No Brasil, além dos times locais, muito se fala no futebol europeu, mas também há clubes conhecidos nos Estados Unidos. E aqui mesmo na América Latina, existem equipes argentinas, uruguaias, chilenas e até venezuelanas bem conhecidas. No entanto, há um time peruano estreante na Sul-Americana que pouca gente conhece. Você já ouviu falar no Deportivo Garcilaso?
Diretamente das alturas de Cusco, a 3.400 metros acima do nível do mar, surgiu o Club Deportivo Inca Garcilaso de la Vega. O ano era 1957 quando um grupo de professores de uma escola que levava o mesmo nome da equipe se uniu com alunos e ex-alunos para criar uma equipe de futebol. Pouco depois, o time passou a se chamar somente Deportivo Garcilaso.
Hoje, o Vendaval Celeste — como é chamado pelos torcedores — é um dos maiores clubes da cidade que já foi capital do Império Inca. Ao lado do Cienciano, protagoniza o principal clássico de Cusco.
Jogando na primeira divisão do futebol do Peru, o Garcilaso terminou a temporada no 15º lugar da tabela de classificação da Liga 1 Apertura — a primeira parte do Campeonato Peruano. Mas uma de suas principais conquistas recentes foi, em 2023, ter conseguido o acesso para a CONMEBOL Copa Sul-Americana.
Infelizmente, o time cusqueño ficou em terceiro lugar no grupo G, perdendo para o Cuiabá e o Lanús, que seguiram na competição. No entanto, o Garcilaso surpreendeu em sua última atuação no torneio ao abrir o placar contra o Auriverde da Baixada — que conseguiu apenas empatar em 1 a 1 com o clube peruano.
Estatísticas do Deportivo Garcilaso
Somando os jogos da Copa Sul-Americana e das primeiras rodadas da primeira parte da Liga Peruana, o Garcilaso entrou em campo 24 vezes até agora. Destas, o time venceu quatro e empatou nove, mas acabou perdendo em 11 ocasiões. Com 27 gols feitos na temporada até agora e 35 sofridos, o clube tem um saldo de gols de -8 por enquanto.
A equipe de Cusco também tem se mostrado bastante agressiva em seus jogos. Somente na liga peruana, o Deportivo Garcilaso registrou 43 cartões amarelos, que renderam duas expulsões devido a um segundo amarelo. Além disso, oito jogadores foram expulsos de campo até o momento por receberem cartões vermelhos.
Mas vamos falar de coisa boa: o maior artilheiro da história do time foi o atacante uruguaio Santiago Giordana. O jogador atuou no Garcilaso por apenas uma temporada, em 2023, porém foi o suficiente para marcar 22 gols nas 32 vezes em que entrou em campo pelo Vendaval Celeste. É dele também a maior média de gols por partida, com o registro de 0,69. Já na atual temporada, o maior marcador é Adrián Ugarriza, que balançou a rede adversária sete vezes.
Elenco do Garcilaso
Com uma equipe predominantemente jovem, o elenco do Deportivo Garcilaso conta com os seguintes jogadores:
- Goleiros: Diego Penny, Miguel Vargas, josé Vargas e Mallki Marmanillo.
- Defensores: Éric Perleche, Erick Canales, Aldair Salazar, Juan Diego Lojas, Cristão Ramos, Alexi Ramos, Anthony Gordillo, Luis Caída, Carlos Beltran, Gustavo Ramos, Samir Villacorta e Joaquim Molina.
- Meio-campistas: Miguel Cornejo, Éric Gonzales, Diego Ramírez, Andrea Chicaiza, Faric Ventura, Jean Valer e Carlo Diez.
- Atacantes: Jorge Bazán, Faspar Gentil, Paul Erustes, José Cuero, Adriano Ugarriza, Luis Urruti, Paulo Rodriguez, Renny Simisterra e Couro Maurício.
Após o fim do Apertura 2024, o técnico Guillermo Duró assumiu o comando da equipe de Cusco. Ele chega com a difícil missão de melhorar o desempenho do time no Liga 1 Torneo Clausura, que começa em outubro deste ano.
Importantes conquistas do Vendaval Celeste
Muito embora o Garcilaso não tenha conquistado nenhum título oficial, ele tem boas histórias e lembranças para sua torcida contar. Uma das favoritas é o fato de o time ter sido campeão da última edição da Copa Peru, que ocorreu em 2022. O torneio era um dos principais campeonatos da elite do futebol peruano.
Outra grande conquista foi a participação na Copa Sul-Americana, agora em 2024.