Início » Futebol » Luis Zubeldía: como foi a passagem do atual técnico do São Paulo pela LDU?

Luis Zubeldía: como foi a passagem do atual técnico do São Paulo pela LDU?

Publicado em:

Última atualização:

O atual técnico do São Paulo, Luis Zubeldía, teve uma recente passagem pela LDU. Com um histórico de títulos, o treinador deixou a equipe de Quito, no Equador, por divergência de opiniões com a diretoria.

Continue a leitura e veja como foi a passagem do ex-meio-campista Luis Zubeldía como técnico da LDU, incluindo títulos e estatísticas.

Meio-campo no Lanús

Luis Francisco Zubeldía nasceu em 13 de janeiro de 1981 em Santa Rosa, Argentina. Zubeldía foi um jovem meio-campista promissor que começou como goleiro no futebol de rua. Seu talento chamou a atenção de grandes equipes, levando-o ao Lanús, da Argentina, onde atuou de 1998 a 2004. Zubeldía participou de 47 jogos, marcando três gols pela equipe.

Em 1997, o então jogador foi convocado para atuar no Mundial pela seleção sub-17 de seu país e, em 1999, para o Mundial da seleção sub-20.

Apesar de seu talento, Zubeldía teve a carreira interrompida precocemente. Com apenas 23 anos, o jogador sofreu uma grave lesão na perna, que comprometeu a circulação de sangue no membro. O que parecia o fim do sonho do argentino tornou-se o começo de sua história como treinador.

De dentro do gramado à beira do campo

“Tudo que eu tinha planejado desmoronou. Me salvou o fato de eu ter o ensino médio completo e comecei a estudar jornalismo esportivo”, relembrou Luis Zubeldía ao jornal Clarín.

No entanto, o atual técnico do São Paulo não completou seus estudos na faculdade. Isso porque ele foi convidado pelo Lanús para fazer parte da comissão técnica da equipe como auxiliar técnico. Já aos 27 anos (2008), Zubeldía se tornou o treinador mais jovem da história da elite argentina, sendo mais novo do que muitos de seus jogadores em campo.

Após sua saída do Lanús, Zubeldía passou por alguns times da América do Sul e Espanha: Barcelona de Guayaquil, Racing, Santos Laguna, Indepediente Medellín, Alavés, Cerro Porteño e Lanús.

A primeira passagem do técnico pela LDU de Quito aconteceu em 2015. Já a segunda, em 2022.

A segunda passagem de Luis Zubeldía pela LDU

Apesar de não ter conquistado nenhum título na primeira passagem pela LDU (um ano), Luis Zubeldía foi convidado a retornar ao clube oito anos depois, em abril de 2022.

Na equipe de Quito, Zubeldía comandou a conquista de dois importantes títulos, que também foram seus únicos troféus como técnico até aqui. O treinador conquistou a Liga Equatoriana e a Copa Sul-Americana de 2023. Ao todo, esses dois troféus registram 43 jogos, 25 vitórias, 14 empates e quatro derrotas.

O saldo de gols também é positivo: o time marcou 73 gols e sofreu apenas 23, resultando num aproveitamento de 69%. Estes números, portanto, chamaram a atenção do São Paulo, que assinou contrato com Luis Zubeldía em abril de 2024. O treinador assumiu o cargo de Thiago Carpini, que hoje comanda o Vitória.

Zubeldía no comando do São Paulo

O início de Luis Zubeldía no São Paulo deixou qualquer adversário com receio: foram 12 jogos invictos. No entanto, pouco tempo depois, o Vasco goleou o Tricolor Paulista por 4 a 1 em casa, desestruturando o técnico e os jogadores.

Atualmente, o Soberano ocupa a 6ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro, com 38 pontos, e segue vivo em todas as competições que disputa: Copa do Brasil e Libertadores.

Nesta quinta-feira (22), Luis Zubeldía terá seu primeiro grande teste como treinador do São Paulo. O time enfrenta no MorumBIS o Nacional do Uruguai, às 19h, pelo jogo de volta. Na ida, a equipe empatou com os uruguaios.

A partida entre São Paulo e Nacional tem transmissão exclusiva do streaming Paramount+.