Lamine Yamal jogou pela primeira vez no Barcelona aos 15 anos. Neymar, o camisa 10 da Seleção Brasileira, subiu para o time principal do Santos com 17 anos. Mas quem é o jogador mais novo a estrear no futebol profissional na história? Relembre as estreias de garotos em grandes clubes.
Na história, quem é o jogador mais novo a estrear no futebol profissional?
Com apenas 11 anos, Eric Marshall, do FC Gar’ou, escreveu o seu nome no livro de recordes como o jogador mais novo a estrear no futebol profissional. Em 2021, o garoto atuou por 80 minutos em partida da quarta divisão do Campeonato da Libéria. Ele não fez gols, mas o seu time venceu por 4 a 1.
A estreia de Eric, apelidado de “Poder de Deus (Godpower)”, viralizou nas redes sociais. Na página do clube, internautas elogiaram o talento do mini-craque no time principal e reforçaram o desejo de vê-lo em grandes clubes da Europa ou, quem sabe, no Brasil.
Alcançar o sucesso na carreira nem sempre é fácil. Na adolescência, os primeiros passos são dados nas categorias de base dos clubes. Assim como Pelé e Maradona, alguns jogadores são escalados para a estreia ainda jovens, enquanto outros tendem a esperar a maioridade.
Você já sabe quem é o jogador mais novo a estrear no futebol profissional. Agora, relembre outros prodígios que também fizeram história.
Outros jogadores que começaram cedo no futebol
Mauricio Baldivieso (Bolívia) – 12 anos:
Aos 12 anos, o boliviano Mauricio Baldivieso foi escalado para estrear com a camisa do Aurora, da Bolívia, pelo próprio pai, Júlio César Baldivieso, o treinador do time na época. Em 2009, meses antes do seu aniversário, o craque ganhou a oportunidade de atuar por alguns minutos no Campeonato Boliviano.
Mauricio também passou por Real Potosí, Nacional Potosi, Universitario de Sucre, Jorge Wilstermann e Club San José.
Da’vian Kimbroug (EUA) – 13 anos:
Em 2023, Da’vian se tornou o mais jovem a estrear em um time de futebol na história dos Estados Unidos. Da’vian, de 13 anos, deixou o banco de reservas do Sacramento Republic, da Califórnia, aos 42 do segundo tempo na vitória por 2 a 0 contra o Las Vegas Lights, na USL Championship.
Com 13 anos, sete meses e 13 dias, o garoto bateu o recorde que pertencia à Axel Kei.
Falcão García (Colômbia) – 13 anos – jogador mais novo a estrear no futebol profissional
O ícone Falcão García, da Colômbia, entrou em campo pela primeira vez aos 13 anos. Em 1999, o atacante vestiu a camisa do Lanceros Boyacá, na segunda divisão do Campeonato Colombiano. O sucesso rendeu a contratação pelo argentino River Plate.
Em sua carreira, Falcão também defendeu o Porto, Atlético de Madrid, Monaco, Manchester United, Chelsea, Galatasaray e Rayo Vallecano.
Freddy Adu (Estados Unidos) – 14 anos
O ganês Freddy Adu debutou no profissional aos 14 anos, no DC United, dos Estados Unidos. Com 16, o atacante foi convocado para jogar na seleção norte-americana, e aí não parou mais.
Acumula passagens por Salt Lake, Benfica, Monaco, Belenenses, Aris Saloniki, Rizespor, Philadelphia, Jagodina, Österlen, TB Rowdies e até no Bahia.
Ethan Nwaneri (Inglaterra) – 15 anos:
Com 15 anos, o inglês Ethan Nwaneri tornou-se o mais jovem atleta na Premier League a ganhar a primeira chance. Formado nas categorias de base do Arsenal, o treinador Mikel Arteta tirou o meia da reservas e o escalou nos minutos finais da vitória por 3 a 0 diante do Brentford, em 2022.
Ethan quebrou o recorde da liga que pertencia a Harvey Elliott, do Liverpool, de 16 anos. O garoto também é o mais jovem a estrear no Arsenal, superando Cesc Fabregas.
Youssoufa Moukoko (Alemanha) – 16 anos:
Em 2020, o camaronês Youssoufa Moukoko fez a sua estreia na Bundesliga pelo Borussia Dortmund aos 16 anos. O atacante substituiu Haaland nos acréscimos da derrota por 5 a 2 diante do Hertha Berlin. O jogador se tornou o mais jovem a entrar em campo no Campeonato Alemão e também no Borussia.
Moukoko também joga na Seleção da Alemanha.
Mbappé (França) – 17 anos:
Kylian Mbappé também aparece na lista de jogadores mais jovens a estrearem no profissional. Aos 17 anos, o francês teve a honra de defender o time principal do Mônaco pela primeira vez. Em 2015, Mbappé enfrentou o Caen, no Campeonato Francês.
Dessa forma, o atacante alcançou o status de craque. Na seleção francesa, estreou aos 18 anos, tornando-se o mais jovem a marcar em Mundiais da FIFA. Mbappé venceu a Copa em 2018, e já jogou no PSG.
Jovens a estrearem no Brasil
No Brasil, as estatísticas mostram que os clubes têm aproveitado cada vez mais as ‘joias’ da base. O recorde, claro, não poderia ser diferente: com apenas 15 anos, Pelé, o Rei do futebol, estreou pelo Santos em amistoso contra o Corinthians de Santo André.
Neymar, outro ídolo do futebol brasileiro, vestiu a camisa do Peixe pela primeira vez em 2009, aos 17 anos, no Campeonato Paulista, em vitória contra o Oeste por 2 a 1.
Entretanto, também dá para destacar a estreia de Ângelo Gabriel, no Santos. Aos 15 anos, tornou-se o mais novo a estrear no futebol profissional em toda a era dos pontos corridos. Jô, ídolo do Corinthians, vestiu a camisa pela primeira vez aos 16, assim como Vinícius Junior, que atuou pelo Flamengo com a mesma idade.