Protagonizando campanhas catastróficas no Campeonato Inglês, Tottenham e Manchester United se enfrentarão na final da Liga Europa a partir de 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira, no estádio San Mamés, em Bilbao, para tentar salvar a temporada.
A decisão na Espanha pode levar os Spurs ao terceiro título de Europa League, já que a equipe de Londres venceu as edições de 1971/72 e 1983/84, quando o torneio ainda era chamado de Copa da Uefa. Já os Red Devils tentam o bicampeonato oito anos após superarem o Ajax na conquista da primeira taça.
Após novas derrotas na última sexta-feira, diante de Aston Villa e Chelsea, respectivamente, Tottenham e Manchester United deram sequência a campanhas para esquecer na Premier League. Os Spurs somam 38 pontos e figuram na 17ª posição, apenas uma acima da zona de rebaixamento. O United está uma colocação acima, com 39 pontos.
As odds para Tottenham x Manchester United
Mesmo que não vença o clássico contra o Tottenham desde 2022 — são quatro derrotas e dois empates no período —, o Manchester United é visto como favorito na final da Liga Europa.
Por isso, a odd para que os Red Devils levantem a taça é de 1.78, valor que sobe para 2.45 em caso de vitória já no tempo normal. Palpite em título dos Spurs, por outro lado, pode pagar 1.98, taxa menor do que a de 2.80 que será desembolsada se o triunfo acontecer já nos 90 minutos.
Se houver ao menos três gols em Tottenham x Manchester United, o apostador poderá receber 1.90. Já a odd para que as duas equipes balancem a rede é de 1.73.
Com essas dicas, você já pode fazer suas apostas na Liga Europa.
Tottenham
Se tudo vai mal na Premier League, com a pior campanha desde 1976/77, a torcida do Tottenham é só sorrisos quando o assunto é Liga Europa. A boa trajetória do time do técnico Ange Postecoglou começou já na primeira fase, em que ficou na quarta colocação, após cinco vitórias, dois empates e uma derrota.
Os Spurs encararam o AZ Alkmaar nas oitavas de final e passaram sufoco. Após derrota por 1 a 0 na Holanda, o time precisou vencer por 3 a 1 na volta, no Tottenham Stadium, para avançar. A receita se inverteu nas quartas, contra o Eintracht Frankfurt, ou seja, o Tottenham foi mal em casa, onde empatou por 1 a 1, e resolveu a classificação na Alemanha, após vitória por 1 a 0, com gol salvador de Solanke.
O passo final rumo à decisão, contra o surpreendente Bodo/Glimt, acabou sendo o mais simples do mata-mata. O Tottenham venceu por 3 a 1 em Londres e depois triunfou por 2 a 0 no Aspmyra, na Noruega, em acanhado estádio para pouco mias de oito mil espectadores.
A taça da atual edição pode ser a terceira de Liga Europa dos Spurs, que venceram pela primeira vez em 1971/72, em decisão contra o também inglês Wolverhampton. O time repetiu a dose em 1983/83, após vitória nos pênaltis sobre o Anderlecht, da Bélgica.
O artilheiro do Tottenham na atual temporada é Brennan Johnson, que já marcou 17 gols, dois a mais que Dominic Solanke. Em jornada menos decisiva desta vez, o ídolo Heung-min Son soma 11 gols e 12 assistências.
Manchester United
A campanha desastrosa do Manchester United no Campeonato Inglês, a pior desde 1973/74, não se estende à Liga Europa. O time comandado pelo português Ruben Amorim passou invicto pela primeira fase, com cinco vitórias e três empates, garantindo a terceira melhor campanha.
Nas oitavas de final, empate fora contra a Real Sociedad, por 1 a 1, e goleada na volta, em Old Trafford, por 4 a 1. O momento de maior emoção do torneio este ano estava reservado para a fase seguinte. Após 2 a 2 na ida contra o Lyon, o United perdia em casa por 4 a 2 já na reta final da prorrogação, quando fez três gols em sete minutos e garantiu a vaga na semifinal com o triunfo por 5 a 4.
A disputa pela vaga na final acabou sendo surpreendentemente tranquila: vitória por 3 a 0 sobre o Athletic Bilbao na ida, no San Mamés, mesmo palco da decisão, e goleada por 4 a 1 em Old Trafford.
A primeira taça de Liga Europa dos Red Devils, em 2016/17, veio após vitória por 2 a 0 sobre o Ajax, em Estocolmo, na Suécia. Na oportunidade, os gols do título foram marcados por Pogba e Mkhitaryan.
O United voltou à decisão quatro anos depois, em Gdansk, na Polônia, mas desta vez perdeu para o Villarreal, da Espanha, após 11 a 10 na disputa por pênaltis (o tempo normal terminou em 1 a 1, com gol marcado por Cavani). Curiosamente, todos os cobradores dos dois times marcaram, até que o goleiro David de Gea precisou ser chamado para bater e perdeu.
Na atual temporada, o meia português Bruno Fernandes é o “dono do time”, com 19 gols e 19 assistências. O atacante argentino Garnacho surge em seguida, com 11 bolas na rede e dez passes para gols de companheiros.
Quem vence: Tottenham ou Manchester United?
Se as péssimas campanhas no Campeonato Inglês não ajudam a atribuir um favorito para Tottenham x Manchester United na final da Liga Europa, tampouco os valores dos elencos são bons balizadores, já que há certo equilíbrio, de acordo com o site especializado Transfermarkt: os Spurs são avaliados em 836 milhões de euros, ao passo que o conjunto de Manchester soma 699 milhões de euros.
A disparidade se apresenta apenas quando é analisado o retrospecto do clássico na história: o United venceu 95 vezes e o Tottenham triunfou em 57 oportunidades — aconteceram ainda 52 empates. Apesar disso, a equipe de Manchester não vence o rival desde 2022, amargando quatro derrotas e dois empates no período.
Onde assistir a Tottenham x Manchester United
Tottenham x Manchester United, que terá início às 16h (horário de Brasília) desta quarta-feira, no estádio San Mamés, em Bilbao, na Espanha, contará com transmissão ao vivo da Band, na TV aberta, e da CazéTV, no YouTube.