Início » Futebol » Conheça Leon Bailey, atacante do Aston Villa

Conheça Leon Bailey, atacante do Aston Villa

Publicado em:

Última atualização:

O atacante jamaicano Leon Bailey chegou ao Aston Villa em 2021. Revelado pelo Genk, da Bélgica, o atleta também passou pelo Bayer Leverkusen, da Alemanha. Apesar do sucesso nos times pelos quais passou, Bailey teve sérios problemas com a Federação Jamaicana e segue suspenso do elenco até segunda ordem.

Continue a leitura e conheça a trajetória de Leon Bailey, bem como suas estatísticas e títulos ao longo da carreira.

Trajetória: antes do Aston Villa

Leon Patrick Bailey nasceu no dia 9 de agosto de 1997, em Kingston, na Jamaica. Em 2009, Bailey ingressou nas categorias de base do Phoenix All-Star Academy, dos Estados Unidos, clube que seu pai adotivo comandava. Em 2011, o jogador foi para a Europa, onde ele poderia de fato se destacar no futebol. Assim, fez parte dos seguintes times juvenis: Anif Jugend e FC Liefering (Áustria) e AS Trencin (Eslováquia).

Genk (2015-17)

Após passar pelo time eslovaco, Leon Bailey se transferiu para o Genk, da Bélgica, em 2015. A estreia do jogador aconteceu em 21 de agosto de 2015, quando o Genk sofreu uma derrota em casa por 3 a 1 contra o Sint-Truiden. Já o primeiro gol dele ocorreu no dia 21 de novembro na vitória por 3 a 1 contra o H Leuven. Além do gol de Bailey, sendo o segundo da partida, Kebano e Igor Camargo marcaram os outros dois tentos do time.

Na primeira temporada (2015-16), o atleta teve um ano de grande destaque, marcando seis gols e distribuindo dez assistências em 37 partidas pela Belgian Pro League.

Assim, ele conquistaria o primeiro prêmio individual da carreira: o Belgian Young Professional Footballer of the Year (em português, o troféu de Jovem Jogador do Ano). Além disso, o jamaicano também foi indicado ao prêmio UEFA Golden Boy, mas não ficou com o troféu.

No segundo e último ano pelo time belga, Bailey participou de 12 partidas pela Europa League e teve a incrível marca de sete gols. Enquanto isso, na Belgian Pro League, foram 19 jogos, dois gols e cinco assistências. Ou seja, o jogador terminou o ano com 31 partidas, nove gols e cinco assistências.

Veja a seguir todos os números de Leon Bailey pelo Genk:

  • Jogos: 68
  • Gols: 15
  • Assistências: 15

Bayer Leverkusen (2016-21)

Com boas atuações na Bélgica, Leon Bailey chamou a atenção do Bayer Leverkusen, bem como do Manchester City e do Chelsea. No entanto, foi o time alemão quem levou a melhor, pagando £ 30 milhões (na cotação atual, R$ 190 milhões) para ter o jogador por cinco temporadas.

A estreia de Bailey pelo Leverkusen aconteceu no dia 3 de fevereiro de 2017, quando o time perdeu por 1 a 0 contra o Hamburgo. Já o primeiro gol do atacante Leon Bailey com a camisa 9 foi no dia 1 de agosto de 2017, em uma vitória por 3 a 0 na Copa da Alemanha contra o Karlsruher SC.

No primeiro ano, o jogador participou de dez jogos entre a UEFA Champions League e a Bundesliga. Todavia, os números de Leon Bailey aumentaram drasticamente na temporada de 2017-18. Isso porque ele fez 34 partidas, 12 gols e distribuiu seis assistências entre a DFB-Pokal e a Bundesliga.

Já na terceira temporada (2018-19), o jogador teve um rendimento abaixo do esperado. O atleta participou de 39 disputas, com apenas cinco gols e uma assistência. Em 2019-20, Leon Bailey foi bastante displicente: conseguiu tomar dois cartões vermelhos em 22 jogos pela Bundesliga. Mesmo assim, os números do jogador melhoraram, e ele fez, ao todo, 33 jogos, sete gols e três assistências.

O último ano do meio-campista pelo Bayer Leverkusen foi também um dos melhores com a camisa do Leão. Entre a Bundesliga, a Europa League e a DFB-Pokal, Bailey participou de 40 partidas, com 15 gols marcados e 11 assistências distribuídas.

Confira a seguir todos os números de Leon Bailey pelo Bayer Leverkusen:

  • Jogos: 156
  • Gols: 39
  • Assistências: 26

Leon Bailey no Aston Villa (2021-momento)

Após um último bom ano com a camisa do Leverkusen, Bailey chegou como grande promessa ao Aston Villa. A estreia do jogador pelo time ocorreu na derrota por 3 a 2 contra o Watford, pela Premier League. Já o primeiro gol com a camisa do Villa aconteceu em uma vitória por 3 a 0 contra o Everton. Na ocasião, ele também deu uma assistência em cobrança de escanteio para Lucas Digne, sendo um dos melhores jogadores da partida.

Leon Bailey fez 18 jogos, marcou um gol e deu duas assistências no primeiro ano com a camisa 21 do clube da cidade de Birmingham. Gradualmente, os números do atacante foram aumentando: 35 partidas, cinco gols e quatro assistências na segunda temporada.

Já em 2023-24, o jogador teve um dos melhores desempenhos de toda a carreira. Isso porque ele completou 36 jogos entre a Premier League e a EFL Cup, com dez gols e nove assistências.

Na temporada atual, o atleta de 27 anos soma 12 partidas (oito titularidades) e duas assistências na Premier League, e uma nota Sofascore de 6.68. Já no total do ano, foram 17 jogos e três assistências, ainda sem gols marcados.

Veja a seguir todos os números de Leon Bailey pelo Aston Villa até dezembro de 2024:

  • Jogos: 107
  • Gols: 16
  • Assistências: 20

Seleção Jamaicana: problemas com a Federação

Bailey começou a carreira pela Seleção Jamaicana ainda no sub-23, em 2015. O primeiro gol do jogador ocorreu em falta cobrada contra as Ilhas Cayman.

Em 2017, ele recusou convocações para a seleção principal devido a problemas com a Federação Jamaicana de Futebol. Após anos de divergências, aceitou representar a Jamaica em 2019, estreando e marcando seu primeiro gol pela seleção principal na Copa Ouro CONCACAF, contra Honduras.

No entanto, em 2024, Leon Bailey anunciou uma pausa na seleção devido ao pouco profissionalismo da federação, e, embora tenha sido convocado para a Copa América, decidiu não participar. Assim, a federação o suspendeu temporariamente do elenco.

Títulos

Embora não tenha conquistado títulos com nenhuma equipe pela qual passou, Leon Bailey recebeu importantes troféus individuais. Confira os principais:

  • Jovem Futebolista Profissional Belga do Ano (2015-16)
  • Nomeação para o prêmio UEFA Golden Boy (2016)
  • Time da Temporada da UEFA Europa Conference League (2023-24)