Atualmente jogador do São Paulo, James vive um momento bem curioso na sua carreira. Embora na Seleção Colombiana consiga produzir o seu melhor futebol, nos seus últimos clubes o jogador tem deixado bastante a desejar em vários sentidos, isso inclui a temporada de James Rodríguez no Olympiacos. O atleta parece que não se adaptou a nenhum lugar depois que saiu da equipe do Real Madrid e, agora com 32 anos, a tarefa fica mais difícil.
Auge e queda
James chegou ao Real Madrid na temporada de 2014/15. Naquele período, havia feito uma excelente Copa do Mundo com a Colômbia e também estava em alta no Mônaco. Assim que chegou ao Santiago Bernabéu, teve excelentes performances e conseguiu títulos importantes nos primeiros anos. Os dois principais foram as duas Ligas dos Campeões na equipe comandada por Zidane, que tinha nomes ainda como Cristiano, Benzema e Bale.
No entanto, o fato de não ser titular, e ter menos minutos em campo do que imaginava, fez com que o time merengue aceitasse emprestar o jogador ao Bayern. O roteiro foi o mesmo. Na Baviera ficou duas temporadas e teve um excelente primeiro ano com títulos, mas depois caiu de rendimento e viu seu espaço ser perdido. Inclusive, o próprio meio pediu ao clube que não o comprasse após o fim do empréstimo.
Após isso, começou o seu declínio definitivo. Voltou ao Real, onde mal disputou jogos, depois passou por Everton, Al Rayyan e o próprio Olympiacos, que James Rodríguez permaneceu menos de um ano.
James Rodríguez no Olympiacos
James chegou ao Olympiacos por influência de Marcelo durante a temporada de 2022/23. Era a sua volta ao continente europeu após passar um ano no futebol do Qatar com o Al Rayyan. Vale lembrar que ele foi integrado ao elenco por um custo zero.
Ao todo, no clube da Grécia, o jogador colombiano disputou 23 jogos. Nas 23 partidas, marcou 5 gols e fez 6 assistências. Inclusive, chegou a ser eleito o melhor jogador da Superliga Grega em outubro de 2022. Esses feitos, em tese, parecem ótimos, mas há um contexto por trás deles. Da mesma forma que aconteceu com Real e Bayern, o atleta chegou com tudo na equipe grega. Todavia, o roteiro final também foi o mesmo que nos dois outros clubes, o jogador não conseguiu mais performar depois de um tempo e seu rendimento caiu.
Em sua única temporada pelo clube, o Olympiacos ficou na terceira colocação do Campeonato Grego, atrás de AEK e Panathinaikos.
Inclusive, uma das polêmicas do meia no clube foi justamente em jogo contra o grande rival. James Rodríguez no Olympiacos sofreu substituição em um jogo contra o Panathinaikos e saiu com uma enorme revolta. Ela foi tão grande que o jogador não compareceu ao treino no dia seguinte após a partida. Dessa forma, a diretoria optou por rescindir seu contrato dois meses antes do seu término. Isso fez com que o atleta ficasse sem clube por aproximadamente três meses e, em seguida, fosse contratado pelo time do São Paulo.