A história do Internacional é repleta de glórias e marcada por uma rivalidade com o Grêmio, clube com o qual estrela os clássicos GreNal.
Uma das figuras mais importantes do futebol brasileiro, o Sport Club Internacional, cujas alcunhas são “Colorado” e “Rolo Compressor”, tendo como mascote o Saci, é uma equipe gaúcha conhecida por suas cores vermelho e branco.
Além de seu sucesso em campo, o Inter é reconhecido por sua estrutura sólida e seu compromisso com o desenvolvimento do futebol e da comunidade, formando jovens talentos.
Qual é a história do Internacional?
Conheça a história do Internacional, grande clube gaúcho:
Origem (1909)
O Sport Club Internacional teve sua origem em 1909, quando o jornalista brasileiro Henrique Poppe Leão, com seus irmãos Luiz Madeira Poppe e José Eduardo Poppe, fundaram o clube.
Dessa forma, os irmãos, que haviam se mudado de São Paulo para Porto Alegre em 1901, enfrentaram dificuldades para praticar futebol. Isso porque os principais clubes da cidade na época eram restritos a descendentes de alemães. Deste modo, o time se consolidou como uma equipe para não germânicos.
Além disso, o nome “Internacional” é uma manifestação de abertura a todas as nacionalidades e uma homenagem ao Internacional paulista, do qual os irmãos Poppe faziam parte.
O Rolo Compressor (1928 a 1974)
O período do “Rolo Compressor” promoveu o destaque do Internacional entre 1940 e 1948, conquistando oito títulos estaduais em nove anos. Essa dominância teve impulso pela decisão do Inter, em 1928, de incluir jogadores negros em seu elenco, uma prática não adotada pelo rival Grêmio até 1952.
Isso fortaleceu a equipe, que podia selecionar os melhores jogadores sem restrições, ganhando o carinhoso apelido de “Clube do Povo”. Este time contou com alguns dos maiores craques da história do Internacional.
Em 1956, quando a longa hegemonia do Internacional no futebol gaúcho estava chegando ao fim, iniciou-se a história da construção de um grande estádio: o Beira-Rio. Naquele ano, o Internacional contava com 15 títulos do Campeonato Gaúcho (Gauchão), quando o maior adversário, o Grêmio, conquistou sua 8ª taça.
Após anos desafiadores em sua construção, o Beira-Rio, atual casa do Inter, foi oficialmente inaugurado em 1969, marcando 60 anos após a fundação do clube. Desde 1929 até aquele momento, o Inter era mandante do Estádio dos Eucaliptos, demolido em 2012.
Tricampeão Brasileiro (1975 até os dias de hoje)
Um período de glória para o Colorado, a equipe conquistou três títulos do Campeonato Brasileiro de Futebol (Brasileirão) na mesma década: em 1975, 1976 e 1979. De lá para cá, o Internacional se consolidou nos cenários nacional e internacional, com feitos inéditos.
No ano de 1992, o Internacional brilhou ao conquistar seu 31º título do Campeonato Gaúcho e também a inédita Copa do Brasil. Dessa forma, o Inter foi a primeira equipe brasileira a ser campeã na Copa Sul-Americana, em 2006, quando enfrentou o Estudiantes.
Além disso, foi a primeira equipe gaúcha a conquistar o título não oficial de Tríplice Coroa Internacional. O triunfo ocorreu quando venceu consecutivamente, em 2007, a já mencionada Copa Sul-Americana, a Copa Libertadores da América e a Recopa Sul-Americana.
Ao longo de mais de um século de história, o Sport Club Internacional se firmou como uma das principais instituições do futebol brasileiro. Com isso, representa não apenas a paixão de sua torcida, mas também um compromisso com a inclusão, a excelência esportiva e o desenvolvimento da comunidade.