Após uma temporada de sonho, a torcida do Flamengo vive com alguma preocupação o desenrolar da ‘novela’ Filipe Luís, com o técnico ainda sem acordo para renovar.
Porém, os sinais têm sido positivos e parece que um entendimento entre o treinador, o seu agente, Jorge Mendes, e a diretoria do Mengão, está próximo, tanto mais que é urgente começar a planejar a nova temporada.
Ascensão relâmpago
Filipe Luís terminou sua brilhante carreira de jogador de futebol no final de 2023, ao serviço do Flamengo, e logo em janeiro de 2024 assumiu o comando da equipe de sub-17 do Mengão. Em junho do mesmo ano, foi promovido aos sub-20, destacando-se pelo bom trabalho.
Entretanto, em finais de setembro, Tite foi despedido de treinador da equipe principal e Filipe Luís foi apresentado como técnico interino até o final do ano. Porém, essa decisão foi rapidamente mudada de interino para permanente, um pouco surpreendente pela sua pouca experiência como treinador.
Mas acabaria por ser a melhor decisão que a diretoria do time carioca tomou nos últimos tempos, isso porque em apenas 14 meses, Filipe Luís comandou o Rubro-Negro na conquista de cinco títulos. Começou com a Copa do Brasil ainda em 2024, venceu o Campeonato Carioca já este ano, a Supercopa, Brasileirão e Libertadores, levando ainda recentemente o Paris Saint-Germain aos pênaltis na final da Copa Intercontinental, perdendo para os franceses.
Ele conseguiu também um feito que não acontecia desde 2011, começou e acabou a mesma temporada no comando do Flamengo, com o último técnico a conseguir isso sendo Vanderlei Luxemburgo, há 14 anos.
O futuro
Não precisa dizer que o sucesso de Filipe Luís em 2025 atraiu rapidamente o interesse de vários clubes, especialmente na Europa, para onde o próprio técnico não esconde que gostaria de regressar, agora como treinador.
A tentação é ainda maior, pois seu contrato termina no dia 31 de dezembro, ou seja, em pouco mais de uma semana.
Mas tudo indica que o técnico de 40 anos vai mesmo assinar uma renovação de contrato, sendo, na verdade, esse o seu desejo.
Por que ainda não renovou
O principal, e ao que parece único, motivo que separa o Flamengo de Filipe Luís é a questão monetária, porque ele tem o terceiro salário mais baixo entre os técnicos da Série A de 2025, só com Rafael Guanaes (Mirassol) e Rodrigo Chagas (Vitória) ganhando menos.
Para ficarmos com uma ideia, Filipe Luís recebe R$300 mil por mês, igual ao valor que já recebia após deixar o sub-20 para assumir a equipe principal. Em comparação a Abel Ferreira, do Palmeiras, o treinador mais bem pago no Brasil, que recebe R$3 milhões mensais, 10 vezes mais.
As negociações para a renovação do treinador já decorrem há meses, começaram ainda no primeiro semestre de 2025, antes do Mundial de Clubes, mas as propostas do Mengão não têm acompanhado as contrapropostas de Jorge Mendes, agente do técnico.
Após vencer quase tudo e conseguir uma das melhores temporadas de sempre para o Flamengo, Filipe Luís quer, naturalmente, receber um salário mais de acordo com o seu sucesso.
Apesar da demora, tudo indica que o entendimento chegará nos próximos dias, falando-se de uma renovação por dois anos, ou seja, até o final de 2027.
Depois, o clube carioca já adiantou que vai trabalhar com o técnico na preparação da nova temporada e no reforço do elenco.
Brasileirão Série A: Odds para o campeão
- Flamengo | Odd: 3.50
- Palmeiras | Odd: 5.00
- Cruzeiro | Odd: 6.00
- Botafogo | Odd: 10.00
- Fluminense | Odd: 15.00
- Bahia | Odd: 15.00
Confira na Sportingbet as odds completas do Campeonato Brasileiro 2026.
As odds foram verificadas no momento da produção deste conteúdo e estão sujeitas a mudanças. Consulte as odds atualizadas na seção de apostas esportivas da Sportingbet.
