que os jogos da chave África-Ásia-Oceania são sempre disputados na casa da equipe de melhor ranking. Em 2024, por exemplo, foram jogados nos Emirados Árabes e no Egito.
Já a fase decisiva, incluindo a partida do Botafogo e a final entre Real Madrid e Pachuca, foi realizada no Qatar. No total, o torneio passou por três países diferentes e foi disputado em quatro estádios.
A definição da sede da fase final de 2025 deve ser oficializada nos próximos meses.
As odds foram verificadas no momento da produção deste conteúdo e estão sujeitas a mudanças. Consulte as odds atualizadas na seção de apostas esportivas da Sportingbet.