Início » Futebol » Flamengo x PSG: 6 jogadores que vestiram as duas camisas

Flamengo x PSG: 6 jogadores que vestiram as duas camisas

Publicado em:

Última atualização:

O Paris Saint-Germain aguarda o vencedor do confronto entre Flamengo e Pyramids para saber quem será seu adversário na decisão da Copa Intercontinental, que acontecerá a partir das 14h (horário de Brasília) da próxima quarta-feira, no estádio Ahmad Bin Ali, nos arredores de Doha.

Já o embate entre o Rubro-negro carioca e a equipe egípcia, chamado de Challenger Cup, será neste sábado, no mesmo estádio. A Sportingbet enxerga o Flamengo favorito.

A seguir, vamos relembrar as trajetórias de seis jogadores que vestiram as camisas de Flamengo e PSG.

Ronaldinho Gaúcho

Campeão da Copa do Mundo de 2002, Ronaldinho Gaúcho era jogador do Paris Saint-Germain quando representou a Seleção Brasileira no torneio disputado no Japão e na Coreia do Sul. Na capital francesa, onde jogou de 2001 a 2003, após início de carreira no Grêmio, o “Bruxo” fez 77 partidas, com 25 gols marcados e 19 assistências distribuídas.

Do PSG, seguiu para o Barcelona, onde atingiu o auge da carreira, ganhou a Champions League de 2005/06, entre outros títulos, e foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 2004 e 2005 e pelo prêmio Bola de Ouro, da revista France Football, em 2005.

Após queda técnica no Barcelona e passagem pelo Milan, Ronaldinho desembarcou no Rio de Janeiro para reforçar o Flamengo. Pelo Mais Querido, foram 72 partidas, com 28 gols marcados e 17 assistências. Além disso, o “Bruxo” contribuiu para a conquista do Campeonato Carioca de 2011.

Leonardo

Revelado nas categorias de base do Flamengo e promovido ao elenco principal em 1987, quando tinha apenas 17 anos, Leonardo venceu o Campeonato Brasileiro daquele ano ao lado de ídolos rubro-negros como Zico e Leandro, além de jogar com uma nova safra que tinha Bebeto e Jorginho.

Ainda como lateral-esquerdo, Leonardo ganhou a Copa do Brasil de 1990 pelo Flamengo antes de rumar para o São Paulo, onde venceu a Copa Intercontinental de 1993. Um ano depois, ele seria campeão pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1994.

Do São Paulo, Leonardo seguiu para o Kashima Antlers, do Japão, onde jogou por duas temporadas, até acertar com o PSG, em 1996. Na França, já atuando como meia, foram apenas 46 partidas, com 10 gols marcados e 11 assistências.

No fim da carreira, em 2002, já aos 33 anos, Leonardo ainda teria uma breve passagem pelo Flamengo. Ao todo, ele jogou 138 vezes pelo rubro-negro carioca e contribuiu com cinco gols.

Vampeta

Vampeta é outro campeão mundial pela Seleção (em 2002) que defendeu tanto o Flamengo quanto o PSG. Acontece que nos dois casos foram passagens curtas.

Vice-campeão brasileiro pelo Vitória em 1993, o volante seguiu para o PSV, da Holanda, e depois para o Corinthians, onde conquistou o Campeonato Brasileiro em 1998 e 1999 e o Mundial de Clubes em 2000, entre outros títulos.

O sucesso no Brasil o levou à Inter de Milão em junho de 2000, mas Vampeta ficou por lá apenas cinco meses, seguindo por empréstimo ao PSG, clube que defendeu por oito partidas, com um gol marcado.

Na sequência, o jogador voltou ao Brasil, para atuar pelo Flamengo. A passagem, marcada pela frase “eles fingem que me pagam, e eu finjo que jogo“, durou 16 partidas oficiais, com um gol anotado.

David Luiz

David Luiz é outro jogador revelado pelo Vitória e com passagens por Flamengo e PSG. Depois do rubro-negro baiano, o zagueiro seguiu para o Benfica, onde se destacou durante quatro anos, rumando em seguida para o Chelsea para mais três temporadas.

Contratado pelo PSG em 2014 por 50 milhões de euros, David Luiz ficou na capital francesa até 2016, período em que participou de 89 partidas e contribuiu com oito gols.

De lá, o zagueiro voltou para Londres e defendeu novamente o Chelsea e o rival Arsenal na sequência. Dos Gunners, David Luiz rumou para o Flamengo, clube que defendeu entre setembro de 2021 e o fim de 2024. Foram 132 partidas pelo Mais Querido e quatro títulos conquistados, sendo a Libertadores de 2022 o mais importante deles.

Aloísio Chulapa

Aloísio Chulapa começou a carreira no CRB, mas logo se transferiu para o Flamengo, em 1995, chegando a jogar com Romário e contribuindo para a conquista do Campeonato Carioca de 1996. Foram 74 partidas pelo rubro-negro e nove gols marcados.

Do Rio, o atacante foi em 1997 para o Goiás e depois para o Saint-Étienne, da França. A boa trajetória em sua primeira aventura na Europa rendeu transferência para o PSG, em 2001. Pelo time da capital francesa, Aloísio Chulapa fez 78 jogos e deixou sua marca 19 vezes.

Reinaldo

Oriundo das categorias de base do Flamengo, Reinaldo começou sua trajetória no time de cima em 1999. Até 2002, quando rumou para o São Paulo, o atacante marcou 45 gols em 127 partidas e participou da conquista da Copa Mercosul de 1999 e do tricampeonato carioca em 1999, 2000 e 2001.

Após passagem pelo tricolor paulista, Reinaldo seguiu para o PSG, no qual venceu a Copa da França de 2003/04. Pelo time da capital francesa, foram duas temporadas, com 15 bolas na rede em 77 partidas disputadas.