Início » Futebol » Descubra a história do Metropolitanos FC

Descubra a história do Metropolitanos FC

Publicado em:

Última atualização:

A Venezuela não é um dos países da América do Sul que é lembrado por seu futebol, todavia, nos últimos anos, a Seleção Venezuelana tem conseguido bons resultados internacionalmente. Somado a isso, alguns clubes acabam por produzir jogadores de qualidade que eventualmente saem para países do exterior, como é o caso do Brasil. Um dos clubes é o Metropolitanos FC, que foi fundado recentemente e já faz bastante sucesso.

O surgimento do Metropolitanos FC

O Metropolitanos FC teve sua fundação em agosto de 2011, ou seja, há apenas pouco mais de dez anos. O local onde ela ocorreu foi na Cidade de Los Teques, que tem pouco mais de 200 mil habitantes. Já o principal responsável por dar origem a ele foi o empresário Juan Carlos Ferro. Juan é atual presidente do clube e, inclusive, possui um filho atuando no elenco, Andrés Ferro.

Com o apelido de Los Violetas, o time inicialmente disputou a Segunda Divisão da Venezuela em 2012/13. Acabou por subir no ano seguinte e, desde 2018, é uma figura constante na Primeira Divisão. Aliás, sob o comando do técnico José Maria Morr, que assumiu em 2019, o clube possui excelentes resultados e virou um dos protagonistas do futebol nacional.

Nos últimos anos, vem disputando as principais competições continentais. Porém, o desempenho não tem sido bom e a equipe costuma cair ainda nas primeiras fases. Em 2024, por exemplo, a equipe somou apenas um ponto na fase de grupos da Copa Sul-Americana. Mesmo assim, só de disputar o torneio já podemos considerar um grande feito, sobretudo se pensarmos que o Metropolitanos FC é um clube jovem.

O estádio do clube

Atualmente, o Metropolitanos FC atua no Estádio Olímpico da Universidade Central, em Caracas, e o local possui capacidade para aproximadamente 30 mil torcedores.

Vale destacar que o Estádio Olímpico teve sua fundação em 1951 e não é útil somente para o clube. Lá também ocorrem partidas de rugby, por exemplo. Além disso, ele sediou a final da Copa América em 1975, quando a equipe da Colômbia acabou derrotando o Peru e conquistou o troféu.

Principais jogadores do Metropolitanos FC

Segundo o site O Gol, o Metropolitanos FC conta atualmente com 47 jogadores em todo o seu elenco. Dentre os principais nomes, é possível destacar alguns como:

Charlis Ortiz

O atacante venezuelano é o atacante da equipe na temporada e é o maior goleador até então.

Jhon Chancellor

Jhon atua como defensor e, por sinal, fez parte da lista da Seleção Venezuelana para a Copa América 2024.

Álvaro Villete

Por fim, o goleiro uruguaio Álvaro Villete também merece destaque. Com ele, a defesa do Metropolitanos FC é uma das menos vazadas da Venezuela.

Títulos do Metropolitanos FC

Pelo fato de ser uma equipe recente, ainda não possui uma extensa galeria de troféus. Todavia, as únicas taças que o clube conquistou são justamente duas das mais importantes do país: a Segunda Divisão, em 2016, e a Primeira Divisão, em 2022.

A Primeira División, maior conquista da equipe, foi obtida em 2022 em uma final que o Metropolitanos FC disputou contra a equipe do Monagas. O jogo foi feito no Estádio Olímpico e o placar final foi de 2 a 1 para os donos da casa.