Início » Futebol » David Ospina: confira os números e conquistas do goleiro do Al-Nassr

David Ospina: confira os números e conquistas do goleiro do Al-Nassr

Publicado em:

Última atualização:

David Ospina é o goleiro do Al-Nassr. O colombiano decidiu se arriscar na Arábia Saudita após perder a titularidade no Napoli. Aos 35 anos, Ospina se prepara para defender a seleção da Colômbia na Copa América 2024, nos Estados Unidos. Conheça a trajetória do jogador e as conquistas ao longo da carreira.

Ospina é o goleiro do Al-Nassr

O colombiano David Ospina é o goleiro do Al-Nassr, time da cidade de Riade, na Arábia Saudita. Em julho de 2022, uma transferência sem custo trouxe o atleta ao futebol árabe, com contrato válido por duas temporadas, após uma passagem sem protagonismo no Napoli. A imprensa brasileira chegou a noticiar o interesse do Flamengo no goleiro, mas não houve acerto.

A história do jogador no futebol, entretanto, começou bem longe das terras árabes.

Nascido em Medellín, na Colômbia, Ospina se formou nas categorias de base do Atlético Nacional. No time profissional, conquistou três títulos do Campeonato Colombiano. Em 2008, Ospina defendeu o francês Nice por seis temporadas, totalizando 197 partidas.

Na Copa do Mundo da FIFA em 2014, o goleiro brilhou ao defender a Colômbia, eliminada nas quartas de final para o Brasil, em Fortaleza. O desempenho de Ospina lhe rendeu o contrato com o Arsenal, da Premier League, no mesmo ano. Com a camisa titular, o arqueiro brilhou: venceu uma Supercopa e duas taças da Copa da Inglaterra.

Por outro lado, Ospina caiu repentinamente de rendimento e perdeu espaço para Petr Čech e Bernd Leno. Dessa maneira, foi emprestado para o Napoli em 2018, já que o clube italiano precisava de um substituto para o lesionado Meret. Venceu a Copa da Itália, mas não obteve êxito com o time napolitano.

Para seguir a carreira, Ospina comprou o passaporte para o futebol árabe para ser o goleiro do Al-Nassr, em 2022, ao lado de Cristiano Ronaldo e o técnico Luís Castro, ex-Botafogo.

Títulos de Ospina

  • 3 Campeonatos Colombianos (Atlético Nacional)
  • 2 Copas da Inglaterra (Arsenal)
  • 1 Supercopa da Inglaterra (Arsenal)
  • 1 Copa da Itália (Napoli)

Quem são os outros goleiros do clube saudita?

O plantel do Al-Nassr também tem os goleiros Raghed Al Najjar, Waleed Abdullah, Faris Afandy e Mohammed Al-Otaibi, todos sauditas. Apesar da experiência de Ospina, Luís Castro dá oportunidade para cada um dos guarda-redes em momentos diferentes do campeonato, especialmente para dar rodagem aos jogadores.

Al-Najjar, de 27 anos, tem passagens por Al-Ahli, Al-Shabab, Al Faisaly, Al Wehda e Al Taawoun. Em 2023, transferiu-se para o clube de Riade.

Outro goleiro no elenco é Abdullah, de 38 anos. O veterano se uniu ao Al-Nassr em 2017, após 11 anos no Al Shabab. Não é tão utilizado como os companheiros por escolha do treinador. Por fim, os jovens Faris Afandy e Mohammed Al-Otaibi, de 20 anos, são reservas.

Em fevereiro de 2024, a Federação Saudita de Futebol puniu Mohammed Marran, Sultan Al Ghannam e o goleiro Nawaf Al Aqidi por se recusarem a participar da Taça da Ásia. De acordo com o jornal português Record, Al Aqidi terá que cumprir suspensão por cinco meses, um mês para o atacante Marran e a multa e 49,5 mil euros para Sultan Al-Ghannam.