Bom no ataque, mas tem postura defensiva. Atua na zaga, mas também já foi lateral esquerdo, volante e até lateral direito. É ídolo no Brasil, mas também faz sucesso no futebol europeu. Assim é Éder Militão: polivalente. Capricorniano, de janeiro de 1998, o jogador de apenas 26 anos já coleciona títulos. Aliás, as estatísticas de Éder Militão são impressionantes, apesar de ter atuado em “apenas” três times em sua carreira — isso sem contar a seleção brasileira.
O paulista Éder Gabriel Militão, natural da cidade de Sertãozinho, tinha apenas 11 anos quando começou no futebol, nas categorias de base do São Paulo. E por lá ele ficou, subindo degrau por degrau e chamando cada vez mais atenção a cada categoria que ingressava no clube. Tanto que, em 2015, foi convocado para disputar o Mundial Sub-17. Infelizmente o Brasil caiu nas quartas de final.
No ano seguinte, entretanto, Militão começou a chamar atenção dos grandes do futebol brasileiro ao fazer parte do time que levou o São Paulo a ganhar a Copa do Brasil Sub-20. Não à toa que, em 2017, o zagueiro estreou no time principal do Tricolor Paulista, promovido por Rogério Ceni, técnico na época. No entanto, ele não passou muito tempo mais com a camisa do São Paulo.
Em 2018, Éder Militão foi jogar em terras ultramarinas, defendendo o FC Porto, em Portugal. Mas o jovem queria mais, e logo fez os olhos dos dirigentes de um dos maiores clubes da Europa brilharem. Assim, em 2019, Militão deixou Portugal rumo à Espanha, onde começou a atuar pelo Real Madrid — time no qual joga ainda hoje.
Os números de Militão pelo São Paulo e pela Seleção Brasileira
Contabilizando somente sua atuação no elenco principal do tricolor paulista, Éder Militão participou de 57 partidas, ou seja, somados os períodos em que esteve em campo, foram 4.797 minutos de jogo. Nessa época, ele marcou quatro gols enquanto alternava entre zagueiro e volante. Suas estatísticas do tempo que passou nas categorias de base do São Paulo, por outro lado, registram outros 90 jogos entre os anos de 2011 e 2017, com 18 gols marcados.
Mas Éder Militão também brilhou na equipe principal da Seleção Brasileira. Ele atuou em três jogos na Copa América de 2021, além de participar de outros quatro jogos com a camisa verde e amarela na Copa do Mundo FIFA de 2022, no Catar. Além disso, ele atuou em diversos amistosos e jogos eliminatórios. Ao todo, Éder Militão realizou 30 jogos pelo Brasil.
As estatísticas de Éder Militão no futebol europeu
O período em que Militão jogou pelo FC Portugal foi bem curto, de uma temporada apenas. No entanto, foi o suficiente para ele deixar sua marca no clube lusitano. Foram cinco gols marcados nas 47 vezes em que ele entrou em campo com a camisa do clube português.
Mas falar da atuação do zagueiro no velho continente é, sem dúvidas, destacar sua atuação no Real Madrid — atual campeão da Champions. Ainda hoje Militão defende os merengues. Já são mais de 150 partidas pelo clube espanhol, 12 mil minutos em campo e mais de dez gols marcados. Outra coisa que chama atenção é o salário de Éder Militão no Real Madrid. Estima-se que o brasileiro ganhe, mensalmente, cerca de R$ 6,5 milhões.
Os títulos de Éder Militão
- Copa América 18/19 – Brasil
- Champions League 23/24 e 21/22 – Real Madrid
- Campeão do Mundo FIFA-Klub 2023 – Real Madrid
- Campeão da Espanha nas temporadas 23/24, 21/22 e 19/20 – Real Madrid CF
- Uefa-Supercup 22/23 – Real Madrid
- Copa América 20/21 – Brasil
- Taça de Espanha 22/23 – Real Madrid
- Supertaça de Espanha em 23/24, 21/22 e 19/20 – Real Madrid