Fernando Diniz atualmente é um dos técnicos mais influentes em todo o futebol brasileiro e por mais que só tenha 50 anos, uma idade relativamente nova para um treinador, já passou por uma grande quantidade de equipes. Sua estreia nesse cargo foi em 2011, ou seja, 13 anos atrás. Mas afinal, quais os times dirigidos por Fernando Diniz?
Caso esteja procurando uma resposta para essas perguntas, leia o texto a seguir para saber mais sobre o técnico e os principais trabalhos em que o “Dinizismo” funcionou.
Os principais times dirigidos por Fernando Diniz
Audax
Sem dúvidas o trabalho que colocou Diniz no mapa foi aquele que realizou com o Grêmio Audax em 2016. O time de pouca expressão da cidade de Osasco realizou uma belíssima campanha no campeonato paulista daquele ano. Desde a fase de grupos, quando liderou o grupo que tinha o São Paulo, até às finais, a equipe mostrou um futebol completamente diferente até então.
Com esquemas arrojados e um sistema que priorizava a troca de passes constante, os comandados de Fernando venceram o Tricolor Paulista nas quartas de final e o Corinthians nas semis, sendo parado apenas pelo Santos no último jogo da decisão.
A partir disso, Diniz e vários jogadores do Audax passaram a ser procurados por clubes maiores e estão no mercado até hoje. Camacho, Tchê Tchê e Sidão são alguns dos nomes mais famosos.
São Paulo
Outro trabalho de destaque do técnico foi na sua passagem pelo São Paulo de 2019 a 2021.
Novamente, o esquema priorizava a posse de bola e tinha a intenção de envolver o adversário o maior tempo possível. Liziero, Hudson, Luan e o próprio Tchê Tchê, que comandou no Audax, foram alguns destaques do clube.
Seus melhores momentos pelo São Paulo foram quando fez a equipe liderar o Brasileirão com sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Flamengo, e também quando comandou os jogadores até as semifinais da Copa do Brasil. No entanto, o treinador viu sua equipe desmanchar na reta final e acabou perdendo os dois títulos, além de ser demitido.
Fluminense
Também é preciso falar do melhor trabalho que Fernando teve até então, que é o mais recente. Em 2019, Diniz já havia treinado o Fluminense porém, pelo fato da equipe não ser tão efetiva e perder muitos gols, acabou permanecendo pouco tempo. No entanto, na sua volta às Laranjeiras em 2022 tudo foi diferente.
O esquema de jogo e a filosofia permaneciam, mas dessa vez as chances eram convertidas e Diniz colocou a equipe no terceiro lugar do campeonato após 38 rodadas. Além disso, em 2023 teve seus primeiros títulos: o Campeonato Carioca e a Libertadores pelo Tricolor Carioca.
Infelizmente, em 2024, após uma péssima fase, também foi demitido do Flu, mas seu legado por lá jamais será apagado.
Cruzeiro
Por fim, a mais recente passagem de Fernando vem sendo na Raposa. O técnico está presente lá desde 2024 de setembro e o início não foi dos melhores. Isso porque ele não venceu nenhum dos seis primeiros jogos em que esteve no comando.
No entanto, sua primeira vitória veio em um duelo importantíssimo, contra o Lanús. Com a vitória fora de casa por 1 a 0, o Cruzeiro chegou na final da Copa Sul-Americana.
Outros times dirigidos por Fernando Diniz
Como já foi dito, Diniz começou sua carreira em 2011 e passou por vários outros times, mas acabou não tendo tanto sucesso. Além dos anteriores, o Dinizismo esteve presente nos seguintes locais:
- Votoraty;
- Paulista;
- Guaratinguetá;
- Botafogo de São Paulo;
- Atlético Sorocaba;
- Guaratinguetá;
- Paraná;
- Oeste;
- Guarani;
- Atlético Paranaense;
- Santos;
- Vasco da Gama;
- Seleção Brasileira.
Ressaltando que Diniz no Brasil, em tese, era interino.