Ser ídolo do Corinthians não é para qualquer um. O zagueiro Felipe, que vestiu o manto do Timão por quase cinco temporadas e coleciona mais de cem partidas, sabe muito bem a responsabilidade. Após o anúncio da aposentadoria aos 35 anos, torcedores relembraram os bons momentos do atleta, desde o Brasil até a Inglaterra. O último clube de Felipe foi o Nottingham Forest, no qual decidiu pendurar as chuteiras. Então, conheça os números do atleta no território britânico.
Felipe nasceu em Mogi das Cruzes e iniciou a carreira no futebol no União Mogi. Em 2011, o Bragantino o contratou para atuar no profissional, mas não ficou por muito tempo. O defensor chamou a atenção do Corinthians que, em 2012, apresentou oferta para tirar o defensor do interior paulista. O curioso é que Felipe havia participado de dois testes no Timão quando jovem, mas não passou.
Além disso, o zagueiro defendeu o Porto e o Atlético de Madrid, até seguir para a Inglaterra para o último desafio.
Desempenho de Felipe no Nottingham Forest
Felipe conquistou tudo o que um jogador de futebol deseja: ser ídolo de um grande clube, vestir a camisa da Seleção Brasileira e, claro, colecionar troféus em sua prateleira. Aos 35 anos, satisfeito e realizado com a carreira, Felipe decidiu que era a hora de parar. O último clube de Felipe foi o Nottingham Forest, onde atuou por duas temporadas em 25 partidas e deu dois passes.
É certo dizer que o ídolo do Alvinegro é um dos casos de sucesso de brasileiros que vão à Europa jogar futebol. Em 2023, o Atlético de Madrid vendeu o jogador para o Nottingham Forest por mais de 2 milhões de euros. Entrou em campo com a camisa do clube inglês pela primeira vez em 11 de fevereiro daquele ano, em derrota para o Fulham por 2 a 0, na Premier League.
Alto e veloz, o zagueiro ganhou vaga no time titular logo em sua primeira temporada. Foram 16 partidas somente na liga nacional, mas sem títulos. Em seu segundo ano, teve apenas nove aparições entre o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra, com 583 minutos jogados e bons números no setor defensivo.
Em 30 de março de 2024, o paulista fez a sua última partida e anunciou que estava pronto para pendurar as chuteiras ao fim da temporada. O jogador se despediu com carinho da torcida e do time que o acolheu por dois anos.
Títulos de Felipe
Felipe tem o DNA vencedor, mas, por incrível que pareça, ele não levantou nenhum caneco na terra da Rainha. Por outro lado, o zagueiro é vitorioso no Brasil, Portugal e na Espanha, durante as passagens por Corinthians, Porto e Atlético de Madrid, respectivamente.
No Timão, Felipe não estava inscrito na Libertadores e no Mundial de Clubes, mas, como fez parte do grupo que venceu em 2012, o Corinthians também o considera vencedor. Por outro lado, o jogador esteve presente nas conquistas da Recopa e Paulistão 2013 e o Brasileiro 2015.
Em Portugal, o brasileiro conquistou os títulos do Campeonato Português e Supercopa, enquanto na Espanha ganhou o Campeonato Espanhol, além de disputar a Liga dos Campeões.
Felipe também defendeu a Seleção Brasileira em duas partidas, em 2016, mas não ganhou nada. Dessa maneira, veja todos os títulos da carreira do zagueiro:
Corinthians
- Libertadores – 2012
- Mundial de Clubes – 2012
- Campeonato Paulista – 2013
- Recopa Sul-Americana – 2013
- Brasileirão – 2015
Porto
- Campeonato Português – 2017/18
- Supercopa de Portugal – 2019
Atlético de Madrid
- Campeonato Espanhol – 2020/21