Um dos motivos que tornam o futebol brasileiro conhecido é o seu grande número de personagens. Seja por motivos bons ou ruins, alguns nomes acabam por ficar marcados por determinado clube ou torcida. No caso, o goleiro Hugo Souza é uma dessas figuras. A passagem que teve pelo Flamengo, até então, foi a mais marcante da carreira e o fã rubro negro certamente não o tirará da memória tão cedo.
Mas afinal, quais são seus números pelo clube? Ele chegou a atuar em outro lugar? Leia o texto a seguir caso você tenha interesse em saber.
O início de Hugo Souza no futebol
Hugo de Souza Nogueira nasceu em Duque de Caxias no ano de 1999.
O seu começo no futebol foi bem precoce. Logo quando tinha cinco anos de idade passou a treinar futsal nas categorias inferiores do Vasco por um certo período. No início, aliás, ele era jogador linha, mas foi no gol onde passou a se destacar
Após quase quatro anos no clube, ainda teve trajetória pelo Fluminense e Flamengo, dois dos maiores rivais dos vascaínos. Todavia, foi apenas no rubro-negro, em 2014, onde passou a integrar a equipe sub-15 e, posteriormente, subir até chegar a equipe profissional.
A sua estreia com a camisa do clube no time principal foi em um empate contra o Palmeiras 1 a 1 em 2020, no Allianz Parque. A partida ficou marcada por um surto de COVID na equipe carioca antes do jogo. Dessa forma, Hugo teve que iniciar como titular e até chegou a ser eleito o melhor da partida.
Auge de Hugo Souza pelo Flamengo
Apelidado de Neneca, Hugo teve um início arrasador com a camisa do Flamengo e, não à toa, ele esteve presente como titular em vários outros jogos. Dessa forma, de um ano de 2019 sem atuar com o clube principal, ele disputou 27 duelos em 2020.
Aliás, é possível dizer que foi nesse período também onde teve o melhor momento da sua carreira até então. No título que consagrou os flamenguistas como bicampeões do Campeonato Brasileiro, ele foi titular em 23 partidas, não tendo sido vazado em seis delas.
Números e títulos pelo clube
De acordo com o site Transfermarkt, Hugo Souza teve 71 jogos com a camisa do Flamengo. Nesses 71, 22 deles passou sem sofrer gols.
Além disso, durante o período que esteve por lá, conquistou nada menos que seis títulos na carreira. São eles:
- 1 Brasileirão (2020);
- 1 Libertadores (2022);
- 1 Copa do Brasil (2022);
- 1 Supercopa (2021);
- 2 Campeonatos Carioca (2020 e 21).
Queda e término de sua passagem no clube carioca
Infelizmente, Hugo Souza perdeu espaço com a chegada do goleiro Santos em 2022. Dessa forma, passou a estar cada vez menos no campo e a saída do clube se tornou um destino cada vez mais inevitável.
E foi o que aconteceu. Em 2023, foi por empréstimo ao Chaves de Portugal e atuou em 27 jogos enquanto esteve por lá, todos como titular. Já em 2024, voltou ao Brasil. Ele novamente foi emprestado, dessa vez para o Corinthians, onde é esperado que seja o titular.