O Linzer Athletik-Sport-Klub, conhecido como LASK Linz, é um dos clubes mais tradicionais da Áustria, fundado em 1908.
O time está sediado na cidade de Linz e possui um histórico relevante de participações em competições nacionais e internacionais.
LASK Linz é conhecido por seu uniforme listrado em preto e branco e manda seus jogos na moderna Raiffeisen Arena, que foi inaugurada em 2023, com capacidade para 19.080 torcedores.
Nos primeiros anos, o LASK Linz disputava competições regionais e começou a ganhar destaque nos anos 1930, quando venceu vários campeonatos da região.
Conquistas nacionais do LASK Linz
O maior sucesso do LASK veio na temporada 1964-65, quando conquistou o título da Bundesliga Austríaca pela primeira e única vez na sua história.
Além disso, na mesma temporada, o clube venceu a Copa da Áustria, conseguindo um feito que ficará marcado para sempre na história do time ao conquistar o “doblete”.
Aliás, o LASK Linz teve outras conquistas em divisões inferiores, como a 2. Liga (segunda divisão do campeonato austríaco).
Participações do LASK Linz em competições europeias
O LASK fez sua estreia em competições europeias na Recopa Europeia da temporada 1963-64, porém, acabou sendo eliminado pelo Dinamo Zagreb.
Na temporada 1965-66, o clube austríaco participou pela primeira vez da Copa dos Campeões Europeus. Entretanto, foi novamente eliminado na primeira fase.
A partir de então, o LASK participou de outras edições da Copa da UEFA e da Taça Intertoto, com destaque em 1996, ao chegar às finais da Taça Intertoto, quando perdeu a decisão para o Rotor Volgograd.
Nos anos recentes, o LASK Linz tem se destacado em competições europeias. Em 2019, alcançou a fase de grupos da Europa League pela primeira vez, após eliminar o Basel e ser derrotado pelo Club Brugge na fase de qualificação da Liga dos Campeões.
Na fase de grupos da Liga Europa, enfrentou clubes como Sporting de Lisboa, PSV Eindhoven e Rosenborg, avançando até as fases eliminatórias, nas quais foi eliminado pelo Manchester United.
Infraestrutura do LASK Linz
O LASK Linz jogou no Linzer Stadion de 1952 até 2016, quando se mudou para o Waldstadion na cidade vizinha de Pasching, até a inauguração da nova Raiffeisen Arena em 2023.
Trata-se de uma instalação moderna que atende às necessidades do LASK e dos torcedores, proporcionando uma experiência de jogo de alta qualidade, seguindo um padrão de grandes clubes do futebol europeu.
Jogadores que compõem o atual elenco do LASK Linz
A seguir, confira o plantel do LASK Linz:
Goleiros
- Tobias Lawal (Austria)
- Nikolas Polster (Austria)
- Jörg Siebenhandl (Austria)
- Lukas Jungwirth (Austria)
Defensores
- George Bello (Estados Unidos)
- Maksym Talovyerov (Ucrânia)
- Philipp Ziereis (Alemanha)
- Philipp Wiesinger (Austria)
- Andrés Andrade (Panamá)
- Jerome Boateng (Alemanha)
- Hrvoje Smolcic (Croácia)
- Sebastian Leitner (Austria)
- Filip Stojkovic (Montenegro)
- Felix Luckeneder (Austria)
- Sanoussy Ba (Guiné)
Meio-campistas
- Rene Renner (Austria)
- Peter Michorl (Austria)
- Robert Žulj (Austria)
- Valon Berisha (Kosovo)
- Florian Flecker (Austria)
- Branko Jovicic (Sérvia)
- Ivan Ljubic (Austria)
- Sascha Horvath (Austria)
- Armin Haider (Austria)
- Ibrahim Mustapha (Gana)
- Marco Alessandro Sulzner (Austria)
- Luca Wimhofer (Austria)
Atacantes
- Marin Ljubicic (Croácia)
- Lenny Pintor (França)
- Tobias Anselm (Austria)
- Lucas Copado Schrobenhauser (Alemanha)
- Moussa Kone (Senegal)
- Adil Taoui (França)
- Moses Usor (Nigéria)
- Elias Havel (Austria)