O Campeonato Europeu de Futebol, comumente conhecido como UEFA Euro, é simplesmente uma das maiores competições europeias de futebol, uma espécie de copa do mundo das seleções europeias, a 17ª edição do campeonato será sediada pela Alemanha. Um dos destaques deste ano é o elenco da República Tcheca.
Com data marcada para 14 de junho, o torneio reunirá 24 seleções europeias que disputarão na Alemanha. Além disso, já tem a sua final marcada para o dia 14 de julho, no Estádio Olímpico de Berlim.
Quer descobrir qual o elenco República Tcheca e conhecer um pouco sobre o processo de convocação do campeonato? Então siga a leitura deste conteúdo até o final e confira os tópicos a seguir!
Como funciona a convocação para a Euro da Chéquia
A convocação para a Euro, ou Campeonato Europeu de Futebol, é um momento crucial no mundo do futebol. Desse modo, as seleções nacionais dos países europeus escolhem os jogadores que representarão suas nações no torneio.
Assim, a Euro é uma das competições mais prestigiadas do futebol mundial, realizada a cada quatro anos, e reúne as melhores seleções da Europa em uma intensa disputa pelo título continental.
A convocação para a Euro é feita pelo técnico da seleção nacional, que geralmente anuncia uma lista de jogadores convocados algumas semanas antes do início do torneio. Essa lista contém um número limitado de jogadores. Dessa forma, geralmente entre 23 e 26 atletas, dependendo das regras estabelecidas pela UEFA, entidade responsável pela organização do torneio.
Os critérios para a convocação incluem o desempenho dos jogadores em seus clubes. Portanto, são consideradas sua forma física, habilidades técnicas, tática e adaptabilidade ao estilo de jogo da seleção.
Expectativas em alta
A convocação para a Euro é aguardada com grande expectativa pelos jogadores, torcedores e mídia. Por isso, muitas vezes gera debates e discussões sobre as escolhas feitas pelo técnico. Alguns jogadores podem ser surpreendentemente deixados de fora da lista, enquanto outros podem receber sua primeira convocação para representar sua seleção nacional em um grande torneio.
Uma vez convocados, os atletas se juntam à seleção nacional para um período de treinamento e preparação antes do início da Euro. Durante esse tempo, o técnico trabalha para integrar os jogadores e montar a equipe titular, realizando treinos táticos e estratégicos para melhorar o entrosamento e a coesão da equipe.
Em suma, a convocação para a Euro é um momento de grande importância no futebol europeu. Portanto, os melhores jogadores do continente têm a oportunidade de representar suas nações em uma competição de alto nível.
A seleção dos jogadores é baseada em critérios rigorosos e é acompanhada de perto pela mídia e pelos torcedores. Assim, eles aguardam ansiosamente para ver quais estrelas do futebol estarão presentes no torneio.
Grupos selecionados
A última campeã, Itália, está localizada no grupo B, em busca do seu terceiro título. Assim, sendo a vencedora, novamente se igualaria às recordistas Alemanha e Espanha. Confira os seis grupos que se enfrentarão para chegar às oitavas de finais.
- Grupo A: Alemanha, Hungria, Escócia e Suíça
- Grupo B: Albânia, Croácia, Itália e Espanha
- Grupo C: Dinamarca, Inglaterra, Sérvia e Eslovênia
- Grupo D: Áustria, França, Holanda e Polônia
- Grupo E: Bélgica, Romênia, Eslováquia e Ucrânia
- Grupo F: Turquia, República Tcheca, Portugal e Geórgia
Como funciona as classificações do torneio para o elenco da República Tcheca?
O torneio funcionará da seguinte forma: a primeira fase da Euro será no sistema de grupos com seis chaves de quatro times cada. Dessa forma, ao final de três rodadas, os dois primeiros colocados de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados, estarão classificados para a fase do popular mata-mata.
Dessa forma, a fase eliminatória começa pelas quartas de finais com o chaveamento previamente definido.
Convocados da seleção e elenco da República Tcheca
Nas notícias dos times selecionados, o elenco da República Tcheca possui um ilustre e jogador David Jurásek, um lateral-esquerdo emprestado pelo Benfica. Assim, é um dos 26 futebolistas escolhidos pela seleção que enfrentará Portugal na primeira disputa pela Eurocopa.
Confira os convocados pelo técnico Ivan Hašek para disputar o torneio defendendo a seleção tcheca:
Lista dos 26 convocados
- Goleiros: Vítězslav Jaroš (Sturm Graz), Matěj Kovář (Leverkusen) Jindřich Staněk (Slavia Praha)
- Defesas: Vladimír Coufal (West Ham), David Douděra (Slavia Praha), Robin Hranáč (Viktoria Plzeň), David Jurásek (Hoffenheim), Ladislav Krejčí (Sparta Praha), Martin Vitík (Sparta Praha), Tomáš Vlček (Slavia Praha), David Zima (Slavia Praha)
- Médios: Antonín Barák (Fiorentina), Lukáš Červ (Viktoria Plzeň), Tomáš Holeš (Slavia Praha), Matěj Jurásek (Slavia Praha), Ondřej Lingr (Feyenoord), Lukáš Provod (Slavia Praha), Petr Ševčík (Slavia Praha), Tomáš Souček (West Ham), Pavel Šulc (Viktoria Plzeň)
- Avançados: Václav Černý (Wolfsburg), Tomáš Chorý (Viktoria Plzeň), Mojmír Chytil (Slavia Praha), Adam Hložek (Leverkusen), Jan Kuchta (Sparta Praha), Patrik Schick (Leverkusen)
A seleção do elenco da República Tcheca está todo vapor e com uma convocação de peso, a qual promete um desempenho bem acima do esperado.
Estádios que sediarão os jogos
Durante todo o torneio, haverá um total de 50 jogos que serão disputados em dez estádios distribuídos em toda a Alemanha. Confira as cidades anfitriãs e os respectivos estádios:
- Berlim: Olympiastadion
- Colônia: Stadion Köln
- Dortmund: BVB Stadion Dortmund
- Düsseldorf: Düsseldorf Arena
- Frankfurt: Frankfurt Arena
- Gelsenkirchen: Arena AufSchalke
- Hamburgo: Wolksparkstadion Hamburg
- Leipzig: Estádio Leipzig
- Munique: Munich Football Arena
- Estugarda: Stuttgart Arena