Em reta final de construção, o novo estádio do Real Madrid promete ser um dos mais modernos do mundo. Apelidado por Florentino Pérez como “Novo Santiago Bernabéu”, o clube merengue já investiu mais de 1 bilhão de euros em reformas e novas melhorias tecnológicas.
A decisão da diretoria em remodelar o histórico de mais de 75 anos das arquibancadas espanholas é vista por muitos como ousada. A história da construção tem como objetivo promover mudanças vanguardistas na elite do futebol.
Além disso, o processo mostrou que os Blancos também passam por problemas, já que o plano inicial era terminar o projeto em 2022. Entretanto, por conta de ocorrências inesperadas no mundo e na política europeia, foi preciso mais tempo e dinheiro para realizar todas as etapas.
Quer saber mais sobre o estádio do Real Madrid, a mística por trás dos merengues e as principais mudanças realizadas nas arquibancadas do maior clube do mundo? Acompanhe a leitura para mais informações.
A história do estádio do Real Madrid: veja a linha histórica
Inicialmente com o nome de Chamartín, o estádio do Real Madrid foi a primeira arena dos merengues. Inaugurado em 1924, o local teve em sua estreia uma partida amistosa entre o time propriétario da casa e o Newcastle United. Nela, o clube espanhol venceu por 3 a 2.
Com espaço para 15 e 25 mil torcedores na época, ele estava estruturado em uma comunidade autônoma espanhola entre a Avenida de Concha Espina, Paseo de la Castellana, Calle de Rafael Salgado e Calle del Padre Damián. Em 1946, a arena foi demolida para a construção do conhecido Santiago Bernabéu.
O novo espaço, que se tornou o estádio do Real Madrid, foi inaugurado em 1947, com a partida de estreia contra o Belenenses de Portugal. Ainda sem seu nome popular, o espaço foi ampliado para conter 75 mil torcedores e se tornar uma marca mundial do esporte. Para melhor noção, ele foi uma das sedes da Copa do Mundo FIFA de 1982, inclusive sediando a final entre Itália e Alemanha.
A Assembleia Geral de Sócios Compromissários deu o nome atual em 1955, após uma grande reunião. Assim, eles homenagearam o ex-presidente do clube e principal artífice da construção da arena, o dirigente Santiago Bernabéu.
O novo Santiago Bernabéu: conheça o estádio do Real Madrid
Passando por grandes reformas desde 2019, o estádio do Real Madrid compete com o do Tottenham em qual é o mais moderno na Europa. Com atrasos no projeto por conta da pandemia de Covid-19 e também pela Guerra na Ucrânia, o novo Santiago Bernabéu finalmente está nas suas etapas finais.
Com jogos realizados no local desde 2021, a diretoria aproveita os momentos de férias e turnês para acertar os detalhes finais da obra. Enquanto os merengues levantaram a taça na supercopa espanhola na Arábia, o alto escalão buscava acelerar o processo para a abertura na primavera de 2024.
O clube do Real Madrid já gastou 1.170 bilhões de euros no novo estádio e o financiará o projeto em até 30 anos. Vale destacar que Florentino Pérez conseguiu a extensão da aprovação do Conselho de Administração dos galácticos para realizar um terceiro empréstimo de € 370 milhões de investimento em melhorias:
- Aumento das arquibancadas para a capacidade de 84 mil torcedores;
- Instalação de um teto retrátil;
- Uso de tecnologia de ponta para suportar diversos eventos.
Além disso, providenciaram a instalação de um placar de vídeo de 11 metros e compraram quatro novos telões para as extremidades do Bernabéu.
O museu do Real Madrid também passará por mudanças, buscando sua expansão para torná-lo mais atrativo para o público e incentivar o turismo na área. Outro detalhe de destaque é a nova sala de controle de eventos, visando aumentar as receitas de publicidade e de patrocínio dos Blancos.
A mística por trás do Santiago Bernabéu
Com 76 anos de história, diversas histórias de pura mágica compõem o estádio do Real Madrid. Com a repercussão da frase de Juanito, ídolo merengue, que disse: “90 minutos no Santiago Bernabéu é muito tempo”, muito se fala sobre a mística por trás do local.
Tendo viradas inacreditáveis nos últimos anos, principalmente na Champions League, muitos times temem jogar na capital espanhola pela pressão existente da torcida e o sangue-frio dos jogadores. O fato é que é impossível tirar os olhos dos gramados ao assistir uma partida de futebol no estádio do Real Madrid, pois tudo é possível no local.
Jogos marcantes do estádio do Real Madrid
Entre as principais partidas do estádio do Real Madrid, vale destacar que o espaço já foi o local de quatro finais de Champions League, confrontos de Copa do Mundo e também de Eurocopa. Fora isso, a arena também recebeu a final da Libertadores de 2018, sendo a única realizada fora do continente americano. Veja os placares do duelo:
- 2009-10: Bayern de Munique 0–2 Inter de Milão
- 1979-80: Nottingham Forest 1–0 Hamburg
- 1968-69: Milan 4–1 Ajax
- 1956-57: Real Madrid 2–0 Fiorentina
- 2018: River Plate 3 – 1 Boca Juniors
- 1982: Alemanha Ocidental 0–0 Inglaterra
- 1982: Alemanha Ocidental 2–1 Espanha
- 1982: Espanha 0–0 Inglaterra
- 1982: Itália 3–1 Alemanha Ocidental
É importante ressaltar que os merengues já levantaram a taça da Uefa em casa, que aconteceu na segunda edição do campeonato e consagrou o segundo dos 5 títulos dos Blancos em sua hegemonia inicial do torneio.
Além das decisões, recentemente o estádio do Real Madrid recebeu a virada histórica dos Blancos contra o Bayern de Munique, vencendo por 2 a 1. Os gols foram marcados nos últimos dois minutos da partida, provando a mística do espaço.