Início » Futebol » Lucas Leiva no Liverpool: relembre a passagem do brasileiro no clube inglês

Lucas Leiva no Liverpool: relembre a passagem do brasileiro no clube inglês

Publicado em:

Última atualização:

A trajetória de Lucas Leiva no Liverpool o coloca na lista de brasileiros que brilharam na Europa. Nascido em Dourados, no Mato Grosso do Sul, o atleta começou nas categorias de base do Grêmio. Em 2007, viajou à Inglaterra para jogar no Liverpool, onde conquistou um título. Sendo assim, relembre a trajetória de Lucas no clube inglês e os recordes do brasileiro.

O volante também defendeu a Lazio, entre 2017 e 2022, até retornar a Porto Alegre para encerrar a carreira no Tricolor Imortal. Em 2008, venceu a medalha de bronze com a Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Pequim.

Quantos anos Lucas Leiva jogou no Liverpool?

O brasileiro Lucas Leiva vestiu a camisa do Liverpool por dez anos. O volante esteve à frente do número 21 por uma década, somando vitórias, gols, recordes, decisões de campeonatos e um troféu. Lucas foi apenas o segundo brasileiro a jogar pelos Reds, depois de Fábio Aurélio.

Com a boa atuação no Grêmio, Lucas recebeu propostas de gigantes europeus. O Liverpool entrou na briga e apresentou uma boa oferta pelo brasileiro. O volante, claro, aceitou e, em 2007, embarcou para a Inglaterra para o primeiro grande teste da sua carreira. Não foi fácil para o jogador se destacar em um elenco recheado de estrelas, como Steven Gerrard, Javier Mascherano e Xabi Alonso. Lucas batalhou dia e noite, e suou a camisa para ganhar oportunidades e, assim, se tornar o queridinho da torcida.

O primeiro jogo aconteceu em 28 de agosto de 2007, na vitória contra o Toulouse por 4 a 0, na Liga dos Campeões. Ficou em campo por 22 minutos depois de substituir Momo Sissoko no segundo tempo, mas conseguiu mostrar seu potencial em Anfield. Aliás, o sul-mato-grossense demorou a engrenar no esquema tático de Rafael Benítez. Com a saída de alguns dos principais jogadores, o volante finalmente conquistou a titularidade.

Em 2012, Lucas Leiva venceu o seu primeiro e único troféu no Liverpool: a Copa da Liga Inglesa. Apesar de não ter participado da decisão por conta de uma lesão, o brasileiro foi fundamental em todo o processo. Então, quando Jürgen Klopp assumiu o time em 2015, Leiva perdeu espaço por decisões técnicas do alemão. Lesões também alteraram o desempenho do brasileiro em campo.

Leiva jogou por mais alguns anos em Merseyside e, em 2017, ingressou na Lazio. Foi difícil dizer adeus ao clube que o acolheu tão bem por anos, mas o brasileiro sempre será lembrado e exaltado pela torcida.

Estatísticas de Lucas Leiva no Liverpool

Agora que você já sabe a trajetória de Lucas Leiva no Liverpool, confira as estatísticas do atleta em terras inglesas:

  • 346 partidas
  • 190 vitórias
  • 77 empates
  • 79 derrotas
  • 7 gols
  • 21 assistências
  • Último jogo: Liverpool 3 x 0 Middlesbrough – 21/05/2017 – Premier League
  • Time que mais enfrentou: Chelsea (19 vezes)
  • 1 título (Copa da Liga Inglesa)

Por que Lucas se aposentou do futebol?

Após uma passagem bem-sucedida no Liverpool, na Inglaterra, e um roteiro vitorioso na Lazio, da Itália, Lucas Leiva decidiu que era a hora de voltar para casa e defender o Grêmio pela última vez, antes de pendurar as chuteiras. Em julho de 2022, o clube gaúcho anunciou o retorno do jogador, com contrato válido até o fim do ano seguinte.

Entretanto, o destino pregou uma peça no jogador: exames constataram uma fibrose cicatricial no miocárdio. Em março de 2023, Lucas convocou uma entrevista coletiva e anunciou a aposentadoria do futebol. O pronunciamento oficial do Grêmio informou que o problema de saúde foi detectado durante a pré-temporada.

Emocionado, Lucas Leiva agradeceu por todo o carinho e apoio do Grêmio durante a carreira e, principalmente, dos torcedores.

“Quero agradecer ao Grêmio por todo o apoio que recebi nesses três meses e desde quando voltei. Hoje estou anunciando minha aposentadoria. Tem sido um período difícil e acho que é a primeira vez que choro por esse caso. Só tenho a agradecer realmente. Só gratidão por todo esse tempo de carreira. Estou encerrando onde eu gostaria, mas não da forma que eu gostaria. Tenho certeza de que o novo ciclo irá se iniciar de uma forma brilhante. Agradeço a paciência de todos” — disse o jogador em coletiva.