A Seleção Brasileira voltou a se destacar na modalidade, e os Jogos do Sul-Americano Sub-17 feminino mostraram por que os canarinhos são um dos times mais fortes do continente. Isso porque, ganhando a final por goleada, as atletas fizeram campanha perfeita sob o comando de Simone Jatobá. Na decisão, o placar foi 5 a 1 com gols de Juju Harris, Giovanna Waksman e Aninha, Kalena e Sofia.
Em toda a edição do evento, cinco times se enfrentaram em uma fase quadrangular após a classificação dos dois melhores de cada grupo na primeira etapa. Após três rodadas de confrontos, o Brasil, que estava disputando diretamente com a Colômbia, venceu sua partida e garantiu a taça. Foram duas vitórias e um empate, além de um saldo de gols positivo de +8.
Vale destacar que esse foi o quinto título da federação na categoria. O plantel conseguiu repetir o feito de 2010, 2012, 2018 e 2022. Além do título, a Seleção agora também está classificada para a Copa do Mundo da categoria. O torneio acontece ainda este ano na República Dominicana, com previsão de início para outubro.
Quer saber mais sobre como foram os Jogos do Sul-Americano sub-17 feminino? Então acompanhe a leitura do artigo e veja as principais estatísticas e informações da competição.
Estatísticas e informações sobre os Jogos do Sul-Americano Sub-17 feminino
Com sua edição inaugural em 2008, os Jogos do Sul-Americano sub-17 feminino fazem parte da competição da CONMEBOL para valorizar as melhores federações do continente. O evento ocorre a cada dois anos e também serve como método de qualificação para a Copa do Mundo na modalidade.
Com oito torneios até aqui, é o Brasil que aparece como dominante no campeonato de Jogos do Sul-Americano Sub-17 feminino. Os canarinhos só não levantaram o troféu em três oportunidades. Veja os vencedores até aqui:
- Brasil – cinco títulos (2010, 2012, 2018, 2022 e 2024);
- Venezuela – dois títulos (2013 e 2016);
- Colômbia – um título (2008).
O sistema da liga acontece da mesma forma que em outras competições, ou seja, divididos em dois grupos de cinco federações, a primeira etapa acontece em modelo de grupos. Após isso, as duas melhores equipes se classificam para a rodada final, quando cada uma se enfrenta uma vez. O primeiro colocado leva o título do torneio.
Para a edição de 2024, os Jogos do Sul-Americano Sub-17 feminino tiveram como sede o Paraguai. Vale destacar que os canarinhos não perderam em nenhum momento do evento. Foram cinco vitórias e dois empates em sete partidas realizadas. Veja os resultados dos confrontos:
- Brasil 2 – 0 Venezuela
- Brasil 3 – 0 Peru
- Brasil 0 – 0 Argentina
- Brasil 4 – 1 Colômbia
- Brasil 4 – 0 Equador
- Brasil 2 – 2 Colômbia
- Brasil 5 – 1 Paraguai
O maior destaque do time de Simone Jatobá foi o poder ofensivo do elenco. Em sete partidas, quatro foram por vitórias dominantes de saldo de três gols de diferença. O ataque composto por Aninha, Heloísa, Julia Rosado, Vitória Barreto, JuJu Harris, Stephanie e Kalena tem futuro e pode vir a conquistar taças de ainda mais relevância para o Brasil na modalidade feminina, já que todas conseguiram o destaque necessário.
