Joaquín foi um jogador espanhol muito importante para o Real Betis, sendo um dos principais nomes do time por anos. Atualmente, Joaquin Sánchez já se aposentou, mas deixou uma longa carreira cheia de vitórias para lembrar. A seguir, conheça a trajetória do jogador que era ponta-direita.
Como foi a passagem de Joaquín no Real Betis
O Real Betis foi muito importante para Joaquín, tendo iniciado sua carreira profissional no Betis B, na temporada de 1999-2000. Com sua ótima atuação, ele foi para o clube principal depois de uma temporada. No time B, ele fez 27 partidas e dois gols.
Sua estreia no Real Betis principal ocorreu em 3 de setembro de 2000 e ele teve um impacto imediato em sua primeira temporada. Ao longo de 38 jogos, Joaquín marcou três gols. A partir daí, ele acumulou mais de 200 partidas pelo Real Betis nos cinco anos seguintes.
Entre os anos 2000 e 2006, Sánchez permaneceu no clube, disputando um total de 201 partidas e marcando 32 gols. Apesar de ter deixado o time para jogar no Valencia, passar pelo Málaga e pelo Fiorentina, Joaquín retornou ao Betis em 2015. Aos 30 e poucos anos, ele fez história com a equipe.
Sánchez voltou ao clube com um contrato de três anos e participou de mais 227 jogos. Assim, alcançou um impressionante total de mais de 400 partidas pelo Betis, marcando 56 gols com o clube. Com 23 anos de carreira, ele se tornou um dos jogadores com mais partidas na La Liga.
Quais foram os títulos de Joaquín?
Além de ser uma figura icônica no Real Betis, Joaquín levou 2 títulos com a equipe. No total, foram 2 Copas do Rei, uma na temporada de 2004-05 e outra na temporada de 2021-22. Com os outros times de sua carreira, Sánchez levou apenas mais um título, com o Valencia: o troféu da Copa do Rei, na temporada de 2007-08.
Como foram as outras passagens do jogador
Além das estatísticas do jogador no Betis, ele passou por três outros times em sua carreira. No Valencia, clube em que esteve depois da primeira passagem no Real Betis, ele fez 158 partidas e teve 18 gols. Já no Málaga, ele fez 57 aparições e seis gols. No Fiorentina, apesar de ter ficado dois anos na equipe, ele apareceu 49 vezes e teve apenas quatro gols.
Ao todo, Joaquín registrou 736 aparições e 86 gols em sua carreira, sendo que a maior parte dessas participações e gols foram pelo Real Betis. Por esse motivo, ele será sempre lembrado como um dos maiores jogadores da história do clube. No final de sua carreira, ele assumiu a função de capitão da equipe. No entanto, em 2023, Joaquín tomou a decisão de se aposentar.