Início » Futebol » MLS » Estatísticas da MLS: veja os principais números da Major League Soccer

Estatísticas da MLS: veja os principais números da Major League Soccer

Publicado em:

Última atualização:

A Major League Soccer é o principal campeonato de futebol dos Estados Unidos. O torneio transformou-se no mais popular evento entre os apaixonados pelo esporte devido à quantidade de craques em campo, como Lionel Messi, Luis Suárez, Gabriel Pec e Sergio Busquets. As estatísticas da MLS não mentem: é uma competição de qualidade e muito acirrada. Ficou curioso? Acompanhe os números da liga a seguir.

Estatísticas da MLS

No futebol, as estatísticas são significativas porque traduzem a atuação do jogador em números. De gols a faltas, elas são essenciais para uma análise aprofundada sobre o desempenho individual e também da equipe. Com os levantamentos, os assistentes e treinadores podem observar o que há de errado no grupo e, assim, melhorar o desenvolvimento do elenco.

Na Major League Soccer não é diferente. Os ‘scouts’ auxiliam os especialistas em cada um dos setores, do goleiro ao ataque, para transformar a performance do time. Gols, assistências, passes completos, faltas, cartões amarelos e vermelhos, finalizações e passes errados são alguns dos itens observados.

Mas qual é a melhor equipe da liga? Quem é o jogador que mais balançou as redes? Ou, então, quem são os esportistas que mais se dedicaram a fazer história? Fique de olho nas estatísticas da MLS a seguir.

Qual o time mais forte da MLS?

É difícil nomear um time como o mais forte de toda a história da MLS. As franquias se atualizam, contratam ótimas peças, investem em jovens e mudam os esquemas táticos a cada ano de acordo com as ambições. Cada equipe viveu seu momento de glória, com títulos e decisões disputadas.

Em 1996, o D.C. United criou a hegemonia ao vencer duas edições seguidas. Mais tarde, em 2006, foi a vez do Houston Dynamo, enquanto o Los Angeles Galaxy ampliou seu domínio na liga entre 2011 e 2014. Falando em títulos, o Los Angeles Galaxy é o maior campeão de todos os tempos, com cinco troféus. O D.C United vem em segundo, com quatro, enquanto o Columbus Crew aparece em terceiro lugar, com três.

Por outro lado, muitas equipes são fortes e nunca levantaram o caneco, como o Inter Miami. Propriedade de David Beckham, a franquia da Flórida tem Messi, Suárez, Matías Rojas, Sergio Busquets e Jordi Alba no plantel. Em 2024, é favorita ao título, mas nunca disputou a MLS Cup.

Quem tem mais gols na MLS?

Com 171 gols, Chris Wondolowski é o maior artilheiro da história da MLS. O atacante defendeu o San Jose Earthquakes e o Houston Dynamo até se aposentar, em 2022, com o status de goleador da liga profissional de futebol dos Estados Unidos.

Por outro lado, o reinado de Chris está ameaçado por Kei Kamara, de 40 anos. O atleta do Los Angeles FC possui 146 marcações e segue firme no campeonato. A lista também tem Landon Donovan, com 145 gols; Jeff Cunningham, com 134; e Jaime Moreno, com 133 gols.

Quem é o artilheiro da temporada de 2024? Veja as estatísticas da MLS

O artilheiro da MLS em 2024 é Christian Benteke, do D.C. United, com 23 gols. Enquanto isso, três jogadores dividem o segundo lugar após balançarem as redes 20 vezes: Denis Bouanga, do Los Angeles Football Club; Lionel Messi e Luis Suárez, do Inter Miami. Cucho Hernández, do Columbus Crew, aparece em terceiro lugar, com 19 marcações.

Além do formato diferente, uma das principais características do campeonato nos Estados Unidos são os placares elásticos. Goleadas são frequentes – seja em decisões ou em uma partida normal do calendário –, assim como a maioria dos confrontos nunca termina em zero a zero. É visível o empenho dos atletas para saírem do gramado com mais de dois gols na conta e, consequentemente, a vitória.

Se você chegou até aqui, é porque ficou curioso para saber as estatísticas da MLS sobre os artilheiros em 2024. Confira, então, os 10 goleadores da temporada, de acordo com o site oficial:

  1. Christian Benteke (D.C United) – 23 gols
  2. Denis Bouanga (Los Angeles Football Club) – 20 gols
  3. Luis Suárez (Inter Miami) – 20 gols
  4. Lionel Messi (Inter Miami) – 20 gols
  5. Cucho Hernández (Columbus Crew) – 19 gols
  6. Cristian Arango (Real Salt Lake) – 17 gols
  7. Dániel Gazdag (Philadelphia Union) – 17 gols
  8. Alonso Martínez (New York City FC) – 16 gols
  9. Petar Musa (FC Dallas) – 16 gols
  10. Gabriel Pec (LA Galaxy) – 16 gols
  11. Jonathan Rodríguez (Portland Timbers) – 16 gols