Localizada no norte da Europa, a Suécia tem pouco mais de 10 milhões de habitantes. É um país pequeno, mas tem tradição em revelar grandes craques no futebol, assim como Victor Lindelof. Antes de chegar ao Manchester United, o zagueiro vestiu a camisa do Benfica, em Portugal, onde levantou troféus em diversas ocasiões. Por isso, relembre como foi a passagem de Lindelof no Benfica e as estatísticas do jogador.
Passagem de Lindelof no Benfica
Prodígio no futebol, Lindelof deu o pontapé inicial na carreira enquanto adolescente. No entanto, precisou ter paciência até receber a sua grande chance nos clubes que defendeu. Aos 16 anos, estreou no Vasteras e ajudou a equipe a conquistar o acesso para a primeira divisão do Campeonato Sueco. Com o zagueiro se sobressaindo, logo chamou a atenção do Benfica até que, em 2012, aceitou o acordo dos portugueses.
Como era menor de idade, o sueco primeiro integrou as categorias de base das Águias. Ganhou a titularidade no time B e, ao completar 18 anos, foi promovido para o elenco titular. Usou a camisa do Benfica pela primeira vez em 19 de outubro de 2013, na vitória por 1 a 0 contra o CD Cinfães, na Taça de Portugal.
Sob o esforço em manter os adversários longes da área defensiva, o zagueiro garantiu a vaga no time principal, com destaque para a sua atuação na temporada 2016/17, ao lado do capitão Luisão. Dessa maneira, conquistar taças tornou-se um hábito para Lindelof no Benfica, com triunfos no Campeonato Português, Taça de Portugal, Taça da Liga e Supercopa de Portugal em diferentes eras.
O clube português não conseguiu segurar o talento por muito tempo. Depois de muitas investidas, o sueco transferiu-se em 2017 para o Manchester United. Desde então, tem feito a sua função muito bem com Erik ten Hag, fundamental no setor defensivo dos ingleses.
Por fim, confira as estatísticas de Victor Lindelof no Benfica (2013-2017):
- 73 partidas (54 vitórias, dez empates e nove derrotas)
- 2 gols
- 0 assistências
- Último jogo: Benfica 2 x 1 Vitória SC – 28/05/2017 – Taça de Portugal
- 7 títulos (3 Campeonato Português, 2 Taça de Portugal, 1 Taça da Liga e 1 Supercopa)
Lindelof na Seleção da Suécia
O sucesso no Benfica e Manchester United deu ao zagueiro convocações para a Seleção da Suécia. Em 2015, o jovem liderou o grupo sub-21 ao seu primeiro título do Campeonato Europeu. Ao ficar mais velho, pôde se juntar ao elenco principal da Suécia para fazer companhia para Zlatan Ibrahimović e Emil Forsberg.
Lindelof estreou na equipe nacional da Suécia em 24 de março de 2013, no amistoso contra a Turquia. Seu primeiro desafio foi participar da Eurocopa 2016, contudo o time caiu na fase de grupos. Chegou até as oitavas de final em 2020, mas perdeu para a Ucrânia na prorrogação. Em 2018, na Rússia, Lindelof teve a chance de defender a sua nação na Copa do Mundo, até ser eliminado pela Inglaterra nas quartas de final.
Apesar dos resultados ruins em campo, Lindelof foi elogiado por sua atuação na Suécia em cada uma das competições, com a presença frequente entre as listas de convocações. O defensor também disputou partidas das Eliminatórias, amistosos e a Liga das Nações, torneio secundário da UEFA.